A decoração moderna é minimalista e elegante. Esse estilo de decoração é um dos mais democráticos e se adapta a todos os tipos de ambientes, desde os menores até os mais amplos.
Bastante popular e atual, o estilo moderno costuma valorizar a simplicidade e a praticidade.
Para se ter uma ideia, o modernismo é uma tendência artística e arquitetônica da primeira metade do século XX, que responde à pesada ornamentação do século anterior.
Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, o estilo de decoração moderna não utiliza objetos ou móveis com design futurista, necessariamente.
De uma maneira geral, é uma tendência em que a funcionalidade dos móveis, e até dos ítens decorativos, é valorizada.
Hoje em dia, é relativamente fácil encontrar referências deste estilo, que está frequentemente estampados nas revistas e sites especializados, justamente devido à praticidade e elegância.
A decoração moderna está longe de ser tradicional, mas também não foge dos padrões, e por isso pode ser simples de se conseguir. Algumas dicas para isso são:
Adotar o estilo minimalista
Em linhas gerais, o minimalismo é a ideia de que menos é mais. Na prática, quer dizer que os móveis não precisam ocupar muito espaço e devem ser simples e funcionais.
Muitas vezes, é possível até mesmo se desfazer de algumas peças para abrir espaço, mantendo apenas os móveis que são realmente importantes para o dia a dia.
No começo eles até podem fazer falta, mas diminuir o espaço pode ser ótimo para otimizar a organização.
Já os itens decorativos, para seguir na mesma linha, devem ser poucos objetos. O ideal é escolher peças que reflitam a personalidade dos moradores, mas que não ocupem muito espaço e nem prejudiquem a praticidade do lar.
A vantagem do estilo minimalista é que, além de ter uma casa moderna, cheia de estilo, praticidade e personalidade, o morador não precisa gastar muito dinheiro em coisas que não têm serventia.
O estilo minimalista também é uma forma de garantir que todos os elementos colocados no ambiente têm um propósito e agradam aos moradores de alguma forma.
Além disso, também é importante que, apesar de ter poucos móveis ou itens decorativos, todos eles tenham uma harmonia entre si, integrados nos cômodos.
Escolher acabamentos em aço inox
O aço inoxidável é um material que costuma ser amplamente utilizado nesse estilo, normalmente, nas áreas frias, como cozinhas, banheiros, etc. Ele se faz presente em conexões de aço inox, por exemplo.
Originalmente usadas na indústria, por serem extremamente resistentes e de fácil instalação e manuseio, as conexões podem ser aplicadas como item decorativo e auxiliar na instalação de tubulações para elétrica e iluminação.
Assim, não é preciso quebrar a parede para ter novas tomadas, por exemplo, desde que elas sejam necessárias.
As cozinhas ou lavanderias maiores também podem contar com tanque industrial de inox. Ele pode ser bastante útil na ocorrência de eventos, em que pode haver bastante louça ou utensílios grandes para lavar.
O aço inox tem como principais vantagens, além da resistência, a facilidade de limpar e higienizar, por isso é um material tão valorizado hoje em dia.
Ele também se faz presente nos eletrodomésticos, como geladeira, lava louças ou lava roupas.
Os eletrodomésticos também contam com sistemas com bbs de aço, que são espécies de esferas para o rolamento, presentes tanto no funcionamento dos aparelhos quanto na parte inferior, para facilitar a mobilidade.
Escolher uma mobília moderna
O sofá é um dos móveis mais importantes da sala, e um dos mais necessários em uma casa.
Para escolher um sofá com visual mais moderno, uma dica é preferir os modelos com encosto baixo e que seja mais amplo. molas especiais no estofado ajudam a garantir o conforto, dependendo da instalação.
Uma boa escolha é por peças simples, preferencialmente de cores lisas, evitando estampas chamativas e optando pelas texturas para dar um toque interessante. Poltronas e almofadas devem seguir o mesmo estilo, complementando a sala.
As mesas de centro dão um toque mais refinado às salas, e aceitam decorações, desde que também sigam uma linha mais sóbria.
O mesmo pode ser dito sobre o aparador de TV ou estante. Uma ideia é usar livros com cores neutras para decorar, bem como quadros com cores sóbrias, ou preto e branco.
Principalmente, para os dormitórios, uma ótima solução é a escolha dos móveis modulares, que além de serem bastante neutros e combinarem entre si, ficam fixos às paredes e deixam mais espaço livre.
