5 formas para você descobrir o seu estilo de decoração Compartilhar:
Quando o assunto é estilo de decoração, as opções são inúmeras: clássico, moderno, minimalista, rústico, contemporâneo, escandinavo, retrô… E por aí vai! Com tantas possibilidades, escolher um caminho para seguir na hora de decorar um ambiente pode se tornar uma tarefa bastante difícil.
Para não correr riscos, a dica mais valiosa é definir exatamente aquilo que te agrada, independentemente do que está em alta. Essa é a melhor forma de garantir que, ao chegar em casa, você se sentirá sempre bem. Afinal, promover sentimentos positivos e gerar sensação de conforto são apenas alguns dos benefícios que a decoração pode proporcionar.
Além de dedicar um tempo para refletir sobre os seus gostos pessoais, existem ainda outras dicas que podem te ajudar a definir o seu estilo de decoração e facilitar na hora de escolher os artigos, móveis, cor da parede e tudo mais que envolve o interior de um cômodo. A seguir, apresentamos algumas delas para você:
Pesquise sobre os diferentes estilos de decoração
A melhor forma de descobrir qual é o seu estilo é fazendo uma boa pesquisa para conhecer as diversas opções que existem – ou, pelo menos, algumas delas. Só nessa primeira etapa, você já conseguirá detectar alguns com os quais você se identifica e aqueles que não têm nada a ver com as suas preferências.
Por meio dessa pesquisa, você também já conseguirá ter algumas ideias para o visual que deseja montar na sala da sua casa, no quarto, escritório ou qualquer outro ambiente que for decorar.
Crie uma lista com as suas preferências pessoais
Quanto mais claras forem as suas preferências pessoais, mais fácil será identificar o seu estilo decorativo. Uma forma de fazer isso é criando listas com tudo aquilo que você gosta. Vale anotar suas cores preferidas e os materiais que mais chamam a sua atenção (madeira, metal, cerâmica, vidro).
Reflita também se você é mais extravagante ou discreto, se prefere móveis com linhas retas ou com curvas. Ao concluir essa lista, muito mais do que saber exatamente do que você gosta, você também conseguirá identificar o que não gosta e o que não desejaria ver na sua casa.
Procure referências
Existem diversos sites, revistas e páginas nas redes sociais especializados em arquitetura e decoração de interiores. Consumir esses conteúdos pode ser uma ótima forma de definir o seu estilo decorativo e também de descobrir o que você gosta e não gosta em um cômodo.
Outra alternativa interessante é criar pastas e salvar as imagens com as quais você mais se identifica. Além de facilitar nesse processo de autoconhecimento, elas vão servir de inspiração na hora de realmente começar a decorar os ambientes.
Reflita sobre o seu estilo de vida
Para que o visual dos cômodos não vire uma frustração, é muito importante que ele seja condizente com o seu estilo de vida. Lembre-se que esse é um projeto para um longo prazo, ou seja, muito provavelmente você vai passar alguns anos dividindo o espaço com a nova decoração, por isso é importante que ela seja bonita, mas também funcional.
Se você não tem tempo ou simplesmente não gosta de limpar a casa, investir em muitos acessórios talvez não seja a melhor opção para o seu lar. Já se você não lembra de cuidar das plantas, evite inseri-las na sua decoração ou, então, opte pelos modelos permanentes, que não exigem cuidados, nem tomam tempo do seu dia. Esses são detalhes que fazem toda a diferença!
Leve em consideração aquilo que você já tem
Caso esteja somente redecorando o espaço, provavelmente alguns móveis e objetos decorativos vão ser mantidos e é importante que você leve todos eles em consideração. Isso porque, os novos artigos precisarão combinar com os antigos.
Aliás, esse também pode ser um ótimo ponto de partida para você definir o seu estilo de decoração: analisar com atenção tudo aquilo que você optar por manter no cômodo depois que ele for repaginado. Afinal, se você tomou essa decisão é porque se identifica com esses artigos e eles podem dar muitas pistas sobre seus gostos pessoais.
Uma dica extra para definir o seu estilo é visitar uma loja especializada em decoração, como a Dcor&Gift. Aqui, você encontra uma grande variedade de artigos para se inspirar e começar a decorar a sua casa ou escritório hoje mesmo!
