A hora de decorar um ambiente é sempre um momento de indecisão. O medo de errar na decoração toma conta de muitas pessoas. Mas, a solução para esse problema pode estar na tecnologia, ou melhor, na tela do seu celular.
Atualmente, existem diversos aplicativos e sites que oferecem uma decoração virtual para “prever” o resultado final, como por exemplo, a sua parede pintada de uma determinada cor, ou ainda qual tonalidade é a melhor escolha de acordo com as cores que já compõem aquele cômodo.
As opções são muitas e, por isso, o Shopping Minascasa selecionou algumas dicas de aplicativos e opções online para te ajudarem na decoração do seu lar. Confira:
Coral Visualizar
O Coral Visualizar usa a realidade aumentada para mostrar como ficaria a parede de um ambiente em tempo real. O Visualizar consiste em mirar a câmera do celular para uma parede e ver como ela ficaria pintada de outras cores.
Esse aplicativo consegue identificar a diferença entre parede, móveis e demais objetos para colorir apenas a área da parede. Depois de escolher o local, ele seleciona automaticamente a parede e a preenche conforme o aparelho é movimentado, mostrando diferentes partes do ambiente.
MagicPlan
Esse aplicativo permite registrar imagens em realidade aumentada dos detalhes arquitetônicos do imóvel, como medidas e espaço, gerando uma planta virtual. Não é preciso desenhar nada, nem usar uma trena convencional para descobrir a distância entre uma parede e outra. Também não será necessário arrastar os móveis do lugar.
O funcionamento do MagicPlan é bastante simples: basta enquadrar os cantos de cada cômodo e registrá-lo com o programa. Ao final da marcação de todas as quinas do ambiente, o MagicPlan cria um modelo do local, que pode ser agregado aos de outras partes do imóvel, dando a perfeita noção das dependências e espaços da casa.
Pinterest – Shop the Look e PinCodes
O Pinterest é uma plataforma que ajuda o usuário a acumular referências e pesquisar tendências. O site em si já é uma ferramenta usada no auxílio da decoração. Mas, além disso, o Pinterest lançou o PinCodes e o Shop the Look, que dá mais uma opção para você usar na hora de decorar a sua casa. A câmera no aplicativo pode identificar e ler PinCodes, trazendo para o usuário do app uma seleção de conteúdos relacionados ao tema desejado.
Decorador Online Minascasa
Quer uma ajuda na hora de decorar ou está com dúvidas? O Minascasa pode te ajudar nessa missão, com o Decorador Online, clique aqui para acessar. Para isso, basta acessar o site, enviar a sua pergunta com foto do ambiente, que o Shopping enviará dicas para você solucionar seu problema e tirar suas dúvidas.
Gostou do blogpost? Então deixe seu comentário! O Minascasa foi o primeiro shopping temático de móveis, decoração e design em Belo Horizonte. Também é o primeiro no conceito street mall em Minas Gerais. Venha conhecer.
Ideias para você aliar decoração afetiva com tecnologia
As experiências que temos durante a vida e que formam as pessoas que somos hoje são carregadas de lembranças, sensações, objetos, cores e músicas. Na arquitetura, a decoração afetiva alia a afeição com o conforto da casa, e fica ainda melhor com a ajuda da tecnologia. Esse conceito é extremamente único porque envolve memórias e histórias de cada pessoa na criação do ambiente, proporcionando uma sensação de pertencimento.
Um lar com personalidade deve destacar as decorações e os objetos mais importantes para o dono, conciliar comodidade com segurança e incluir elementos que tornem o ambiente único, quase como uma extensão do morador. E para inspirar você, separamos ideias incríveis para você combinar decoração afetiva com tecnologia. Confira!
O que é decoração afetiva?
A decoração afetiva consiste na mistura da estética de funcionalidade e afeto na ambientação do lar. Sendo assim, cada elemento precisa ter uma função prática, ao mesmo tempo que garante uma conexão com os moradores da residência.