A ideia é investir em muitos armários fechados e prateleiras, escondendo todas as miudezas e utensílios pessoais, deixando à vista somente itens decorativos simples, de acordo com o gosto dos moradores.
De uma maneira geral, a mobília deve ser simples, com linhas retas. Sistemas de rolamento, bucha grafitada ou outros tipos de mecanismos são bastante úteis para ajudar a mover os móveis nos momentos de limpeza, por exemplo.
Com relação às cores, no estilo moderno a preferência é por madeiras escuras ou com lacas em branco brilhante nos móveis.
Entretanto, nada impede a escolha de uma cor vibrante, desde que harmonize com o restante do ambiente.
A mobília moderna também costuma contar com elementos em aço inox, principalmente em combinação com o couro e o vidro.
Nesse sentido, o uso de broca diamantada para vidro garante um acabamento com qualidade superior em diferentes aplicações. Um exemplo são os tampos de mesas.
Colocar elementos modernos na construção
De uma maneira geral, o estilo de decoração moderno pode ser aplicado em qualquer tipo de construção, especialmente se ela tiver escolhas mais básicas, como é o caso dos imóveis alugados, por exemplo.
Entretanto, alguns elementos podem sim contribuir para deixar os ambientes com um toque mais moderno.
Um exemplo é a instalação de uma cantoneira de ferro, que também é um elemento que inicialmente tem uso na engenharia, construção civil e indústria.
No entanto, quando instalado nas construções em estilo moderno, garante mais resistência e personalidade às paredes, com uma espécie de moldura nos perfis das paredes e passagens.
Outra aplicação na construção civil que tem um efeito bastante moderno, é o uso de perfil de alumínio estrutural, que pode até ficar aparente nas construções. Especialmente nos galpões, como garagens residenciais, a ideia pode ficar bastante sofisticada.
Escolher uma paleta de cores moderna
Com relação às cores, na decoração moderna a tendência é pelas cores planas, principalmente preto, branco, tons de marrom, bege e cinza, combinando entre si.
Apesar de serem os tons principais desse estilo de decoração, também pode ser interessante o uso de elementos em cores mais vibrantes, como laranja, roxo, amarelo, vermelho, verde, vinho, etc. Nesse caso, o contraponto das cores cria um destaque.
A pintura também pode ter um toque modernista. Que tal pintar grandes blocos nas paredes, em cores diferentes ou preto e branco?
Outra opção é aplicar espelhos ou quadros nas paredes, que podem fazer bastante diferença na personalização dos espaços.
Investir em diferentes tipos de iluminação
Modernidade e tecnologia são conceitos que, praticamente, caminham juntos. As soluções mais recentes para o lar também podem ser aplicadas à decoração moderna, especialmente quando mantém linhas simples no design.
Os reguladores de luz, e até mesmo os sistemas de automação, têm tudo a ver com a decoração moderna.
Os reguladores permitem o ajuste da intensidade da luz, criando um ambiente mais confortável de acordo com o momento.
Entretanto, a tendência é que os ambientes modernos sejam bem iluminados. O aproveitamento da luz natural é uma meta, até para garantir um consumo sustentável de energia, mas também recomenda-se a instalação de iluminação artificial branca, com luzes de LED.
O LED tem diversas vantagens, como o fato de que é 80% mais econômico do que as lâmpadas incandescentes e tem baixa emissão de calor.
Para os ambientes como os quartos, ou até para a instalação de luzes temáticas, há opções em diversas cores.
As luminárias também garantem um efeito especial de luz, além de facilitarem o acesso ao acendimento, como ocorre muitas vezes.
Já os sistemas de automatização possibilitam o acionamento e o ajuste automático de elementos como luzes, cortinas, ar-condicionado, entre outros, segundo configurações predeterminadas.
O objetivo é garantir mais praticidade e conforto aos usuários dos espaços. E isso tem tudo a ver com a proposta da decoração moderna, que valoriza a versatilidade e usabilidade dos elementos.
A principal dica para a decoração de um espaço, segundo o estilo moderno é, entretanto, a pesquisa em diferentes fontes de inspiração.
Dessa forma, o proprietário garante que tem o máximo de informações antes de tomar suas decisões, escolhendo pelas opções que contam com qualidade superior ou que mais se integrem no estilo desejado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Decoração moderna: confira o que é e como aderir a este estilo
Quinta-feira, 3 de março de 2022 — Focada no modernismo do século XX, a decoração moderna valoriza móveis feitos à mão e com materiais naturais. Além disso, como no minimalismo, poucas coisas e muita funcionalidade fazem parte também da decoração moderna.