Dicas para uma decoração de estilo natural. Inspiração ecológica
O Estilo Natural na decoração, mistura de estilos e principalmente traz referências da natureza.
Aqui, os ambientes convidam ao relaxamento, buscando equilíbrio visual e espiritual através do contato com elementos naturais e da harmonia de cores e formas.
Muitas vezes o equilíbrio é atingido pela simetria na disposição de móveis e outros elementos, dando uma sensação visual agradável.
Há alguns anos, essa tendência está muito presente no design de interiores.
Confira algumas dicas para implementar esse estilo em sua casa.
Algumas das chaves estão na escolha do acabamento dos móveis, na escolha de tecidos naturais, na colocação de plantas ou no aumento da luz natural.
Se você deseja projetar sua casa com critérios ecológicos, precisará levar em consideração o uso de materiais ecológicos, o uso de materiais orgânicos e conceitos como reutilização.
Dicas para uma decoração de estilo natural, aconchegante e brilhante.
1-Mobiliário em tons de madeira.
Os tons que mais o ajudarão ao recriar o estilo natural são os que lembram as cores da madeira e da natureza: nogueira ou carvalho em estado puro ou complementados pelo branco são ideais. Móveis simples e aconchegantes, pedras, fibras, madeiras e tecidos naturais e ecologicamente corretos, cores neutras e pouca variação de tons caracterizam esses ambientes.
>> Saiba mais: Reforma da casa sem quebrar nada: 4 ideias pra renovar seu lar.
2-As cores do mar e da terra.
Dentro do estilo natural, podemos evocar as cores do mar ou da terra usando tons frios ou quentes. Adoramos a gama de cores bronzeadas, são ideais para combinar! É falsa a idéia de que eles são adequados apenas para ambientes rústicos, bem combinados, você pode usá-los em espaços muito dinâmicos e modernos. Se você deseja dar um toque étnico a esse estilo, pode introduzir acessórios como tapetes de fibra vegetal ou algum pedaço de madeira ou bambu.
>> Saiba mais: Sofá da sala: 7 propostas de modelos de acordo com seu estilo.
3- Não sobrecarregue o espaço.
O ambiente com uma decoração de estilo natural é caracterizado por espaços funcionais que não são sobrecarregados com elementos supérfluos. Procura criar ambientes espaçosos, oxigenados e luminosos. Não devemos esquecer que é um estilo moderno e, portanto, você terá que medir quais são os acessórios mais adequados sem recarregar.
>> Saiba mais: As melhores plantas para se ter no quarto.
4-Vantagem da luz natural.
Recomendamos que você use cortinas de luz ou diretamente, para não colocá-las e deixe as janelas limpas para que a luz entre livremente. Não coloque móveis ou obstáculos que impeçam a entrada de luz. Os espelhos são bons aliados nesse estilo. Um espelho grande que ocupa quase uma parede inteira é uma ótima maneira de aprimorar a luz natural. Também recomendamos o uso de marcenaria branca, portas de correr e pisos leves.
>> Saiba mais: Conheça o Japandi: o novo estilo decorativo que está dando o que falar!
5-Decida-se por têxteis orgânicos.
Escolha materiais como lã, algodão, linho ou juta para cortinas, tapetes, estofados, paids ou almofadas.
Têxteis e acessórios irão ajudá-lo a criar a atmosfera acolhedora que procura.
Na indústria têxtil pode também introduzir elementos da natureza, como flores, folhas, etc.
A decoração com estampas de natureza está em alta, pois elas deixam qualquer ambiente mais alegre e divertido.
O estilo alegre e refrescante pode ser visto em telas, quadros, almofadas, sousplat e muitas outras opções.
Podem ser usadas em todos os cômodos do seu lar, elas renovam o ambiente proporcionando o bem-estar. Inspire-se.
>> Saiba mais: 10 dicas: plantas na decoração, sem mistério algum
6-Coloque plantas e flores.
As flores frescas dão vida à sua casa. Suas formas, cores, aromas e esse espírito um tanto efêmero transmitem emoções muito especiais e irrepetíveis em nossa decoração.
