A decoração moderna é uma das mais desejadas na hora de construir ou reformar a casa. Isso porque, apesar de ter marcado o começo do século XX, é um estilo atemporal, o que faz as casas modernas nunca saírem de moda.
Esse tipo de decoração fica bem tanto em áreas internas, como cozinha, quarto e sala, quanto em áreas externas, como em fachadas de casas modernas ou em frentes de casas modernas. Aqui vamos apresentar um pouco mais sobre o estilo e mostrar mais de 50 exemplos para você se inspirar. Confira!
Características de casas modernas
Linhas retas, uso de materiais como vidro e aço inoxidável cromado, mobiliário geométrico… São várias as características comuns às casas modernas – e, ao contrário do que muitos pensam, o foco não está em nada futurista e é possível ter até casas de madeira que sejam modernas.
Funcionalidade minimalista
A base para o estilo moderno é o princípio “a forma segue a função”, ou seja, a funcionalidade vem em primeiro lugar. É daí que vem a decoração mais minimalista que vem à sua cabeça quando você pensa em casas modernas com móveis funcionais e revestimentos de parede e piso bonitos e de fácil manutenção.
A simplificação coloca a função à frente da ornamentação, mas isso não significa que os projetos de casas modernas deixam a estética de lado, muito pelo contrário. Ao invés de investir em vários objetos e móveis, o estilo moderno incentiva a escolha de peças singulares, que realmente dão personalidade aos ambientes. O papel de parede e piso de cimento queimado, por exemplo, são ótimas maneiras de se conseguir isso.
O minimalismo das casas modernas não é a ausência de objetos de decoração, mas o abandono do excesso. No lugar, o que vemos são itens como vasos, esculturas e quadros que por si só parecem verdadeiras obras de arte (e muitas vezes são).
Preto, branco e cinza
Essas três cores são muito presentes nas casas pequenas e modernas, assim como nas grandes também. Da mesma forma, cores neutras como marrom e bege são fáceis de achar nesses projetos.
Esses tons mais claros contribuem para o visual clean que o estilo moderno busca ter enquanto o preto e o cinza acrescentam uma certa ousadia e ar moderno.
Apesar dessas cores serem predominantes, você pode, sim, colocar algumas cores mais vibrantes nas casas modernas. Neste contexto, elas estarão, normalmente, em pontos focais e não como protagonistas, como por exemplo uma única poltrona na sala, um quadro grande no quarto ou mesmo um buffet diferenciado na sala de jantar.
Projeto de iluminação
As casas modernas costumam ter um projeto de iluminação bem definido, muitas vezes ligando o espaço interno e o externo para aproveitar a luz natural. Além disso, as luminárias, pendentes, lustres e afins são marca registrada desse tipo de decoração.
Aliás, muitas vezes esses produtos usados na iluminação das casas modernas são pensados como destaques nos ambientes.
Materiais e mobiliário
Como dissemos antes, alguns materiais, como vidro, aço inoxidável cromado, ferro, madeira e couro, são característicos das casas modernas. Eles vão aparecer nos mais diversos móveis e objetos decorativos.
O mobiliário costuma ter formatos geométricos e pés torneados ou em formato palito. As cores citadas anteriormente também costumam dominar os móveis das casas modernas.
Com todas essas informações vai ficar muito mais fácil fazer sua própria decoração É claro que você não precisa seguir exatamente o que dissemos, pode adaptar e dar sua cara ao projeto. E, para te inspirar ainda mais, fizemos uma galeria com imagens que selecionamos de casas modernas!
+44 imagens de casas modernas
Decoração moderna: Muito mais estilo para sua casa!
Simples, lustroso e elegante, o estilo moderno de decoração é difícil de definir, mas muito fácil de se gostar. Parente dos estilos minimalista e contemporâneo, o estilo modernista clássico já existe há mais de um século, porém continua inspirando decoradores e proprietários no mundo inteiro com seu design limpo e agradável.