O moderno é bem diferente do contemporâneo, que exige espaços enormes e móveis para muitas pessoas. Além de materiais mais trabalhados como o metal. Mas, para entender melhor sobre o estilo de decoração moderno, o Decor e Dicas preparou este artigo completo, confira!
Leia também: Casa cheirosa: cheiro de limpeza 24h todo dia, confira dicas
Móveis da decoração moderna
Móveis com pés-palito ou arredondados são bastante frequentes neste tipo de decoração. Além disso, formas geométricas também são fortes tendências modernas.
Objetos da decoração moderna
Objetos com cores mais fortes são bem-vindos. Contudo, sem exagerar. Prateleiras com vasos em tons de amarelo e vermelho, por exemplo, gera charme e sofisticação. Além disso, almofadas em cores diferenciadas também é recomendado.
Continua depois da publicidade
Paredes
Papel de parede é super usado na decoração moderna. Placas 3d também, mas apenas em uma ou outra parede e com tons neutros, como cinza, branco, bege. Cores mais fortes podem ser arriscadas, como roxo escuro, cinza-escuro, preto. Mas, novamente, lembre de não exagerar, uma ou outra parede diferenciada já é o suficiente.
Continua depois da publicidade
Leia também: Cansada? Confira dicas para relaxar e esvaziar a cabeça dos estresses
Cores
Cores nas paredes e móveis são, em sua maioria, bem neutras. O branco, bege, cinza-claro são muito comuns na decoração moderna. Mas, como dito anteriormente, objetos e uma parede em cor mais forte e chamativa, caem super bem.
Iluminação
Este é um item indispensável neste estilo. Muitos lustres pendentes, luminárias de chão. Também paredes, spots, abajures, são necessários para incrementar e dar vida ao ambiente.
Menos é mais
A decoração moderna investe e apoia também o ideal minimalista. Poucos objetos, móveis, mais espaço de circulação, e muita funcionalidade, fazem parte desta decoração.
Evite comprar e incluir no lar coisas que não usa. É hora de fazer a limpeza, doar as coisas que você não usa, não funcionam ou estão quebradas. Pense apenas nos móveis e objetos que realmente fazem parte da rotina, do dia a dia.
Confira mais dicas incríveis e econômicas para criar uma decoração moderna sem gastar muito, neste vídeo do canal Doedu:
Leia também: 5 objetos decorativos lindos e sofisticados para fazer em casa
Adote o estilo de decoração moderno e prático para a sua casa!
Quem gosta do estilo de decoração moderno e prático, com certeza, entende a necessidade de uma casa descomplicada. E quem não quer isso hoje em dia? Afinal, com a rotina agitada, tudo que vier para facilitar é bem-vindo!
Esse décor é um dos mais requisitados, já que é capaz de criar um ar sofisticado sem perder a funcionalidade. Ele também permite agregar elementos de muita personalidade, exprimindo a essência do morador, além de toques de outros estilos, como o cool, romântico, clássico chic etc.
Encontrou o estilo de que sua casa precisa? Quer pegar as melhores dicas para adotar a decoração moderna e prática? Então, confira nosso post!
Aposte na integração dos espaços
O ambiente integrado é uma tendência em ascensão. O principal motivo para essa popularidade é a praticidade e a capacidade de criar a sensação de ambientes maiores do que a metragem aponta.
Com a ideia de remoção de paredes para diminuir a divisão física entre os cômodos, esse projeto necessita de ser bem planejando. A maior atenção deve ser concentrada na rotina dos moradores e nos espaços mais utilizados, para, posteriormente, dimensionar o mobiliário na casa ou apartamento.
Esse conceito, por ser algo relativamente recente, não é encontrado em imóveis mais antigos. Por isso, se seu sonho é investir no moderno e prático, algumas paredes precisarão ser derrubadas. A questão é que elas podem ser estruturais e, portanto, é imprescindível a avaliação de um profissional antes de começarem as obras.
Invista na cozinha americana
O estilo de decoração moderno e prático busca ambientes amplos, que possibilitem a visão de outros cômodos. Por exemplo, ao estar na cozinha, você pode ver os convidados na sala. O conceito que permite essa interação é o da cozinha americana, que pretende erradicar o isolamento nesse espaço.
Muito atual, essa tendência está conquistando os brasileiros — que se interessam cada vez mais por gastronomia. A busca por essa sensação de liberdade dentro da própria casa não é exclusiva de grandes residencias, já que, com as escolhas certas, até mesmo apartamentos pequenos podem ser privilegiados.