Apenas adicionando um buquê de flores a uma mesa, tudo muda e ganha vida. Os recipientes para colocar as flores podem ser dos mais variados.
Vasos de vidro alongados, regadores, tubos de ensaio, copos, cubetas de metal... aqui temos uma margem bastante ampla para a imaginação.
Para que as flores durem mais, troque a água todos os dias. Você pode introduzir uma aspirina ou colocar um conservante em pó para flores (vendido em viveiros e em floriculturas).
>> Saiba mais: Como escolher o seu primeiro sofá.
Pra finalizar.
Você sabia que decorar com galhos se tornou uma das idéias mais modernas da decoração? galhos em vasos, nas paredes, como cabides, retratos, galhos para fazer móveis para bebês e adultos...
O que você achou dessas dicas para obter uma decoração natural? Vamos decorar juntas(os)?
Decoração moderna: 60 ideias de ambientes diversos com estilo moderno
Funcionalidade, praticidade e simplicidade aliadas ao charme, sofisticação e beleza das peças e móveis presentes no ambiente. Essas são as principais características que definem a decoração moderna.
Esse estilo único de decoração tem origem no mesmo conceito modernista que surgiu na primeira metade do século XX. Os modernistas revolucionaram as artes e a arquitetura ao sugerirem uma estética baseada na máxima conhecida como “menos é mais”, ditando, inclusive, as tendências do estilo minimalista e contemporâneo que viriam a surgir logo depois.
Dentro do conceito modernista, a decoração precisa ser útil e não apenas bonita, além de representar a personalidade e o estilo de vida dos moradores. Se você, assim como muita gente por aí, também já se rendeu aos encantos da decoração moderna, mas ainda tem dúvidas em como decorar nesse estilo, continue acompanhando o post. Vamos te passar todas as dicas e informações para você montar a decoração moderna perfeita para sua casa. Confira:
Características da decoração moderna
Neutralidade
A neutralidade e sobriedade são fundamentais na decoração de estilo moderno. Por isso, a paleta de cores deve ser muito bem pensada. Mas calma isso é mais simples do que parece. Para começar, o branco. Essa é a cor mais utilizada no estilo moderno e deve ser usada na base da decor, para contrastar opte pelos tons de cinza ou preto, mas em menor quantidade. Os tons terrosos, como marrom e bege, também podem ser utilizados.
As cores mais vibrantes e marcantes devem ser usadas em peças menores, como almofadas, relógios e vasos, por exemplo. Os tons pastéis são uma boa pedida para trazer cor sem interferir demais na neutralidade do ambiente, mas você pode ousar um pouco mais utilizando, especialmente, as cores primárias azul, vermelho e amarelo.
Resumindo: Tons neutros na base mesclados com cores primárias ou pastéis. Muito simples até aqui não é?
Móveis e peças com função
Todos os móveis e objetos da decoração precisam ter um motivo para estar no espaço. Nada de entulhar o ambiente com cadeiras, mesas e outras peças que não serão utilizadas. Na verdade, o conceito aqui é “quanto menos, melhor”.
Outra dica é apostar nos móveis multifunção como os sofás cama e as mesas retráteis, por exemplo. As luminárias de chão também são uma aposta certeira no estilo moderno, já que elas decoram com muita funcionalidade.
Objetos pessoais como quadros, porta retratos e outros bibelôs devem ser usados com muito cuidado para não sobrecarregar visualmente o espaço. Na dúvida, uma peça ou outra.
Ambientes integrados
Os ambientes integrados são a marca da arquitetura moderna e na decoração devem seguir o mesmo padrão visual. A grande maioria é composta por cozinha, sala de estar e sala de jantar, mas há ainda outros cômodos que podem ser integrados, como varanda e home office.
Linhas e formas
Na decoração moderna, as linhas retas se destacam. Portanto, sempre dê preferência para móveis e peças decorativas que sigam esse padrão. Caso deseje mesclar o estilo moderno com o contemporâneo – sim, são estilos diferentes – é possível utilizar algumas peças com um design mais arrojado que tenha linhas curvas ou outro tipo de forma geométrica.