O termo “moderno” é um dos mais mal empregados dentro do contexto de decoração. Trabalhamos com isso e muitas vezes encontramos clientes confusos, que querem deixar sua casa moderna, mas se quer possuem idéia do que isso realmente significa.
O estilo moderno (ou modernista) refere-se a uma tendência única na arte e na arquitetura que se desenvolveu na primeira metade do século XX. E, ao contrário do que muitos pensam, o estilo moderno não precisa ser composto apenas por objetos e móveis com design futurista. Algumas de suas principais características são a simplicidade e praticidade, oferecendo uma atmosfera clean aos ambientes.
Ficou curioso para saber mais sobre o estilo de decoração moderno? Continue com a gente e conheça as principais tendências do mundo da decoração moderna e como usar flores artificiais para personalizar o seu ambiente.
Estilo Moderno x Estilo Contemporâneo
Para entendermos melhor este estilo de decoração, é preciso diferenciá-lo do seu parente, o estilo contemporâneo.
O estilo moderno remonta à virada do século vinte, valorizando a mobília feita em materiais de origem natural, cores neutras ou terrosas e foco na funcionalidade, eliminando qualquer detalhe desnecessário. Já o contemporâneo usa materiais de última geração, como metais e vidros.
Outra diferença marcante entre os estilos é o uso das cores: no estilo contemporâneo você encontra uma variedade de cores, pois nela é permitido ousar, enquanto a decoração moderna zela por padrões monocromáticos.
Origem da Decoração Moderna
Como mencionamos, o estilo moderno de decoração surgiu no início do século XX como uma das vertentes do Modernismo, um movimento filosófico, intelectual e artístico que se espalhou dando origem a diversas linhas de pensamento e design que transformaram a civilização ocidental.
Do ponto de vista estético, o modernismo surgiu para se contrapor ao design carregado da era Iluminista (Art Nouveau, Neoclássico, Vitoriano, entre outros), tentando promover obras que fossem mais simples e funcionais, ao invés do rebuscamento exagerado dos estilos decorativos. Foi nesse contexto também que surgiu o minimalismo e o expressionismo abstrato, duas vertentes estéticas que influenciaram diretamente a decoração modernista.
Uma das principais bases desse estilo de decoração é “a forma deve seguir a função”. Em outras palavras, o design de toda a mobília e de todos os objetos decorativos deve refletir sua finalidade. Caso seja um item que não tenha um propósito prático, deve ser eliminado.
Características da Decoração Moderna
A forma segue a função
Para entender o design modernista, antes é preciso relembrar seu princípio fundamental dito anteriormente: a ideia de que “a forma segue a função”.
Na prática, isso significa evitar móveis e objetos decorativos que não possuam uma função definida, ou que tenham um formato incompatível com a função que deveriam desempenhar. Nada de curvas desnecessárias. Nada de elementos bonitos, porém pouco práticos. Um ambiente modernista pensa primeiro na funcionalidade, antes mesmo de sua forma.
Materiais naturais e modernos
O estilo moderno de decoração é também uma volta ao básico, por isso valoriza a utilização de materiais naturais, evitando componentes super elaborados.
As estrelas aqui são: o vidro, o couro, o cimento, as fibras naturais, as madeiras sem tratamento, os metais e, principalmente, as plantas e flores.
Flores na Decoração Moderna
E é aqui que entram as flores artificiais na decoração moderna. Com a tendência a seguir encaixando itens naturais na decoração, as plantas e flores artificiais são um grande trunfo para esse tipo de estilo.
Além de compor o ambiente deixando-o mais agradável e aconchegante, as plantas artificiais têm o objetivo de dar a cara do morador para sua casa, é a chance de inovar, acrescentar espécies, cores e até estilos que tenham muita relação com o morador.
Um exemplo de aplicação de plantas na decoração moderna é a aplicação do jardim vertical, uma união perfeita entre decoração moderna com plantas artificiais.
Linhas retas, poucas curvas
Contrário ao excesso de curvas e requintes da era anterior, o estilo moderno de decoração dá importância ao padrão estético das linhas retas horizontais e verticais, com armários, móveis e janelas retas.