Prateleiras e móveis com design clean são ideais para esse estilo. Isso porque ajudam a facilitar as tarefas, tanto específicas da área quanto de limpeza, por exemplo.
Como forma de aumentar a funcionalidade, entram em cena gaveteiros amplos e a bancada.
Opte pelos móveis funcionais
O estilo de decoração moderno e prático também carrega consigo a proposta de permitir à família passar um tempo comum mais proveitoso — inclusive, os espaços mais amplos possibilitam a interação entre as pessoas durante a realização das atividades. Para potencializar os momentos juntos e, com isso, facilitar as tarefas de casa, os móveis funcionais estão cada vez mais em voga.
Diferentemente do que alguns imaginam, o mobiliário funcional não é sinônimo do planejado. Hoje, eles são encontrados com muita facilidade e diversidade em lojas especializadas.
Mas, afinal, o que são eles? Bem, os móveis funcionais ou multifuncionais são aqueles que atendem a mais de uma necessidade, além daquela para a qual foi criado. São exemplos o sofá-cama, mesas de centro com extensão, racks com compartimentos e por aí vai. No final das contas, você tem menos peças, mais espaço e ainda economiza nas compras!
Use cores criativas
Uma incrível forma de transmitir personalidade na decoração é o uso de cores. Pela praticidade exigida no dia a dia, muitas vezes, o monocromático e o clean ganham espaço — nesse sentido, tons de cinza, branco e preto deixam os ambientes mais sofisticados.
Em contrapartida a essa tendência “mais básica” está a quebra de detalhes da sobriedade e a criação de contrastes com cores alegres em elementos da decoração.
Existe uma grande vantagem de investir no uso de cores vibrantes, focando nos objetos. Com essa técnica é mais fácil fazer com que a casa esteja sempre de cara nova, deixando a base dos móveis e das paredes e trocando apenas os objetivos coloridos por outros.
Com o fundo mais neutro, também é possível libertar a criatividade em utensílios e eletrodomésticos coloridos — aliás, as marcas de produtos de casa e cozinha já oferecem uma gama de opções —, além de móveis, como o sofá.
Acerte na escolha das portas
Um elemento icônico dessa decoração são as portas de correr. E o motivo dessa popularidade vem com uma explicação bem plausível: elas são bem mais práticas e economizam espaço. Também conferem um charme descolado e o sentimento de continuidade entre os cômodos.
As portas de correr são opções viáveis para quem não pode derrubar uma parede, mas quer uma passagem mais ampla entre os cômodos.
Prefira acabamento modernos
O gesso, a madeira e o concreto — inspiração vinda do estilo industrial — são queridinhos do décor moderno, juntos ou separados.
O gesso, ainda mais se combinado com o LED, cria um aspecto muito bonito, com o qual é fácil combinar a decoração. Mas não é apenas isso: esse material tem o benefício de ajudar no isolamento acústico e no controle da temperatura, dois fatores primordiais, principalmente em apartamentos.
Já a madeira confere a sofisticação e impressão de aconchego e conforto. Se agregada ao concreto — o cinza é uma cor muito chic e versátil —, se torna a combinação dos sonhos para quem curte o estilo moderno e prático com sofisticação na medida certa.
Adicione o seu toque
Se você gosta de elementos cool dos anos 60 e 70 — super em alta —, não tem problema, eles casam perfeitamente com o estilo. E mais, o moderno e prático permite que você brinque com peças, como palets, cavaletes e escadas que viram prateleiras, o que contribui bastante no valor final do projeto.
Os jogos de quadro na parede ou de espelhos e as DIYs são bem-vindos ao conceito. Objetos pessoais, de coleção ou não, expostos — como guitarras, bonés, garrafas e jarros — fecham com chave de ouro a produção.
Como você percebeu, investir nessa décor requer conhecimento tanto para a escolha das peças quanto para a análise do seu espaço — o que é fundamental para o sucesso do projeto.
Nessa jornada cheia de opções é muito comum se sentir perdido. Por isso, conte com a ajuda dos arquitetos e designers de interiores da EasyDeco! Sem sair de casa você cria o seu espaço dos sonhos, com um orçamento que cabe no seu bolso.
Quer ter certeza de que o estilo de decoração moderno e prático é o ideal para você? Então venha conhecer mais sobre essa proposta no nosso Quiz de estilos!