Felizmente, estamos cada vez mais conscientes ecologicamente e isso é evidente em todas as áreas de nossas vidas. A decoração da nossa casa também e, aos poucos, tendemos a incorporar materiais sustentáveis, produtos reciclados e acessórios que nos ajudam a reduzir o consumo de energia. Deseja saber como ter uma decoração sustentável em sua casa? Grave essas dicas.
As mudanças climáticas são uma realidade. Embora algumas vozes insistam em negá-lo, estamos testemunhando cada vez mais mudanças em nosso planeta: as temperaturas médias aumentam ano após ano, o mar está cheio de plástico e mais e mais animais vêem como seus habitats são afetados pela mão do homem. Estes são apenas alguns exemplos das mudanças pelas quais nosso planeta está passando devido ao excesso de poluição e emissões de CO2 na atmosfera.
Para combater esse desastre natural, estamos cada vez mais conscientes de nossa pegada ecológica e modificamos nossas rotinas para adaptá-las às necessidades do nosso planeta. A maneira de decorar nossa casa não é exceção, e cada vez mais procuramos materiais sustentáveis e produtos reciclados para encher nossa casa de maneira sustentável. Deseja fazer uma decoração sustentável? Nós dizemos como fazê-lo!
Opte por materiais sustentáveis
Ao decorar sua casa, preste atenção nos materiais que você escolher. Por exemplo, a tinta acrílica é altamente poluente, por isso é aconselhável substituir esse material por outras alternativas, como papel de parede, nós fizemos um artigo mostrando mais de 35 ideias de papel de parede para você decorar a sua casa.
Os têxteis para a casa também têm muito a dizer quando se trata de fazer parte de uma decoração sustentável. Escolha materiais ecológicos, que não poluem e cuja fabricação tem uma pegada ecológica menor do que os têxteis mais comuns. Alguns desses materiais são algodão orgânico, ambu, lã merino ou seda natural.
Não apenas em têxteis devemos escolher materiais ecológicos, mas também em móveis é importante escolher peças ecológicas, feitas de materiais ecológicos ou reciclados. Madeira reciclada, vime ou móveis feitos de produtos que foram utilizados anteriormente, por exemplo, com paletes. Além disso, esta decoração com vime, juta ou paletes é uma das últimas tendências de decoração, portanto, com esses elementos, você pode ter uma casa tão ecológica quanto moderna.
Uma casa ecológica não é nada sem um canto verde, cheio de plantas. Está provado que ter plantas em casa ajuda a purificar o ar e, além disso, elas nos ajudam a melhorar nosso humor, combater a poluição e nos ajudar a respirar bem. As vantagens são suficientes para criar um pequeno jardim em nossa casa; além disso, existem muitos elementos de design decorativo que nos ajudarão a fazê-lo com muito estilo.
Iluminação de baixo consumo
A decoração ecológica é importante, mas também é importante escolher medidas que reduzam o consumo. Por exemplo, a instalação de lâmpadas LED que reduzem significativamente o consumo de energia e, portanto, criam uma casa mais sustentável.
Lembre-se de que não há nada mais ecológico do que a reciclagem!
A consciência ecológica deve estar presente em todos os aspectos da sua vida; a decoração sustentável é importante, mas também a sua maneira de se locomover, evitando meios altamente poluentes, sua maneira de comer, tentando escolher a comida mais ecológica possível e também sua maneira de consumir, evitando excesso de plástico e, é claro, reciclagem. Por esse motivo, uma casa não pode ser sustentável se não estiver enquadrada em comportamentos ecológicos, como a reciclagem. Recomendamos a leitura desse artigo: #zerodesperdício: 7 alternativas ecológicas que você pode usar diariamente