As linhas aparentes e bem definidas ajudam a construir cenários de equilíbrio e harmonia, onde cada parte desempenha sua função sem causar confusão ou chamar atenção demais para si mesma.
O estilo contemporâneo, que é muitas vezes confundido com o modernista, dá mais ênfase às curvas e superfícies com textura.
Neutro com uma leveza de cor
A harmonia estética e a leveza do ambiente são de grande importância para a decoração moderna, por isso os tons neutros e naturais – preto, branco, cinza e marrom – são a base de qualquer ambiente.
Mas isso é só o começo: o moderno não se limita aos tons neutros, buscando dar alguma personalidade ao cenário com pontos de cor destacados. Os tons acentuados geralmente são cores básicas, como vermelho, amarelo e verde, que podem ser facilmente aplicadas em rosas, flores e plantas artificiais.
Chegou a hora de usar as flores artificiais certas em sua decoração moderna!
Já sabemos que as flores dão um ar mais sofisticado e aconchegante a qualquer ambiente, mas infelizmente elas não duram muito tempo, a não ser que você foque em arranjos artificiais.
Esses tipos de arranjo são itens duráveis, que não só trazem praticidade no dia a dia, mas também muita versatilidade ao ambiente. Assim como os arranjos naturais, existe uma grande variedade e infinidade de espécies, cores, tipos e tamanhos – e você pode observar claramente aqui em nosso site.
Descubra o Estilo Moderno de Decoração
O estilo moderno (ou modernista) refere-se a uma tendência única na arte e na arquitetura que se desenvolveu na primeira metade do século XX. E, ao contrário do que muitos pensam, o estilo moderno não precisa ser composto apenas por objetos e móveis com design futurista. Algumas de suas principais características são a simplicidade e praticidade, oferecendo uma atmosfera clean aos ambientes.
Criado como um contraponto para a pesada ornamentação típica do século XIX, o estilo moderno tem como lema a frase "a forma segue a função", pronunciada pelo famoso arquiteto norte-americano Louis Sullivan. No interior do estilo moderno, funcionalidade é um princípio primordial e praticamente não há espaço para acessórios decorativos em excesso. Veja as dicas do Westwing para decorar sua casa com muita personalidade e com tudo o que há de melhor no estilo moderno.
Compre agora com até 70% off:
Como Criar uma “Máquina de Morar”
Um dos mais renomados arquitetos e designers do estilo moderno, Le Corbusier, disse certa vez que “a casa é uma máquina de morar“. Nessa declaração, ele expressava seu fascínio modernista com a tecnologia e a busca pelo máximo de funcionalidade.
Seguindo algumas dicas, você pode facilmente criar a sua própria “máquina de morar” no estilo moderno:
Linhas retas, paralelas ou perpendiculares podem ser usadas como motivos decorativos, além de também servirem como base para a organização do espaço – posicionando os móveis ao longo de uma linha imaginária, você conseguirá criar uma impressão de ordem geométrica e harmonia do estilo moderno.
podem ser usadas como motivos decorativos, além de também servirem como base para a organização do espaço – posicionando os móveis ao longo de uma linha imaginária, você conseguirá criar uma impressão de ordem geométrica e harmonia do estilo moderno. O minimalismo moderno serve principalmente para se livrar da ornamentação e acessórios de decoração em excesso. Para um projeto modernista, encaixam-se muito bem armários e prateleiras embutidas na parede, o que lhe permitirá esconder bugigangas e miudezas desnecessárias de acordo com o novo visual da casa.
serve principalmente para se livrar da ornamentação e acessórios de decoração em excesso. Para um projeto modernista, encaixam-se muito bem armários e prateleiras embutidas na parede, o que lhe permitirá esconder bugigangas e miudezas desnecessárias de acordo com o novo visual da casa. O aço inoxidável cromado é o material preferido dos designers modernos. Mesas de jantar e mesas de centro com pernas de aço inoxidável, cadeiras, poltronas e sofás com estrutura e pés cromados são imediatamente associadas com o estilo moderno frugal de Bauhaus. Para finalizar a decoração, complete com móveis que utilizem como material em sua composição o vidro, madeira laqueada e couro.
