5 passos para descobrir qual é o seu estilo de decoração

4 minutos para ler

Nós da ARTEX adoramos decoração e estamos sempre em busca dos melhores produtos e tendências para o seu lar. E sabemos também que se você está pesquisando sobre décor, provavelmente já se perdeu entre referências e se questionou sobre como descobrir qual é o seu estilo de decoração.

Por isso, criamos um guia com 5 passos para você encontrar a estética que tem mais a ver com você! Esperamos que essas dicas te ajudem e te mostrem que não é preciso ter medo de arriscar e cometer “erros”. Isso tudo faz parte da jornada!

1 – Dê uma olhada nas suas roupas

O estilo das suas roupas preferidas pode dar algumas dicas interessantes sobre o que você gosta. Veja quais cores, texturas e tecidos são mais frequentes no seu guarda-roupas. Pense, sobretudo, em suas roupas preferidas. O que faz com que elas se destaquem dentre as outras?

Você, geralmente, opta por peças mais neutras e atemporais? Ou prefere modelos que chamem a atenção e se destaquem bastante? Você usa muitos acessórios? A sua relação com a moda tem muito a ver com seu estilo e pode ser um guia interessante. Não existem respostas erradas, pense no que deixa você mais confortável e feliz!

2 – Inspire-se nas pessoas que você admira

Atores, músicos, influenciadores, amigos e familiares podem ser boas referências para quem está querendo descobrir seu estilo próprio de decoração. Sabe quando você vê uma foto no Instagram e pensa “queria morar ali!”? Esse é um bom indício de que aquele estilo tem a ver com você.

Analise as pessoas que você admira e busque entender quais pontos de suas casas te chamam a atenção. Podem ser as artes nas paredes, a escolha de cores, os materiais que são mais comuns na casa. Por outro lado, pense também nas coisas que não te agradam nessas casas, no que você não gostaria de ter no seu lar.

3 – Explore vários estilos de decoração

É bem importante conhecer quais são os estilos mais famosos para realizar suas buscas e encontrar o que combina melhor com você. Claro que não é preciso se fechar em uma caixa e se limitar a um deles, mas conhecer suas opções faz parte do processo.

Moderno: não usa muitos acessórios decorativos e busca funcionalidade.

Boho: une estilos hippie, country e vintage com tons e materiais naturais.

Rústico: abraça as imperfeições dos materiais e nos remete a uma atmosfera de fazenda.

Escandinavo: mistura o moderno com o tradicional em madeiras e tecidos naturais com tons neutros, criando ambientes mais mais aconchegantes e convidativos.

Clássico: explora mármores, madeiras e materiais de alta qualidade com riqueza de detalhes, como móveis talhados, estofados sofisticados e pontos em dourado e bronze.

Industrial: nasceu em galpões de fábricas que foram transformados em moradias. São espaços amplos que incorporam elementos de fábrica, como canos aparentes e estruturas de ferro.

Esses são apenas alguns dos mais populares, mas existe uma infinidade deles. A partir do momento em que você tem referências do que mais gosta e consegue encaixar esses gostos dentro de estilos, fica fácil pesquisar por inspirações e adaptar para a sua vida.

4 – Crie um moodboard

Bom, agora que você já fez essas pesquisas, vamos ao Pinterest! Busque por termos relacionados aos materiais e estilos que você observou e salve as fotos que mais gostar em uma pasta. Salve tudo, desde ambientes completos até itens decorativos.

Com esta pasta bem recheada de inspirações, novamente busque entender quais elementos são mais atrativos para você. Quais temas se repetem nessas imagens? Quais deles têm relação com o seu guarda-roupa e com as inspirações que você buscou nas pessoas que admira? Com essas informações, você já consegue ter uma perspectiva da sua estética.

5 – Não tenha medo de arriscar!

