O cultivo de plantas e flores em casa ou apartamentos é considerada por muitos uma paixão, mas nem todos os imóveis tem uma área externa integrada, e algumas espécies necessitam de luz do sol direta para o crescimento forte e saudável. Mesmo sem essa área externa, é possível sim criar plantas dentro da sua casa. Separamos algumas espécies que se adaptam bem em ambientes fechados, não necessitam de luz direta do sol e preferem a temperatura ambiente sem ventos ou chuva.
Antúrio:
Considerada uma das flores exóticas mais utilizadas para presentear ou para decorar espaços, o Antúrio também é uma ótima opção para pessoas que moram em apartamento. A planta se adapta bem em lugares fechados e não precisa de contato direto com a luz do sol. Os cuidados com o Antúrio não são dos mais complicados e nem que tomam muito tempo, deve-se proteger a planta de luz do sol direto, ar condicionado, ventos, geadas e sempre regar de acordo com o clima, caso esteja mais quente, é recomendável deixar a terra sem úmida (sem excessos) e caso esteja mais frio, regar com um intervalo maior de dias.
Para decoração não é precisa de muito, a planta chama toda a atenção para si com o vermelho vibrante e sua forma comprida, uma ótima opção para dar vida em algum cômodo mais neutro.
Begônias:
Com mais de 1000 espécies, as Begônias são ótimas plantas para se cultivar em casa. Assim como o Antúrio, elas também são muito utilizadas para presentes e decorações. Os cuidados são sempre de deixa-las com muita luz, mas não com luz do sol direta, precisa ser adubada a cada duas semanas e manter longe de ventos e chuvas. Caso tenha todos esses cuidados, suas Begônias ficaram floridas o ano todo, trazendo muita cor e beleza para a sua decoração.
Bromélias:
As Bromélias são as flores com a cara do verão que se adaptam extremamente bem em ambientes internos ou externos. Para ter Bromélias saudáveis e bonitas, elas precisam ser regadas sempre, mas com moderação para não encharca-las, uma dica para manter as folhas brilhantes, é que em dias muito quentes, borrifar água nas mesmas.
Violeta:
As Violetas são consideradas por muitos o símbolo do amor verdadeiro, são flores com diversas espécies e com cores fortes e muito chamativas, além disso acredita-se que possuem muitos benefícios medicinais e na história antiga, eram usadas como adoçantes pelos Gregos. É preciso ter cuidado com a quantidade de água utilizada para regar as flores, pois se regada em grande quantidade, os fungos podem tomar conta e leva-la a apodrecer. Elas gostam de climas a menos e muita luz, não gostam de sol forte e nem temperatura baixa. Não enfrentam problemas em ambientes internos, o que as tornam ótimas plantas para cultivar em casas e apartamentos.
Peperômia:
As Peperômias são plantas que geralmente tem a coloração verde ou vermelha, suas folhas têm formato que lembra um coração e bordas brancas ou amareladas. É uma planta recomendada para o cultivo em casas e apartamentos por não precisar de luz direta do sol, apenas iluminação natural do ambiente. A maior atenção que deve-se ter com Peperômias é de aumentar o número de vezes que as rega durante a semana nas estações mais quentes.
Decorar quartos de criança: o que ter em conta?
Autor: Redação
Cor, alegria, movimento. O quarto das crianças é o lugar perfeito para dar asas à imaginação. Mas na hora de decorá-lo, deves ter em mente inúmeros aspetos, porque os mais pequenos deixam de ser pequenos muito cedo e porque também têm os seus próprios gostos. O que deve prevalecer na decoração infantil é o conforto, a segurança e a resistência.
Quartos adaptados aos crescimento
É óbvio, mas acontece tão rápido que não percebemos. De repente, aquele quarto em tons pastel com ursinhos fica muito infantil. Resumindo: é preciso mudar a decoração do quarto das crianças. O quarto deve crescer com as crianças para se adaptar à sua idade e necessidades. Esse é o conselho mais importante. Quando são muito pequenos, os móveis devem ser, acima de tudo, resistentes e seguros.
Quando forem mais velhos é preciso pensar mais na funcionalidade dos móveis. As crianças devem ter o seu espaço para brincar e desenvolver os seus hobbies. Mas eles também devem ter um local adequado para os deveres de casa, portanto, uma mesa de pelo menos 1,20 m e uma cadeira confortável são essenciais.
Habitissimo
Soluções de arrumação
O quarto das crianças às vezes assemelha-se mais a um depósito do que a um quarto. Para evitar isso, deves pensar no espaço de arrumação. Pode ser na forma de caixas, prateleiras ou recipientes divertidos onde podes guardar todos os brinquedos. O mínimo é a forma, o que conta é que eles tenham esse espaço e, claro, que aprendam a usá-lo.
Quando crescem, os brinquedos dão lugar a aparelhos eletrónicos, videojogos, livros ou instrumentos musicais. A arrumação ainda é importante, embora adaptada a essas novas necessidades.
Habitissimo
Paredes à prova de crianças
Para decorar as paredes do quarto das crianças é preciso pensar, primeiro, nas cores e nos estilos. Quanto às cores, as mais claras proporcionam luminosidade e são perfeitas para criar ambientes calmos. A nota de cor pode ser conseguida com murais, fotomontagens, vinil ou até artesanatos feitos por eles mesmos. Mas quando são pequenos, as paredes sofrem muito com os seus jogos. Por isso, uma dica é cobri-los com algum material resistente. Um rodapé de PVC ou papel de parede lavável é uma boa ideia. A parte superior pode agora ser decorada como preferirem.
Habitissimo
Têxteis para quartos infantis
Num quarto infantil, os tecidos ficam quase tão expostos quanto as paredes. Por isso, além de garantir que sejam de desenhos alegres e tecidos macios, é importante garantir que sejam facilmente laváveis e que resistam às travessuras ocasionais. Outra recomendação é escolher cuidadosamente o design e os motivos. Talvez aquela colcha com a personagem favorita deixe as crianças entusiasmadas agora, mas é possível que em alguns meses fiquem entediadas e não queiram mais vê-la. Há sempre soluções intermediárias, como almofadas ou tapete.
Habitissimo
Levar em conta os seus gostos
As crianças desenvolvem as preferências desde muito cedo. O quarto é um refúgio, por isso é importante que se sinta confortável. Desde que sejam razoáveis, devemos atender aos seus pedidos, tanto nas cores, como nos motivos decorativos ou nos móveis.