Materiais
Vidro e inox são os materiais preferidos para decoração moderna. Outros materiais como a madeira, por exemplo, geralmente são usados acompanhados de ao menos um dos dois. Acrílico e couro também entram na lista dos materiais frequentemente utilizados nesse tipo de decoração.
Já para os tecidos, prefira aqueles mais sóbrios e elegantes como o linho, por exemplo.
De modo geral, a decoração moderna não guarda muito segredos. O mais importante é saber equilibrar o uso de objetos e ter sempre em mente que a funcionalidade das peças se sobressai ao seu valor estético.
60 ideias de projetos com decoração moderna
Se mesmo assim bater a dúvida siga o lema do “menos é mais”. E, antes de encerrar o assunto, queremos te convidar para conferir uma galeria de imagens inspiradoras de decoração moderna. Observe cada uma com atenção e veja o que você pode usar aí na sua casa:
Imagem 1 – Quartinho de bebê com decoração moderna: branco e azul marinho formam a base da decor; o tom claro da madeira completa a proposta.
Imagem 2 – Opção para um banheiro com decoração moderna: concreto aparente no teto, cimento queimado na bancada e pastilhas em tons terrosos na área do box.
Imagem 3 – Nesse quarto de casal, a decoração moderna fica por conta dos tons cinzas e pela presença discreta e sóbria da madeira.
Imagem 4 – Mix de materiais deixou essa decoração moderna mais despojada e irreverente.
Imagem 5 – Preto e vidro dão o tom dessa decoração moderna; o pequeno canteiro de cactos traz um pouco de natureza para o ambiente.
Imagem 6 – O destaque dessa varanda de estilo moderno é o tapete em zigue zague; as plantas ajudam a criar um ambiente mais acolhedor.
Imagem 7 – Banheiro sofisticado, mas sem exageros; o tom azulado do revestimento confere cor ao ambiente de modo bem equilibrado.
Imagem 8 – Clássico preto e branco é uma ótima opção para quem fica na dúvida de qual cor usar; a dica é optar por metais e acessórios com design mais contemporâneo.
Imagem 9 – Quarto infantil com decoração moderna: é possível entrar no universo lúdico e criativo das crianças sem sair do estilo moderno.
Imagem 10 – Para a cozinha moderna, armários pretos, piso de madeira até próximo da bancada e um leve toque de cor com as cadeiras verdes.
Imagem 11 – Quem disse que espelho redondo não se aplica à decoração moderna? Repare que as peças se harmonizam entre si e seguem a mesma proposta.
Imagem 12 – Atrás da cama, o closet foi fechado por uma cortina de tecido branco; o restante do quarto segue em tons neutros e sóbrios.
Imagem 13 – Sofá branco de linha reta foi realçado pelo verde do jardim vertical; seguindo a proposta moderna, a mesa branca com cadeiras de madeira e detalhe em couro.
Imagem 14 – Se você tem vontade de investir em uma persiana, aproveite a decoração moderna para fazer isso.
Imagem 15 – Combinação certa entre cores e materiais forma esse banheiro de estilo moderno: cinza do cimento queimado, rosa pastel do vaso e detalhes em preto para fechar a decor.
Imagem 16 – Essa varanda moderna explora as possibilidades de um jardim vertical de maneira diferente.
Imagem 17 – Ambientes integrados, mas sutilmente delimitados pela porta de vidro.
Imagem 18 – Nessa decoração moderna, além do tradicional branco, preto e cinza entra também o vermelho queimado do painel.
Imagem 19 – Para ter um armário de cozinha de estilo moderno, ao invés de puxadores aparentes, prefira os embutidos no móvel.
Imagem 20 – Para uma decoração moderna e bem jovial, aposte em um adesivo de parede ou painel descontraído.
Imagem 21 – E não deixe a área de serviço de fora: um simples adesivo basta para mudar a cara do ambiente com decoração moderna.
Imagem 22 – Hall de entrada moderno e minimalista com decoração moderna.
Imagem 23 – Nada como um toque a mais de preto para sofisticar e enobrecer um ambiente com decoração moderna.
Imagem 24 – Varanda integrada à sala de estar é uma característica marcante dos projetos modernos, se tiver a possibilidade de fazer o mesmo na sua casa, não perca tempo.
Imagem 25 – Uma maneira criativa e original de marcar os espaços na decoração moderna.