É bom ter referências de estilos que combinam com você, isso facilita a busca por peças e também ajuda a criar um visual coeso para o seu lar. No entanto, isso não significa que você precisa se fechar em um deles e não experimentar cores e texturas novas.

Por meio da experimentação, você vai aprender muito sobre o que te agrada na decoração e poderá personalizar cada cômodo do jeito que quiser! E sempre que precisar, nós estamos aqui para ajudar nessa missão. Confira conteúdos sobre decoração, organização e dicas para o lar no nosso blog.

Decoração de interiores: descubra os 8 estilos perfeitos para a sua casa!

São muitos os estilos de decoração de interiores que acompanham a própria história do design desde sempre. Refletem atitudes e personalidades diferentes e têm a capacidade de transformar a sua casa. Conheça os 8 estilos que marcam as grandes tendências hoje e escolha o que mais se adapta a si!

Falar de estilos e de tendências de decoração de interiores não quer dizer que a todo o momento tem de mudar a decoração da sua casa. Muito pelo contrário! Significa encontrar o design, conforto e espaço que mais de adequa à sua personalidade, estilo de vida e à sua casa.

Se está a pensar em transformar a decoração da sua casa, realizar obras mais ou menos profundas ou simplesmente transformar algumas áreas da sua casa mas que possam imprimir uma nova identidade a toda a casa, então este artigo é para si.

Escolher o melhor estilo de decoração para a sua casa não é só uma questão de gosto. Se definir uma estratégia e uma linha global para todas as áreas, não só estará a garantir uma decoração mais consistente, como também a facilitar a seleção de objetivos e a reduzir o valor de investimento, pois saberá exatamente o que comprar e não se deixará levar por experiências que no final saem sempre mais caras.

É por isso que é tão importante conhecer bem qual o seu estilo pessoal de decoração e qual o estilo de decoração de interiores que mais de adapta a si. Mas sobretudo, é determinante perceber se esse estilo de adapta ao tipo de casa, dimensões e estilo de vida.

Por exemplo, um Casual Chic ou Industrial Chic é sobretudo ajustado para todos os que têm personalidades fortes, que gostam de celebrar o tempo e guardar memórias. Fazem sentido na decoração de interiores de espaços antigos reabilitados e poderão não ser a melhor opção para uma família com muitas crianças, pois tem muita diversidade de elementos.

Conheça os estilos que selecionámos e reflita sobre os que fazem mais sentido para si, para o seu estilo de vida e para o seu tipo de casa.

8 estilos de decoração de interiores que o não vão deixa inferente, quer pelo seu design, quer pela sua história. A escolher o estilo perfeito está também a valoriza a sua casa e dar ainda mais conforto para a sua vida. Vamos descobrir?

#1 estilo clássico

A verdade é que o estilo de decoração clássico nunca chegou a sair de moda, combinando o bom gosto com a diversidade de padrões e texturas e charme. Exige áreas generosas ou, para casas mais pequenas, a seleção das peças deverá também considerar a escala de cada divisão para que toda a decoração possa “respirar”.

O estilo clássico na decoração de interiores carateriza-se pela inclusão da elegância requintada e riqueza de detalhes. Diversidade de madeiras de carvalho, cerejeira e faia e materiais como porcelanas e cristais, bronzes e tecidos bordados, sedas e veludos, fazem parte dos requisitos. Distingue-se por espaços amplos, com pé-direito alto, tetos e paredes trabalhadas e ornamentadas.

A própria arquitetura da casa deverá ter linhas elegantes de forma a acomodar harmoniosamente os móveis de estilo clássico, quase sempre altos, sumptuosos e elegantes.

A cor também um elemento muito importante na decoração clássica, marcada por cores sóbrias e sólidas como o castanho, azul-escuro, preto, vermelho e verde. Para suavizar o ambiente escuro podem usar-se dourados, beges, cremes, bronzes e brancos em quantidade equilibrada.

Cortinas, candeeiros, tapetes, almofadas, molduras de espelhos, quadros, puxadores e outros objetos decorativos precisam de ser escolhidos em harmonia de cor e estilo.

