Conhecer alguns estilos de decoração é fundamental para quem está pensando em transformar a casa. Afinal, esse investimento não deve ser somente para melhorar os espaços dos ambientes e a funcionalidade do dia a dia. A decoração também deve mostrar a sua personalidade e aquilo que você gosta e para isso, só entendendo melhor o seu estilo de decoração.
Por isso, é essencial descobrir qual é o estilo de decoração que mais combina com você e ressaltar a sua individualidade — deixando a casa com a sua cara e o seu jeitinho! Além disso, fica mais fácil pensar na decoração e encontrar as peças certas se você já sabe e conhece o seu estilo.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, que tal se informar sobre os principais estilos de decoração? Vamos lá?
Estilo de Decoração: Cool
O estilo Cool tem a decoração ideal para quem busca um ambiente mais descontraído e divertido. Esse estilo é para quem gosta de brincar com as cores, para quem adora móveis com design assinado e eletrodomésticos vintage, e para quem quer dar aquele toque pessoal no ambiente. Uma decoração com muita personalidade, despojada e moderna.
Dicas para o estilo Cool
Que tal criar uma cozinha retrô? Uma geladeira vintage bem colorida pode completar o visual, unindo estilo e funcionalidade!
Escolha móveis com design clean e moderninho: mesas e sofás com pés palito, poltronas em madeira com estilo vintage, mesas de apoio de cor vibrante.
Use gravuras, adesivos e quadros nas paredes que reflitam aquilo que você gosta. Posters de filmes ou artistas, temas específicos, desenhos abstratos com muita cor… Escolha o que mais te agrada, pois eles vão comunicar aquilo que você é.
Crie uma paleta de cores inusitada, brincando com cores vibrantes e neutras. Você pode escolher móveis coloridos e usar cinza nas paredes, ou fazer um mural cheio de cor e repetir alguma delas no mobiliário.
O estilo Cool permite muita invenção e criatividade, então tome cuidado pra não exagerar! Lembre sempre que a harmonia é muito importante, mesmo nos estilos mais irreverentes. Se você quer uma decoração super personalizada mas tem medo de errar, pode procurar a ajuda de um profissional de decoração para auxiliar na composição do ambiente.
Estilo de Decoração: Minimalista
Esse estilo busca criar um ambiente apenas com os itens essenciais para o seu dia-a-dia. O lema do Minimalismo é “menos é mais”, sempre! O resultado é um espaço organizado e limpo, sem excessos nem muitos objetos. A decoração Minimalista tem um efeito de paz e tranquilidade, dando uma sensação de desapego de tudo que é desnecessário e superficial.
Dicas para o estilo Minimalista
Pense primeiro na disposição dos móveis. Escolha aquilo que você realmente usa, abra mão do resto.
Selecione móveis práticos e com design clean. Lembre-se que esse estilo não deixa objetos à vista, então escolha móveis onde você possa guardar a bagunça.
Use paleta de cores neutra: preto, branco, cinza e creme sempre combinam com tudo! O ambiente fica leve e harmonioso, com a vantagem de não ter muito erro nas combinações.
Crie ambientes bem iluminados, utilizando ao máximo a luz natural. Para luz artificial, uma iluminação mais focada pode valorizar alguns pontos do ambiente. Por exemplo, uma luminária de piso destacando a poltrona, ou um lustre mais baixo sobre a mesa de jantar.
Use o mínimo de peças decorativas. Os quadros e almofadas são os preferidos, mas você pode também usar objetos úteis como decoração.
Depois que você chegou no seu ambiente mínimo, esse é um dos estilo mais fáceis de combinar. O mais difícil é praticar o desapego, criar um espaço com poucas e peças e manter ele sempre organizado. Para quem topa o desafio, o resultado pode ser lindo e libertador!
Estilo de Decoração: Industrial
Cada vez mais utilizado, o estilo industrial veio para ficar. Ele é perfeito para quem busca criar ambientes diferenciados e com muita personalidade. A grande inspiração desse estilo são os galpões industriais, com suas tubulações aparentes, paredes sem acabamento, janelas grandes e pé-direito alto. Mas hoje em dia, dá para adaptar esse estilo em qualquer apartamento, mesmo os mais compactos. Quer saber como?