Além disso, é essencial equilibrar o ambiente, organizando-o de forma íntima e aconchegante — e não num aglomerado de objetos pessoais que não agregam ao espaço e ainda dificultam a rotina.
O conceito de decoração afetiva pode ser relacionado a algo concreto, mas também pode refletir lembranças sensoriais.
ornamentação de peças e objetos que passam de geração em geração;
objetos adquiridos em viagens e eventos marcantes;
presentes significativos ganhos ao longo da vida;
a aromatização que lembra alguém ou um período;
as cores e a iluminação de um lugar visitado anteriormente ou que, simplesmente, dizem muito sobre a personalidade do morador;
o som ambiente de uma playlist que marcou um momento.
Diante disso, a tecnologia pode se tornar uma grande aliada nesse tipo de decoração, pois ela tem o poder de melhorar a estética do ambiente, além de proporcionar praticidade e segurança ao lar. Veja algumas ideias a seguir.
Cores do ambiente + iluminação ideal
Além do estilo, nos móveis e decorações do ambiente, as cores têm o poder de deixar os cômodos mais acolhedores.
As cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, geralmente transmitem sensação de descontração, estimulando a comunicação e criatividade, o que é ideal para cozinha, salas de estar e jantar. Além disso, podem deixar o ambiente “menor” ou “maior” dependendo de como são aplicadas.
As cores frias e em tons pastéis, como branco, azul e verde despertam tranquilidade, frescor, harmonia e equilíbrio do ambiente, sendo uma excelente escolha para banheiros e quartos. Inclusive, elas são frequentes em decorações minimalistas.
No entanto, não é necessário escolher apenas algumas cores para os cômodos, se você pode ter uma cor na parede e ir brincando com a mudança da iluminação. Com lâmpadas inteligentes é possível destacar pontos da casa, trocar de cor e intensidade e programar cenários diferentes de iluminação, o que pode reforçar ou mudar completamente a mensagem de determinado espaço, deixando-o a sua cara.
Objetos de decoração + praticidade
Reaproveitar móveis antigos que pertenceram a um parente ou um objeto comprado em alguma viagem é totalmente compatível com o conceito de decoração afetiva. O que não significa que tudo deva ser retrô. Você pode aliar uma estética vintage com a modernidade da tecnologia, unindo a viabilidade e a praticidade ao ambiente.
Exemplo disso é o uso de dispositivos para casas inteligentes. Você pode programar a climatização do ambiente por meio do smartphone, usar smart box para aquela sessão de cinema em casa, ter conectores smart para programar o funcionamento de algum eletrodoméstico e assistente de voz para tocar músicas, atualizar sobre o trânsito e a previsão do tempo, facilitando assim, o seu dia a dia.
Sensação de pertencimento + segurança
O conceito de lar está ligado ao quão aconchegante o ambiente pode ser, e tudo que promove aquela sensação de pertencimento. A decoração afetiva tem o mesmo objetivo e está relacionada à proposta de compor o local com objetos que remetem a memórias e expressam conexão profunda com os moradores.
Sendo assim, a proteção da casa deve ser considerada. Afinal, em algum momento, os moradores precisarão sair e querem ter a certeza de que encontrarão tudo como deixaram. Para isso, a tecnologia será uma grande aliada na segurança do ambiente. Por exemplo, é possível contar com:
Câmeras de vigilância : monitore a sua residência à distância acessando as imagens em tempo real pelo celular;
: monitore a sua residência à distância acessando as imagens em tempo real pelo celular; Alarmes e sensores de presença : receba um alerta em caso de tentativa de invasão com sistemas de sensores de presença e alarmes integrados ao controle de acesso;
: receba um alerta em caso de tentativa de invasão com sistemas de sensores de presença e alarmes integrados ao controle de acesso; Fechaduras inteligentes : acesse a sua casa digitando senhas, aproximando tags ou por meio de leitura facial, dessa forma, o uso de chaves é dispensável;
: acesse a sua casa digitando senhas, aproximando tags ou por meio de leitura facial, dessa forma, o uso de chaves é dispensável; Videoporteiro : veja, converse e libere a entrada de pessoas na sua casa de onde você estiver;
: veja, converse e libere a entrada de pessoas na sua casa de onde você estiver; Lâmpadas inteligentes: crie a impressão de que alguém está na residência quando estiver fora acionando a iluminação pelo celular.