#2 estilo moderno

O estilo de decoração e design de interiores moderno nasceu no início do séc. XX e veio trazer uma lufada de simplicidade e funcionalidade às casas dessa época. Valoriza materiais novos de linhas marcadas e fortes e mobiliário do tipo minimalista. Ao contrário do estilo clássico, o estilo moderno abdica da decoração excessiva e foca-se na funcionalidade. O princípio “O design segue a função” é aliás um princípio moderno.

As peças de mobiliário são lineares, de linhas retas, sem formas trabalhadas, valorizando antes a apresentação natural das madeiras e dos materiais.

Mais do quantidade, foca antes a qualidade dos elementos integrados na decoração. A iluminação é fundamental e a luz natural e a artificial são prioritárias, fazendo-se uso de janelas, claraboias e candeeiros que assumem protagonismo dentro de casa.

Os brancos, os cinzentos, os azuis e os padrões geométricos são as cores chave neste estilo de decoração.

#3 o estilo contemporâneo

O estilo de decoração de interiores contemporâneo surgiu nas décadas de 60 e 70 e apesar de ter muitas semelhanças com o estilo moderno é menos rígido, sem medo de integrar outros estilos, nomeadamente peças étnicas.

Este estilo decorativo aposta nas cores contrastadas, valoriza as linhas suaves mas com apontamentos de arte apesar de manter um aspeto despojado, que o distancia do clássico. Tal como no estilo moderno os móveis são na sua generalidade muito práticos e funcionais.

A luz é também muito valorizada e procura-se sempre potenciar a luz natural da cada casa, bem como realçar a luz artificial e os seus efeitos na decoração.

No estilo contemporâneo predominam as cores castanhas, cinzentas, azuis, amarelos, laranjas, vermelhos, pretos e brancos.

#4 estilo casual chic

O estilo casual chic é perfeito para reabilitações, em que os traços e caraterísticas das casas mais antigas são evidenciados – tetos, paredes, portas, pavimentos -, mas ao mesmo tempo inclui pormenores dos estilo Moderno ou Contemporâneo.

A principal mensagem deste estilo é para que se desfrute da vida e do conforto de casa de forma tranquila e feliz. As cores são neutras – dos cinzentos aos beijes, dos brancos cortados aos azuis-claros -, as almofadas são numerosas, os sofás confortáveis e espaçosos, os tecidos são suaves ao tato e à vista.

Existe preferência pelos móveis de madeira, em tons claros. As cortinas são leves e em tecidos floridos ou muito padronizados. Por todo o lado se cria a ilusão de estar num cenário aonde tudo foi feito à mão.

O mais importante neste estilo é que a personalidade do dono da casa transpareça em cada objeto.

#5 estilo RÚSTICO

A decoração no estilo rústico tem como objetivo a criação de ambientes que permitam uma fuga ao stress do dia-a-dia, procurando trazer um pouco do campo às nossas casas. Proporciona um ambiente acolhedor e muito aconchegante, misturando o antigo com o moderno. O segredo está em misturar peças de decoração perfeitamente modernas com objetos de aspeto rústico que vão contribuir para o toque campestre dentro de casa e ganha por isso uma grande relevância.

Muito mais do que os objetos, o estilo rústico valoriza os acabamentos, com pedras e vigas expostas, madeiras toscas com toques de imperfeição, conjugação de diferentes tipos de madeiras, distintas texturas e tons variados no mesmo espaço. O estilo dos objetos e dos móveis é em muito realçado pela exposição das suas aparentes imperfeições.

O acabamento em velatura nas madeiras, em que é aplicada cor mas sempre com o realce da textura da madeira nasce do estilo rústico.

As cores ideais para este tipo de decoração são os pastéis, tons suaves de terra, e todos os tons claros como alfazema e dourado centeio. Os objetos decorativos têm uma primazia acentuada devendo-se conferir especial atenção a cestos, quadros, cerâmicas, molduras, candeeiros e bancos.

