O estilo industrial surgiu como uma mudança de conceito de arquitetura residencial, mas agora inspira decorações de sala de jantar e mais.
Decoração industrial pode ficar bem na sala de jantar (e outros ambientes)?
Na primeira metade do século XX, muitas coisas aconteceram no mundo. Dentre elas, uma que marcou bastante a história do design e da arquitetura foi o surgimento do estilo industrial.
É que em um período de drásticas mudanças econômicas, a cidade de Nova York passou a lançar imóveis residenciais adaptados em estruturas de antigas fábricas.
Mas será que esse estilo de decoração fica bem em uma sala de jantar, por exemplo?
Sim. Veja porquê.
Como surgiu o estilo industrial?
Pode-se dizer que o surgimento do estilo industrial de design e de arquitetura aconteceu por volta dos anos trinta. Depois da crise de 1929, nos Estados Unidos, muitos empresários tiveram dificuldades ou simplesmente precisaram fechar os seus negócios.
No maior centro financeiro do país, a cidade de Nova York via a sua malha urbana se modificar. Vários galpões de fábricas e amplas salas comerciais estavam abandonados.
Na tentativa de não deixar o núcleo principal da cidade se deteriorar, o prefeito propôs mudar o perfil destes imóveis.
Muitos prédios passaram por grandes reformas, mas sem perder a característica principal de sua arquitetura, que era inicialmente de negócios. A ideia era criar residências de planta baixa diferenciada, em formato de estúdio ou de loft. Quem os adquirisse podia não só morar como trabalhar no local.
As características destas novas casas eram mesmo muito interessantes e servem até hoje de inspiração para a construção e reforma de vários imóveis. Estas, por sua vez, apresentavam ambientes bastante amplos e de áreas integradas. Seu pé-direito era alto. As aberturas de suas janelas pareciam maiores que o padrão. E elementos estruturais, como vigas, assim como hidráulicos e elétricos, como encanamentos, ficavam expostos.
Como é o estilo industrial, atualmente?
Com base no visual das antigas residências em estilo industrial criadas em Nova York, surgiram muitos projetos diferentes de arquitetura ao redor do mundo.
As propostas decorativas também foram afetadas com esta ideia. E tornava-se um desafio bastante prazeroso para os profissionais trabalhar com ambientes deste modo tão novo e particular.
Cômodos de estilo industrial costumam parecer bem claros e ventilados, mesmo quando pintados de preto, por conta de sua amplitude e das aberturas.
Muitas áreas de parede e de piso não são revestidas, deixando ao natural seus materiais de construção – como concreto e tijolo cerâmico. Outras áreas já são pintadas, mas somente em tons neutros – como branco e cinza –, deixando os toques de cor para os ornamentos.
É possível ver decorações industriais de todo tipo – mais simples, compostas por elementos reaproveitados, ou sofisticada, com peças de design de artistas renomados. Muitos móveis e acessórios parecem mesmo terem saídos de fábricas, misturando a madeira com o vidro e metal. Não há nenhum detalhe desnecessário – tendo função ou se justificando pela estética, ajudando a reafirmar o estilo no cenário.
Dicas de decoração industrial para sua sala
Decorações em estilo industrial são bastante atrativas ao olhar. Isto porque elas fogem daquele conceito tradicional de residência.
Uma sala nesta linha, por exemplo, não pode ser pensada como um cômodo individual, mas um espaço integrado a outras áreas sociais e de serviços. Aliás, este ponto da residência pode ser, talvez, o mais importante de sua arquitetura, servindo de partida para a decoração de toda a casa.
Se você deseja transformar o seu imóvel, adotando o conceito de decoração industrial para a sua casa, é fácil.
Primeiro, trabalhe com uma paleta de cores neutras para todos os ambientes que deseja decorar. Pense numa outra cor mais viva que possa ser utilizada em detalhes sutis para tornar a decoração mais atrativa e menos monótona – pode ser cores básicas mesmo, como amarelo ou vermelho.
Para peças mobiliárias maiores, como um conjunto de armários modulados ou um sofá, é melhor linhas retas e cores neutras também.
Como uma forma de aquecer os ambientes, você pode criar zonas com panos revestidos em madeira, como o tampo de uma mesa de jantar ou um painel para TV. E também utilizar peças em couro ou que lembram peles de animais, como tapetes e estofados.
Combina muito bem com decoração de sala em estilo industrial aquelas luminárias bem com cara de itens extraídos de fábricas, como os pendentes e os trilhos.