Imagem 26 – Quarto infantil com decoração moderna e montessoriana apostou em tons suaves para decoração.
Imagem 27 – Decoração moderna: nesse cozinha cinza, os armários embutidos quase nem aparecem; destaque para o suporte de taças no teto.
Imagem 28 – Decoração moderna: nessa sala ficou apenas o necessário.
Imagem 29 – Design moderno e arrojado do balcão marca o espaço que divide a cozinha da sala de estar; repare no uso dosado e harmônico da cor vermelha no ambiente.
Imagem 30 – Luminárias se destacam nessa decoração moderna, tanto na funcionalidade, quanto no valor estético.
Imagem 31 – O tom suave de rosa traz leveza para essa sala com decoração moderna e minimalista.
Imagem 32 – Gosta de cinza? Então aproveite para usá-lo em todas suas variações na decoração moderna.
Imagem 33 – Sala de jantar com decoração moderna com influência do estilo contemporâneo nas cores e nas formas.
Imagem 34 – Decoração moderna: e que tal um pouco de mármore para deixar o ambiente mais clássico e refinado?
Imagem 35 – Cozinha moderna com uma pitada de descontração e jovialidade.
Imagem 36 – Lembra da dica de usar cor nos detalhes da decoração moderna? Nessa sala, o tom de rosa das almofadas chama toda atenção para si.
Imagem 37 – Para não ter dúvidas do que é uma decoração moderna se inspire nessa imagem; ela contem todos os elementos que caracterizam esse estilo.
Imagem 38 – Tapete em zigue zague traz ideia de movimento para esse quarto infantil de estilo moderno.
Imagem 39 – Decoração moderna: ardósia preta é muito mais barata que mármore ou granito e não perde nada em classe e elegância.
Imagem 40 – Parede de tijolinhos branca com quadros de inspiração botânica: duas tendências de decoração moderna para o ambiente.
Imagem 41 – Um jeito diferente de fixar a parede que combina muito bem com a decoração moderna.
Imagem 42 – Decoração moderna: um toque verde para quebrar a monotonia de cores desse ambiente integrado.
Imagem 43 – Para fugir um pouco da decoração moderna tradicional: esse quarto apostou no tom de roxo para se diferenciar.
Imagem 44 – Decoração moderna: padrão de cores e formas acompanham toda a decoração dos ambientes integrados.
Imagem 45 – Home office moderno conta com um painel de madeira e as cores preta e amarela para criar contraste.
Imagem 46 – Decoração moderna simples, funcional e estética: tudo que um ambiente precisa para ser chamado de moderno.
Imagem 47 – Decoração moderna: nada mais clean do que um ambiente branco com espelho.
Imagem 48 – Nessa sala, o design moderno das luminárias pendentes se destaca.
Imagem 49 – As cores nessa decoração moderna foram inseridas dentro do nicho.
Imagem 50 – O painel dessa sala traz cor e realça a característica da decoração moderna.
Imagem 51 – Decoração moderna: os livros na estante não sobrecarregam o ambiente graças a organização impecável que eles receberam.
Imagem 52 – Decoração moderna: luminárias em formas geométricas.
Imagem 53 – Letreiro de LED também se encaixa na proposta de decoração moderna; destaque para o banheiro separado do quarto pela parede de vidro.
Imagem 54 – Nessa cozinha, o destaque fica por conta do mix entre a marcenaria clássica e a deccoração moderna.
Imagem 55 – Muitos nichos, mas vazios: faz parte da decoração moderna esses espaços “em branco”.
Imagem 56 – Decoração moderna: para contrastar o branco do ambiente, a parede de lousa.
Imagem 57 – Efeitos visuais também são bem vindos na decoração moderna: nesse quarto, os nichos sobre a cama parecem estar caindo um sobre o outro.
Imagem 58 – Decoração moderna: um pouco de cor aqui, outro pouco ali e a decoração vai criando forma.
Imagem 59 – Preto e branco para decoração moderna de quarto de criança? Aqui, a proposta foi exatamente essa.
Imagem 60 – Decoração moderna, rústica e descolada: a mistura de estilos deixou o ambiente mais aconchegante e personalizado.