#6 estilo MINIMALISTA

No estilo de decoração e design de interiores minimalista, só tem lugar aquilo que é indispensável com impactos não na anulação da decoração e objetos decorativos, mas sim na seleção daquele candeeiro, jarra ou almofada com complementa tudo o resto e só por si confere personalidade a todo o espaço.

A decoração é cuidada, funcional, focada na boa organização de todos os elementos, que dita que cada objeto deva ser eficazmente guardado quando não está a ser necessário.

Na decoração minimalista aproveitam-se de forma inteligente todos os recursos de luz natural e artificial que a casa ofereça, optando-se por manter o ambiente claro e bem iluminado. Nas cores há a primazia do branco, preto e cinzento, bem como de algumas outras cores de tons neutros.

A própria arquitetura da casa deve ser orientada de forma a potenciar a luz natural como forma de engrandecer o cenário. Os móveis são em linhas retas, tons neutros e com o mínimo de acessórios possíveis. Persianas no mesmo tom das paredes, tapetes que combinem harmoniosamente com o tom das paredes são outros apontamentos muito usuais na decoração minimalista.

#7 estilo NÓRDICO

O estilo de decoração e design de interiores nórdico nasce nos anos 50 na Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca, tendo sido criado por arquitetos que marcaram todo o panorama internacional da época como Alvar Aalto. Talvez uma das suas maiores expressões atuais seja a marca IKEA.

O mobiliário e toda a decoração é clara, conciliando o estilo moderno com o casual chic, rústico com o contemporâneo, mas sempre em total harmonia com tons claros, pastel, brancos e azuis. As madeiras, na versão lacada ou natural, prevalecem. O conforto e a luz são as marcas deste estilo de decoração. Os móveis são em linhas retas, mas sempre suavizadas, em tons neutros. As molduras, quadros, estantes e tecidos com padrões geométricos ou étnicos complementam toda a decoração, afastando-se assim do estilo minimalista.

#8 estilo INDUSTRIAL CHIC

O estilo Industrial Chic nasceu nos anos 50 e 70 em Nova Iorque como resposta à necessidade de trazer diversidade às casas de pequenas dimensões, com a incorporação de um estilo depurado mas com forte presença da estrutura arquitetura, por um lado, e pela conversão de armazéns em espaços de habitação.

Quer numa situação, quer noutra, a assinatura do estilo Industrial Chic é o grande open space, com a abolição das paredes e deixando somente os elementos estruturais. A cozinha aberta para a sala, o total open space ao longo de toda a casa em que muitas vezes o único compartimento é a casa de banho é um legado deste estilo.

O estilo industrial caracteriza-se por tudo aquilo que nos lembre de fábricas, armazéns e outras instalações industriais. Neste estilo é frequente verem-se paredes com a tubagem de fora, canos exteriores e instalações elétricas à superfície. Paredes por pintar, tijolos de aparentes, traves e vigas expostas são muito comuns na decoração industrial.

As estantes são assumidas como paredes divisórias e funcionam simultaneamente como móveis de armazenamento. Os cinzentos, os pretos, os grafites, os brancos e alguns apontamentos de cor potenciados por um sofá ou por um quadro ou graffiti de grandes dimensões marcam o espaço. A luz, natural e artificial, esta última sempre indireta, complementa todo o espaço.

Agora que já conhece a história atrás de cada um destes 8 estilos que selecionámos para si, é altura de escolher com qual se mais identifica e começar a pensar em como transformar a sua casa.

Mas lembre-se sempre que é fundamental contar com a ajuda de um profissional. E pode encontrar os melhores decoradores de interiores no Mundo Ageas.

5 estilos de decoração para uma casa de campo

Na hora de selecionar estilos de decoração para uma casa no campo, é normal buscar inspiração em revistas, blogs e redes sociais. E são diversas as opções para compor ambientes aconchegantes e aproveitar momentos com a família e com os amigos.