Soluções em aramados, plástico e acrílico – como é o caso das cadeiras Bertoia, Masters e Eames, utilizadas em projetos exemplos deste texto. E elementos com um design bem arrojado e surpreendente – como a poltrona Chifruda, de design brasileiro, vista em uma das imagens.
A decoração industrial pode dar um efeito bastante sofisticado e clean aos ambiente. Que tal experimentar?Essas dicas de decoração industrial foram criadas pela equipe Viva Decora.
Minimalismo: conheça os móveis perfeitos para este estilo de decoração
Não há dúvidas de que uma decoração clássica, com elementos cheios de ornamentos, possui um valor estético inigualável. Porém, muitas vezes ela não combina com o estilo de vida moderno.
Por isso mesmo é que muitas pessoas preferem a decoração da casa ou das suas salas decoradas mais clean. E este conceito é levado aos mínimos detalhes – desde a escolha de móveis, como criado-mudo, até revestimentos e outros detalhes dos interiores.
Foto: Revista Viva Decora
O que é decoração minimalista, afinal?
O termo ‘minimalista’ é empregado, hoje em dia, a vários setores da vida. Aliás, para muitas pessoas trata-se de uma filosofia. Contudo, é um pensamento que começou com os movimentos artísticos. Questionava-se a necessidade de se ter muito.
Então, foi proposta a criação de uma arquitetura e de um design mais limpo, sem detalhes desnecessários. Os modernistas até mesmo chegaram a dizer que a forma deveria seguir a função.
De fato, essa ideia de subtração foi levada, em alguns casos, ao extremo. Assim, várias decorações foram criadas com um aspecto clean, leve, claro, amplo, bem arejado, e com somente o básico.
Realmente é muito difícil não se sentir bem dentro de um ambiente minimalista. Até porque, mesmo simples, essas decorações não deixam de ser extremamente confortáveis. Veja pelos exemplos deste texto.
Foto: Revista Viva Decora
Foto: Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design
O charme dos ambientes minimalistas
Paradoxalmente, é possível dizer que a simplicidade minimalista chega a ser muitas vezes complexa. Na prática, não é fácil reduzir as coisas ao mínimo dentro de casa.
Mas os decoradores de interiores ensinam alguns truques para tornar uma decoração residencial mais minimalista. O primeiro deles é sempre seguir uma paleta de cores bastante limitada, preferencialmente composta de tons neutros.
Foto: INÁ Arquitetura
Ambientes minimalistas também costumam apresentar o mínimo de textura. Geralmente algo assim só aparece em pontos estratégicos das propostas. E sempre se faz uma tentativa de aproveitamento das próprias texturas naturais dos materiais – como madeira, lã e pedra. Mas a monotonia dos cenários é quebrada com poucos e sutis toques de cores vivas. Em outras situações, são usado elementos com brilho – como em metal cromado.
Foto: Revista Viva Decora e doob arquitetura
Jogo de luz e sombra é uma questão muito importante dentro dos projetos de arquitetura minimalistas. Busca-se criar ambientes com iluminação natural e artificial abundante.
Uma característica muito boa também destes cômodos é a facilidade de manutenção. A maior parte das superfícies é lisa, o que torna mais simples atividades de limpeza. E em cantinhos especiais também são colocados vasos de plantas verdes para a renovação do ar.
Foto: Revista Viva Decora
De forma curiosa, os ambientes minimalistas parecem um tanto quanto vazios. Mas, numa segunda olhada, percebemos que eles estão completos e que não há nada que falte para que tenhamos um total conforto.
Viver em casas com tais características pode nos trazer uma melhor saúde e bem-estar. Contudo, é uma questão de preferência. Há quem consiga criar decorações em outros estilo além do clean. Observe as imagens a seguir.
Foto: Revista Viva Decora
Os móveis em estilo minimalista: menos é mais!
Como dito anteriormente, uma casa minimalista não precisa ser necessariamente em estilo clean, high-tech ou futurista. Mas, por certo, seguindo este pensamento, muitos designs de produtos foram criados.
Assim, os móveis ditos minimalistas seguem um determinado padrão. Para começar, a maior parte deles apresenta linhas retas e cores neutras. E muitas vezes nem possuem puxadores, mas puxadores ocultos ou embutidos.
Foto: Revista Viva Decora
Tais móveis são projetados para serem compostos pelo mínimo de peças possível. Alguns deles apresentam partes feitas de vidro transparente, tornando a decoração, ao qual foram inseridos, mais neutra e sofisticada.