Que tal trazer um pouco mais de afeto, praticidade e comodidade para dentro do lar? Saiba mais sobre tecnologias para residências no Blog da Intelbras e acompanhe-nos nas redes sociais: Linkedin, Facebook, Instagram e Twitter.
Dicas para você utilizar a tecnologia na decoração:
O que ajuda a fazer do local onde moramos algo tão especial é a decoração. Isso porque com ela conseguimos estampar nossa personalidade e fazer do nosso tempo em casa um momento acolhedor.
Ao contrário do que você pode pensar, a tecnologia pode ajudar nisso, sabia? Juntar soluções tecnológicas com a arte de decorar é o que os especialistas estão chamando de Techorating e vem ganhando espaço por desmitificar um grande mito: que tecnologia pode deixar um ambiente menos acolhedor e bonito.
Quer a prova? Acompanha as dicas que separei para vocês:
1 – Abrace a tendência
A presença da tecnologia é uma tendência na escolha de imóveis, construindo um mercado movimentado de sistemas de automação (que nada mais são do que sistemas que permitem a programação de aparelhos da moradia através de smartphones e tablets!). A grande novidade é que com o Techorating esses sistemas não precisam ficar escondidos, sendo incorporados na decoração dando um toque de modernidade e beleza única ao local.
2 – Conforto com design
Muitos aparelhos que ajudam no conforto já são pensados com um design perfeito para qualquer decoração. O Google Assistente, por exemplo, permite que a gente controle aparelhos dentro de casa com dispositivos funcionando de maneira integrada. Já imaginou acender e apagar luzes, ligar a TV e escolher um conteúdo para assistir, ativar aparelhos eletrodomésticos, ou até fechar cortinas, só pelo seu comando de voz? O melhor é que o aparelho vem com um design moderno e atraente que não precisa ser escondido: fica bem em qualquer decoração. Outro exemplo de conforto e design são os porta-toalhas tecnológicos que além de bonitos dão aquela mão na hora de deixar sua toalha quentinha para quando você sair do banho.
3 – Luzes para decorar
Hoje em dia, o acesso a um sistema de automação de luzes é mais facilitado e pode ser controlado de maneira prática através de uma rede de internet sem fio. Já existem dispositivos capazes de controlar até dez lâmpadas de uma só vez: ideal para valorizar pontos da sua decoração de acordo com sua vontade e disposição dos móveis. E mais: além de ligar e desligar lâmpadas, podemos controlar a intensidade do brilho delas.
4 – Quadro ou televisão? Os dois!
Quando falamos de vida contemporânea falamos de otimização de tempo e espaço com beleza e bem-estar. A fórmula perfeita para morar bem, né? Nesse sentido, as smart tvs podem auxiliar sendo penduradas na parede e oferecendo uma qualidade de imagem que pode ser usada como um verdadeiro quadro gigante! Já imaginou fazer sua própria seleção de imagens de acordo com seu humor e deixar passando na televisão para embelezar o ambiente? Simples e com uma variedade infinita de escolhas.
5 – Quadros tecnológicos
Além disso, os quadros tecnológicos também chegaram com tudo: opções de quadros iluminados em LED e telas com touchscreen onde você pode interagir com a imagem também são opções para uma decoração personalizada e da sua cara. O propósito é usar a tecnologia a favor do lado humano, criando soluções afetivas para os moradores. Afinal, ela está aí pra deixar seu dia a dia mais confortável, bonito e que ilustre a sua personalidade.
#Techorating #imóveis #decoração
Fonte: Auxiliadora Predial