é o material preferido dos designers modernos. Mesas de jantar e mesas de centro com pernas de aço inoxidável, cadeiras, poltronas e sofás com estrutura e pés cromados são imediatamente associadas com o estilo moderno frugal de Bauhaus. Para finalizar a decoração, complete com móveis que utilizem como material em sua composição o vidro, madeira laqueada e couro. As cores dominantes em um ambiente de estilo moderno são, principalmente,o preto e o branco, além de vários tons de cinza, marrom e bege. As cores devem ser escolhidas de acordo com seus usos pontuais em contraponto com as cores primárias – amarelo, vermelho ou azul.
em um ambiente de estilo moderno são, principalmente,o preto e o branco, além de vários tons de cinza, marrom e bege. As cores devem ser escolhidas de acordo com seus usos pontuais em contraponto com as cores primárias – amarelo, vermelho ou azul. O espaço desempenha um papel importante nos arranjos em estilo moderno. Uma sala de estar combinada com sala de jantar e cozinha é uma opção perfeita. Em grandes cômodos, no entanto, devemos sempre limitar a quantidade de móveis, de modo a deixar o máximo de espaço livre.
Estilo Moderno Entra na Contemporaneidade
Os arquitetos e designers que contribuíram para o estilo moderno, deixaram para trás muitos projetos memoráveis e que hoje são muito populares. Eles são minimalistas, práticos e ajustáveis não apenas para a decoração no estilo moderno, mas também se encaixam perfeitamente em combinações com o estilo escandinavo, industrial ou vintage.
A cadeira do casal Eames, chamada de EPC-Eames Plastic Chair, projetada na década de 1950, hoje é encontrada em muitas salas de jantar. Ela consiste de um assento de plástico com contornos e pés em madeira ou cromados. Com a capacidade de qualquer cadeira correspondente e disponível em diversas cores, a EPC pode ser facilmente adaptada para o estilo individual de cada tipo decoração. A poltrona “Grand Confort”, projetada por Le Corbusier em 1928, é uma peça atemporal – Steve Jobs apresentou ao mundo o icônico iPad sentado em uma cadeira feita e projetada pelo famoso precursor do modernismo. Esta poltrona é composta de uma estrutura externa de aço cromado e almofadas de couro confortáveis.
A luminária de piso “Arco” foi projetado em 1962 por Achille e Pier Giacomo Castiglionich. É uma impressionante combinação de simplicidade para pendurar lâmpadas– ela consiste em uma base de mármore, um arco longo cromado e lustre simples. Réplicas das lâmpadas originais e modelos inspirados nas mesmas desfrutam de grande popularidade até os dias atuais – as versões mais contemporâneas, no entanto, são geralmente desprovidas da base de mármore.~
“Detalhe não são detalhes. Eles fazem o produto”- as palavras do famoso designer modernista Charles Eames enfatizam o quanto os detalhes no design são importantes para o estilo moderno. Em um ambiente decorado em estilo moderno, nada pode parecer “desleixado”. Ele deve ser minimalista, com móveis simples que devem ter um acabamento perfeito e serem da mais alta qualidade, caso contrário, o ambiente não será funcional. Ao organizar um interior no estilo moderno, lembre-se que ele deve ser principalmente prático e todos os detalhes devem ser adaptados às necessidades individuais de quem vai ocupar e utilizar o espaço.
Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!
Gostou das dicas? Na WestwingNow você encontra os melhores produtos a pronta entrega para decorar a sua casa com muito estilo!
Falando nisso, aproveite as festas de fim de ano para repaginar o seu décor com elegância. Nós temos uma super curadoria de produtos e presentes belíssimos de Natal para deixar essa data ainda mais iluminada. Confira: