A decoração moderna e a decoração clássica criam estilos muito apreciados no mercado de design de interiores. Porém, para não cometer erros que comprometam a beleza do seu lar, é preciso identificar qual delas melhor se encaixa às suas necessidades e preferências.
Saiba quais são os elementos que compõem cada decoração e adote com perfeição nos ambientes da sua casa.
O que é decoração moderna?
A chave para a decoração moderna está na funcionalidade.
Os móveis possuem funções bem definidas e não são compostos por detalhes meramente estéticos. Essa mesma lógica é utilizada até na iluminação, pois os abajures e luminárias criam pontos focais de luz, além de proporcionar beleza ao ambiente.
Alguns dos elementos que fazem parte deste estilo decorativo são:
mobílias baixas e feitas de materiais naturais;
assoalho de madeira;
painéis decorativos;
linhas retas (desde móveis, ornamentos e iluminação. Todos os elementos possuem predominantemente formas geométricas retas, sem curvas.);
tapetes de cores neutras;
paredes de cimento queimado e tijolinho branco.
O que é decoração clássica?
A principal diferença entre a decoração moderna e a clássica está no fato de que, enquanto a primeira se baseia na função dos objetos que são utilizados, a segunda se preocupa mais nos detalhes e beleza deles.
Os elementos que caracterizam a decoração clássica são:
móveis de madeira maciça;
assoalho de madeira;
tons fortes como preto, vinho, azul-marinho, verde-escuro e vinho;
cortinas com bastante babado;
papéis de parede.
Projetos que se encaixam melhor na decoração moderna
Se você é uma daquelas pessoas que concorda com a expressão “menos é mais”, esse estilo moderno é perfeito para você. Afinal, com elementos funcionais você terá um ambiente mais clean, sem excessos de ornamentos e móveis.
Para quem trabalha em casa ou possui uma personalidade mais caseira, as características do moderno são simples e neutras, o que torna o ambiente aconchegante. É excelente para quem busca relaxar no conforto do seu lar, sem enjoar das cores fortes e móveis cheio de personalidade.
Quando optar pela decoração clássica
A decoração clássica com toda certeza é um estilo bastante impactante aos olhos, pois são inúmeros detalhes que impressionam qualquer visitante. Para quem gosta de glamour e esbanjar sofisticação, é a melhor opção.
No entanto, para que a decoração não fique sufocada e exagerada, é preciso ter ambientes maiores, que proporcionam um respiro. Casas com um pé direito alto são muito propícias a receberem esse tipo de estilo.
Lembre-se de pensar no que é mais importante para você na hora da decoração, assim poderá aproveitar de um ambiente belo, mas também agradável por mais tempo.
Agora você está preparado para começar a deixar sua casa com a melhor decoração. Quer conhecer mais estilos? Então confira as tendências de décor para este ano.
E, lembre-se: Construindo ou Reformando: É MADEL!
Decoração moderna: saiba tudo sobre esse estilo
Funcionalidade e simplicidade são alguns dos pilares da decoração moderna. Saiba tudo sobre esse estilo e faça na sua casa.
Uma boa decoração é aquela que reflete nossa personalidade e deixa o ambiente mais agradável. Com tanta gente buscando renovar a casa com uma estética mais simples, a decoração moderna se transformou em uma das principais tendências do momento. É um estilo que agrega elegância e praticidade.
O objetivo deste artigo é mostrar tudo que você precisa saber para implementar o estilo moderno ao seu lar. Você verá quais são as inspirações desse tipo de decoração e seus princípios fundamentais. Depois, aprenderá várias dicas para aplicar essa estética a cada cômodo. Confira!
O que é decoração moderna
O Modernismo surgiu no início do século XX como um movimento artístico e filosófico que influenciou muitas áreas do conhecimento, incluindo a decoração. Do ponto de vista estético, o modernismo contraria a estética da era iluminista. Em vez de um visual mais carregado e cheio de detalhes, o design moderno preza pela simplicidade e funcionalidade.
Nesse aspecto, o modernismo é um pai dos estilos de decoração minimalista e contemporâneo, que viriam depois. Móveis elaborados são substituídos por elementos com design baseado em formas geométricas e linhas retas. A madeira escura é trocada por materiais como aço escovado, ferro crômio e fibra de vidro.
A ornamentação simplificada dá à decoração moderna um tom futurista e elegante. Elementos em seda, couro e mármore resultam em uma mescla de texturas sem abandonar a noção de um design limpo. Gesso e concreto também estão em alta.
Princípios da decoração moderna
Para entregar ambientes focados em simplicidade e funcionalidade, mas sem perder a sofisticação, a decoração moderna segue alguns fundamentos. Vamos aprender um pouco sobre eles:
Cores neutras
A sobriedade é indispensável para quem quer decorar um ambiente no estilo moderno. A paleta de cores é baseada, principalmente, na cor branca. Outras cores podem ser trabalhadas para adicionar contraste, especialmente os tons de cinza e o preto.
O mesmo vale para tons terrosos, como bege e marrom, que tornam o local aconchegante por remeterem à natureza. O uso dessas cores nos móveis de uma cozinha com azulejos brancos faz com que o visual não fique carregado.
Isso não proíbe por completo o uso de cores mais vibrantes. Entretanto, o recomendável é que elas sejam aplicadas a objetos menores. Objetos como vasos decorativos e almofadas adicionam o colorido em pontos específicos sem tirar a impressão de neutralidade. Nesse caso, vale apostar nas cores primárias – amarelo, vermelho e azul.
Quadros e tapetes com desenhos abstratos e formas geométricas ajudam a compor o ambiente e podem ser utilizados para dar esse toque de cor. A combinação desses elementos com o design dos móveis ajudam a dar o ar de modernidade.
Ambientes integrados
Outra marca registrada da arquitetura moderna é a construção de ambientes integrados. Sala de estar e cozinha podem compor o mesmo espaço, sendo divididas apenas por móveis. Eliminar portas e paredes é uma característica marcante herdada pelos estilos minimalista e contemporâneo.
Essa integração é essencial para criar a sensação de amplitude. Além disso, a elaboração de ambientes inteligentes facilita a circulação dos moradores e traz um impacto positivo na rotina. Como é difícil encontrar esse padrão em imóveis antigos, pode ser necessário derrubar algumas paredes. Para isso, consulte profissionais qualificados.
E se você não quer mexer na estrutura dos cômodos, as portas de correr são uma alternativa charmosa. Além de conservar a sensação de continuidade entre um ambiente e outro, elas ocupam menos espaço.
Móveis funcionais
Os móveis funcionais servem ao mesmo propósito dos ambientes integrados, tornando os cômodos mais amplos e facilitando a circulação de pessoas entre os ambientes. Cada móvel é projetado para cumprir mais de uma função.
Assim, a mobília do quarto pode ser formada por um único item que integra a cama e a escrivaninha, por exemplo. O mesmo conceito se aplica ao sofá-cama ou aos racks com vários compartimentos. A ordem é economizar espaço.
Design com linhas retas
O design moderno sempre prioriza as linhas retas, seja na arquitetura, na escolha dos móveis ou nos objetos de decoração. Você pode adicionar um ou outro elemento com padrões mais arrojados para agregar um toque sutil da decoração contemporânea.
Materiais naturais
Como mencionamos anteriormente, a decoração moderna aposta muito em materiais como vidro e aço, mas dá para incluir elementos em madeira. Em relação aos tecidos, a seda e o linho dão aquele toque de sofisticação. O segredo é usar esses elementos de maneira equilibrada, tendo sempre em mente que a funcionalidade está acima da questão estética.
Iluminação discreta e espelhos
A decoração moderna opta por projetos que aproveitem muito bem a luz natural. Por isso, você verá bastante o uso de janelas amplas e portas de vidro que conectam o interior e o exterior. Outro recurso frequente é o uso de luminárias e lustres, desde que tenham um visual discreto.
A aplicação criativa de espelhos é mais um traço marcante. Eles atuam como coringas que aumentam a sensação de espaço ao mesmo tempo em que contribuem com a iluminação. O espelho reflete qualquer fonte de luz direcionada a ele e é uma alternativa de decoração barata e inteligente para distribuir a iluminação de maneira uniforme.
Dicas para esse estilo
Agora que você já sabe quais são os pilares da decoração moderna, é hora de ver como ele se aplica a diferentes contextos. Veja algumas dicas para dar um toque de modernidade em vários ambientes de casa.
Fachada moderna
A fachada é responsável pela primeira impressão que sua casa transmite. Para um visual moderno, aposte em tons neutros e formas geométricas. Você pode trabalhar o contraste entre uma cor clara e outra escura ou revestir uma parte da parede com madeira para destacá-la do restante e dar um toque rústico à construção.
Os muros podem ser ornamentados com texturas 3D ou deixar pedras e tijolos aparentes. Nesse ponto, dá para utilizar o portão como ponto de contraste. Fazer um jardim e aproveitar o verde das plantas agrega a sensação de tranquilidade.
Sala moderna
Os elementos essenciais de uma sala com decoração moderna são os móveis com linhas retas. Acompanhados de quadros abstratos e uns poucos acessórios coloridos, você terá um belo lugar para receber as visitas.
Se você gosta de cortinas, procure modelos feitos em tecidos leves para permitir que a luz natural esteja sempre presente. Quanto à cor, experimente combiná-la com algum móvel e explore o contraste com objetos como abajures.
O sofá é o principal atrativo desse espaço e merece uma atenção especial na hora de escolher. Para salas pequenas, os que têm formato em L são ideais, pois podem aproveitar os cantos das paredes. Um sofá retrátil, que pode ser esticado para receber mais pessoas, adiciona a versatilidade esperada de um ambiente moderno.
Quartos modernos
O principal espaço para relaxar precisa ser aconchegante, portanto, o mais comum é investir nas cores neutras, tanto nas paredes quanto nos móveis. Porém, não é obrigatório deixar tudo sempre combinando. É possível dar o seu toque pessoal sem perder a estética moderna.
Para quem também usa o quarto como ambiente de trabalho, algo que se tornou normal com a adesão ao home office, a funcionalidade deve ser prioridade. A cama e a mesa de trabalho podem estar combinadas no mesmo móvel, algo muito útil para cômodos pequenos. Quem tem crianças pode investir em beliches para economizar espaço.
Cozinha moderna
Praticidade é a palavra-chave para quem quer um visual moderno na cozinha. Para espaços mais restritos, os móveis planejados são a melhor opção para aproveitar cada metro sem bloquear a circulação. Ganchos e nichos vão ajudar a manter tudo organizado em um ambiente compacto e limpo.
Para quem tem um ambiente mais amplo, bancadas e ilhas compõem um visual muito elegante. Use armários com linhas retas e puxadores discretos para garantir um toque sofisticado.
Quanto aos materiais, aço, vidro e acrílico ficam muito bem com alguns detalhes em madeira. Em relação às cores, paredes claras contrastando com móveis e eletrodomésticos escuros trazem um visual elegante.
Banheiro moderno
Em um banheiro com design moderno, é fundamental pensar nos revestimentos. Azulejos coloridos deixam o espaço mais vibrante, enquanto o acabamento em madeira compõem um visual relaxante. Evite vidros escuros ou com texturas no box. Para os espelhos, quanto maior, melhor. Afinal, são eles os responsáveis por dar a sensação de amplitude.
Gostou do conteúdo?
Agora que você já sabe como é a decoração moderna e como aplicá-la na sua casa, que tal aprender ainda mais sobre o tema? Veja outros conteúdos como esse no Blog da Arbo. Preparamos um material para explicar tudo que você precisa saber para decorar seu imóvel.
Na Central de Ajuda da Arbo, você vai encontrar todo tipo de informação para resolver aquelas pendências que aparecem de vez em quando sem perder tempo. Lá, você pode aprender a forma correta de fazer um contrato de compra e venda de imóveis.
E se você está em busca de imóveis para alugar ou comprar, visite o Portal da Arbo. Nossa ferramenta de busca deixa tudo mais fácil e mostra para você as melhores opções em centenas de cidades.
ESTILO MODERNO DE DECORAÇÃO – ORIGEM E 20 INSPIRAÇÕES
Simples, lustroso e elegante, o estilo moderno de decoração é difícil de definir, mas muito fácil de se gostar. Parente dos estilos minimalista, mid-century modern e contemporâneo, o estilo modernista clássico já existe há mais de um século, porém continua inspirando decoradores e proprietários no mundo inteiro com seu design limpo e agradável.
Para ajudar você a entender mais sobre as características do estilo moderno de decoração, selecionamos neste artigo os principais traços e princípios desta linha estética, além de incríveis exemplos para você se inspirar! Vamos lá!
Use a nossa ferramenta Look Decora para experimentar diversos estilos de decoração.
Origem e Referências.
O estilo moderno de decoração surgiu no início do Século XX como uma das vertentes do Modernismo, um movimento filosófico, intelectual e artístico que se espalhou dando origem a diversas linhas de pensamento e design que transformaram a civilização ocidental. Do ponto de vista estético, o modernismo surgiu para se contrapor ao design carregado da era Iluminista (Art Nouveau, Neoclássico, Vitoriano, entre outros), tentando promover obras que fossem mais simples e funcionais, ao invés do rebuscamento exagerado dos estilos decorativos. Foi nesse contexto também que surgiu o minimalismo e o expressionismo abstrato, duas vertentes estéticas que influenciaram diretamente a decoração modernista.
As raízes da decoração moderna começam na escola Bauhaus alemã e nas escolas escandinavas de design, que buscavam encontrar um meio termo entre a simplicidade do minimalismo e as necessidades do homem moderno. Aos poucos, as madeiras escuras e móveis vitorianos elaborados foram dando lugar ao metal brilhante e a geometria agradável do novo estilo moderno, uma transição do design pesado de séculos anteriores para as ambientações mais equilibradas e leves que cultivamos hoje. Para ficar mais claro, abaixo você confere as 6 principais características do estilo moderno de decoração:
1# – “A Forma Segue a Função”.
Para entender o design modernista, antes é preciso entender seu princípio fundamental: a ideia de que “a forma segue a função”. Essa filosofia dita que o design de todos os elementos de um ambiente deve refletir e ter como norte seu propósito funcional. Na prática, isso significa evitar móveis e objetos decorativos que não possuam uma função definida, ou que tenham um formato incompatível com a função que deveria desempenhar. Nada de curvas desnecessárias. Nada de elementos bonitos, porém pouco práticos. Um ambiente modernista pensa primeiro na funcionalidade, antes mesmo de sua forma.
2# – Materiais Naturais e Modernos.
O estilo moderno de decoração é também uma volta ao básico, por isso valoriza a utilização de materiais naturais, evitando componentes super elaborados. As estrelas aqui são o vidro, o couro, o cimento, as fibras naturais, as madeiras sem tratamento e, principalmente, os metais. Eles são muito utilizados na decoração modernista, do lustre aos móveis, e tendem a aparecer em suas versões mais brilhantes e reflexivas, como o aço inoxidável, cromo, cobre espelhado e alumínio.
3# – Linhas Retas, Poucas Curvas.
Contrário ao excesso de curvas e requintes da era anterior, o estilo moderno de decoração dá importância ao padrão estético das linhas retas horizontais e verticais, com armários, móveis e janelas retas. As linhas aparentes e bem definidas ajudam a construir cenários de equilíbrio e harmonia, onde cada parte desempenha sua função sem causar confusão ou chamar atenção demais para si mesma. O estilo contemporâneo, que é muitas vezes confundido com o modernista, dá mais ênfase às curvas e superfícies com textura.
4# – Arte Abstrata e Padrões Geométricos.
Ambiente criado em nossa ferramenta de decoração Look Decora.
A arte abstrata surgiu junto ao estilo moderno de decoração, por isso caminham juntos para criar ambientes ao mesmo tempo bonitos e intrigantes. É comum vermos quadros e esculturas abstratas completando a decoração moderna, especialmente na sala. Por ser uma arte “pura”, não-representativa, a abstração conquista o olhar e dificilmente enjoa com o tempo. Outro traço estético da decoração moderna é seu amor pelas formas e padrões geométricos, uma tendência também presente na decoração escandinava e industrial. Essa característica aparece com frequência em almofadas, tapetes, lustres e quadros.
5# – Neutro com um Toque de Cor.
A harmonia estética e a leveza do ambiente são de grande importância para a decoração moderna, por isso os tons neutros e naturais – preto, branco, cinza e marrom – são a base de qualquer ambiente. Mas isso é só o começo: o moderno não se limita aos tons neutros, buscando dar alguma personalidade ao cenário com pontos de cor destacados. Os tons acentuados geralmente são cores básicas, como vermelho, amarelo, verde e azul, que podem ser aplicadas em almofadas, cadeiras, ou até mesmo em uma parede destacada.
6# – Simplicidade e o “Menos é Mais”.
Irmão histórico do minimalismo, o estilo moderno também cultiva a filosofia funcional do “menos é mais”. Ambientes modernos devem ser simples, práticos e sem acúmulo de objetos. Essa característica se manifesta em soluções interessantes, como o uso de estantes embutidas, móveis multi-função e espaços abertos. Pesquisas recentes comprovam que um espaço bagunçado aumenta o estresse em quem frequenta o ambiente, por isso a simplicidade organizada do estilo moderno é também uma fonte constante de relaxamento e paz interior.
20 Inspirações para Você.
#1
#2
#3
#4
#6
#7
#8
#9
#10
#11
#12
#13
#14
#15
#16
#17
#18
#19
#20
Gostou do estilo moderno de decoração? Temos certeza de que agora você entende muito mais sobre essa linha estética tão charmosa e atual!
Caso você esteja em busca de móveis planejados para completar a decoração da sua casa, não hesite em solicitar um orçamento e falar com um de nossos consultores de projetos aqui!
LEIA TAMBÉM:
QUIZ: QUAL O SEU ESTILO NA HORA DE DECORAR?
ESTILO MINIMALISTA / CLEAN – REFERÊNCIAS E INSPIRAÇÕES.
ESTILO INDUSTRIAL – REFERÊNCIAS E INSPIRAÇÕES.