Na arquitetura de interiores, um dos fatores fundamentais para o projeto é o estilo de decoração. Afinal, é essa escolha que determina desde as cores das paredes, linguagem do mobiliário, estilo dos objetos decorativos e, em muitos casos, a definição se haverá o rebaixamento do teto a execução do forro de gesso.
Buscar referências de projetos já executados é o primeiro passo para descobrir o estilo decorativo que mais lhe agrada. Assim como na moda, o estilo escolhido diz muito sobre sua personalidade e gostos pessoais. Porém, antes de eleger o caminho do projeto de decoração, é preciso avaliar as características e o perfil de cada um deles, pois diferentemente do vestuário, o projeto de interiores perdura por muito mais tempo.
Enquanto o estilo rústico preserva as formas e veios de elementos naturais, como a madeira, a decoração minimalista traz uma composição pautada nas linhas retas, com itens que transmitem leveza e funcionalidade. Os profissionais Ieda e Carina Korman, do Korman Arquitetos; Cristiane Schiavoni, do Cristiane Schiavoni Arquitetura; Henrique Freneda, do Freneda Interiores; Karina Korn, do Karina Korn Arquitetura; Bruno Moraes, do Bruno Moraes Arquitetura; e Paula Dantas e Danielle Dantas, do Dantas & Passos Arquitetura, explicam mais sobre as principais características de 10 estilos de decoração que seguem com as tendências preferidas na arquitetura de interiores.