Mesmo com tantas referências, na hora de tomar a decisão, muitas dúvidas podem surgir, não é mesmo? Afinal, cada tendência apresenta diferentes propostas e peculiaridades.

No post de hoje, apresentaremos os estilos de decoração para uma casa no campo, de forma que você possa transformá-la em um refúgio que combine com a sua rotina e personalidade. Confira.

Estilo rústico: para quem quer sensação de aconchego na casa no campo

O estilo rústico é aquele que faz você viajar pelo tempo: os móveis gastos e o uso marcante da madeira são associados às antigas casas de campo. Os principais traços são os acabamentos visíveis e o ar aconchegante que estimula as rodas de conversa e um café quentinho.

Os vasos de planta e os tapetes felpudos marcam presença, assim como quadros de paisagens, espelhos antigos e almofadas artesanais. Esse estilo aposta no uso da madeira, tanto nos móveis, quanto no piso.

Para deixar o ambiente ainda mais aconchegante, escolha cortinas finas e objetos que traduzam a simplicidade do campo.

Minimalista: um dos estilos de decoração para uma casa no campo clean

Neste estilo, prevalece o lema “menos é mais”. O objetivo é ter amplos espaços para circulação e mobília funcional e em número reduzido.

O minimalismo é perfeito para quem quer ter uma casa no campo sempre organizada, e a mobília é clean, normalmente em vidro, madeira e inox. As cores neutras prevalecem e todos os elementos de decoração são harmoniosos e combinam entre si.

O ambiente fica livre de poluição visual e os vasos de flores dão o ar necessário para deixar a casa no campo sempre com vida.

Estilo escandinavo: a elegância do norte da Europa na sua casa no campo

Muito provavelmente, você já passou horas em blogs e até mesmo no Pinterest babando nesse estilo de decoração. Essa temática é extremamente relaxante e está super em alta.

O estilo é uma vertente do minimalista, pois também aposta na otimização dos ambientes e dos móveis. No entanto, as cores claras, os quadros e as luminárias contrastam com as texturas suaves, que deixam o espaço muito acolhedor, e as peças artesanais, que dão um ar personalizado aos ambientes.

Esse estilo é o ponto de equilíbrio entre a simplicidade e o aconchego: tudo muito elegante!

Estilo clean: o equilíbrio entre o moderno e a simplicidade

Esse é um dos estilos de decoração para uma casa no campo em alta, e aposta nos pequenos detalhes: alguns objetos coloridos espalhados que deixam o ambiente com um ar mais jovem e moderno. Esse toque pode ficar por conta de almofadas e vasos de planta, por exemplo.

A decoração é bastante simples e funcional, e os tapetes são, normalmente, claros e servem, também, para delimitar os ambientes.

O estilo aposta na iluminação natural, em objetos de vidro e móveis claros que contrastam com os detalhes coloridos.

Estilo industrial: o charme dos lofts norte-americanos na sua casa no campo

O estilo industrial é uma referência aos galpões americanos que funcionavam como fábricas nas décadas de 1950 a 1970.

A decoração é composta por objetos de cores vibrantes, que contrastam com os ambientes sóbrios. Almofadas, quadros e luminárias suavizam as paredes de tijolos aparentes e os revestimentos de concreto. Esse é um dos estilos de decoração para uma casa no campo mais recomendados para quem quer ousar e apostar em criatividade e modernidade.

Uma casa no campo é um refúgio, uma opção para entrar em contato com a natureza e fugir da rotina e da correria das grandes cidades. Por isso, a decoração é importante para manter o ambiente com o ar acolhedor que o campo pede!

Considere esses fatores na hora de escolher um dos estilos de decoração para uma casa campo, e, se ficou com alguma dúvida, não deixe de escrever pelos comentários. Até a próxima.

Leave a Comment