Quanto à sua sustentação, boa parte possui pés elevados. Atualmente, os pés palitos, próprios de uma geração retrô, estão em alta. E ainda é possível ver peças sobre uma base com rodízios de acrílico, fácil de movimentar.
Foto: Revista Viva Decora
A maioria dos móveis em estilo minimalista à venda hoje em dia nas lojas é de cor branca. Alguns até possuem detalhes em cores diferentes – preferencialmente frias, como o azul.
A mudança repentina na direção de seus planos também pode indicar uma mudança de funcionalidade – como uma bancada de refeições que vira uma base para televisão. E é bastante comum que muitas delas sejam vendidas em conjunto – como criado mudo, cabeceira e cama.
O que achou do estilo minimalista de decoração? Acredita que ele combinaria com aquilo que você deseja para a sua casa? Então, vamos lá, comece esse projeto e deixe sua casa muito mais prática e bonita!
Foto: Revista Viva Decora
Essas dicas para uma decoração minimalista foram criadas pela equipe Viva Decora.
Decoração de lavanderia: seleção para inspirar
Destaque
Uma decoração de lavanderia autêntica é capaz de tornar sua rotina doméstica mais leve e divertida. Você pode achar que o lugar destinado à lavagem de roupas não precisa de ornamentos, mas essa mudança pode ser transformadora. Gastando pouco, é possível colocar sua personalidade em todos os cantos da casa. Os detalhes são importantes e, adaptando o espaço, as tarefas serão otimizadas.
Por falta de referência, é difícil iniciar um projeto ou pensar no que deve ser feito nesse cômodo. E uma coisa é certa: todos os layouts têm a capacidade de receber um toque decorado.
Mesmo que não exista uma parte separada, comece com a estrutura construída. Não é necessário gastar grandes quantias, a não ser que a sua escolha seja implantar móveis planejados. Dessa forma, uma pesquisa de valores ainda te coloca a par dos seus sonhos. Agora, confira dicas incríveis para decorar lavanderia.
Prateleiras e estantes
Todas as sugestões a seguir são excelentes móveis para lavanderia pequena. Escolha entre prateleiras, nichos ou estantes na tentativa de deixar os produtos de limpeza mais usados sempre acessíveis. Para realçar a cor, o papel adesivo é perfeito para revestir o armário e tábuas. As paredes podem receber aplicação em pastilhas ou, por exemplo, uma faixa diferente de ladrilhos.
Caixas e organizadores
Caixas organizadoras são excelentes para colocar materiais que não são usados com frequência mas, que ainda assim, não devem faltar em uma lavanderia. É importante torná-los ocultos e dificultar o alcance das crianças e dos pets. Baús de plástico grandes e médios tornaram-se acessíveis e auxiliam na decoração de lavanderia pequena. Ganhos e painel de ganchos
Outra ferramenta útil é o painel furado, responsável pela sustentação de ganchos. Sendo assim, você terá uma base de apoio. Imagine uma superfície na qual se coloca diversos utensílios, tornando-os visíveis e práticos ao uso. Barato e esteticamente rústico, faz tudo ficar mais funcional.
Enquete Com a pandemia, mais pessoas passaram a procurar por lavanderias profissionais. Qual a principal razão que te faria procurar por esse serviço? Comodidade de não precisar lavar minhas roupas em casa 0% Segurança na hora de lavar peças delicadas 0% Ajuda profissional para remover manchas ou sujeiras 0% 0 votos
Varal removível
Existe um bastão que altera de tamanho conforme a sua necessidade, e pode se adaptar na decoração de área de serviço pequena. Isso facilita a secagem das peças para quem vive em apartamentos ou não tem quintal, por exemplo. Outra vantagem é a possibilidade de movê-lo de acordo com a conveniência.
Objetos
No quesito enfeites para lavanderia, pequenos quadros e objetos representam as melhores alternativas. Unir beleza e utilidade também é uma opção. Por exemplo: você pode comprar um timer temático, medidores decorados e cestos de roupa com estampas criativas.
Plantas
Nem todos os vegetais sobrevivem em algumas situações, mas a planta certa pode trazer vida e te aproximar da natureza. Samambaia, cactos, suculentas, espada de São Jorge, antúrio e jiboia estão liberadas. Lembrando que devem ser cuidadas sempre e com muito carinho.
Iluminação
Se a região é coberta, instalar uma lâmpada colorida pode não só decorar o local, mas também tornar o momento de lavar roupas mais divertido. Cortinas também são bem-vindas para regular a claridade e, ao longo de tempo, em áreas externas, você pode investir em uma cobertura.