Dicas para o estilo Industrial
Use cinza nas paredes, ou um acabamento que lembre uma parede rústica, como cimento queimado e tijolinhos.
Escolha móveis práticos que usem madeira e metal, de preferência sem acabamento.
Você tem uma mesa de ferro bem velha, já enferrujada? Ou uma poltrona de couro já desgastada? Você pode incorporá-las na decoração.
Use uma paleta de cores que harmoniza tons sóbrios, como o marrom, o cinza e o preto, com cores quentes, como o vermelho e o laranja.
Capriche nos tapetes, almofadas e mantas para deixar o ambiente aconchegante.
Abuse das luminárias pendentes, de trilho e de parede. Existem vários modelos que seguem o estilo Industrial, que vão dar um toque especial ao espaço.
O estilo Industrial brinca com um espaço mais sóbrio e improvisado, mas que também traz aconchego e sensação de estar em casa.
Estilo de Decoração: Moderno
O estilo moderno valoriza um ambiente clean e sofisticado. O mobiliário tem design diferenciado, as cores são equilibradas e harmoniosas, as peças de decoração são chiques e modernas. O segredo desse estilo é uma decoração neutra e elegante, mas com alguns destaques: uma cor vibrante que aparece no quadro e nas almofadas, uma peça inusitada, uma composição com espelhos. O resultado é um ambiente gostoso, sofisticado e surpreendente.
Dicas para o estilo Moderno
Use peças de decoração, quadros e estampas para inserir cor. Escolha uma cor mais vibrante para compôr com tons mais neutros. Por exemplo, amarelo e turquesa ficam lindos com branco e cinza, enquanto o magenta arrasa junto com o marrom e o creme.
Use madeira: nos acabamentos, nos móveis, nas peças de decoração. Ela traz elegância e aconchego, que combinam muito com o estilo.
Capriche na iluminação, para valorizar ainda mais o ambiente. A luz indireta é a ideal, com sancas e iluminação embutida. Mas você pode usar também um belo lustre e algumas luminárias de piso e de mesa.
Estilo de Decoração: Rústico
A decoração rústica traz a força da natureza para dentro da sua casa. Ela é quente, acolhedora e despojada, com um visual marcante e confortável ao mesmo tempo. A pegada dessa decoração é mais “bruta”, valorizando as texturas naturais — como madeira, palha, pedra, couro etc. Esses materiais são usados tanto nos acabamentos quanto no mobiliário e nas peças de decoração.
Dicas para o estilo Rústico
Use cores terrosas, além dos tons neutros como branco, cinza, bege e preto. Brinque com tons escuros como bordô, verde musgo e azul petróleo, misturados com tons mais claros como palha, branco e mostarda.
Escolha tecidos crus nos tapetes, almofadas e cortinas. Eles vão aquecer o ambiente, sem pesar.
Acabamentos decorativos como o ladrilho hidráulico ficam lindos, possuem estampas diversas e super combinam com o rústico.
Prefira estampas que lembram a natureza, como florais e figuras geométricas tribais.
Abuse das plantas para decorar o seu espaço.
Se você curte o tema de sustentabilidade, pode inclusive criar um espaço mais sustentável. Escolha peças de artesanato, compre móveis com madeira certificada, aproveite a luz natural e deixe as lâmpadas apagadas durante o dia. Sua casa vai ficar linda e o meio ambiente agradece!
Estilo de Decoração: Clássico
O estilo clássico se reinventou ao longo dos anos, e continua sempre sendo uma boa pedida. Do colonial brasileiro ao clássico francês, ele traz móveis rebuscados e trabalhados, espelhos, cristais e pedras coloridas. Geralmente usa tons claros como pano de fundo, como o branco, cinza e bege. Mas pode também usar o marrom e o vermelho para criar um ambiente marcante e com muita personalidade.
Dicas para o estilo Clássico
Garimpe algumas peças nas lojas de móveis antigos. Só lá você encontra objetos originais com um trabalho incrível de lindo!
Use peças de cerâmica, cristal e metal para decorar e dar brilho.
Capriche nas luminárias: escolha um lustre de cristal, use abajures antigos para criar uma meia-luz.
Quer um ambiente clean? Pinte as paredes de branco ou cinza-claro, escolha móveis brancos, use estofados e tecidos em tons neutros ou com estampas delicadas.
Gosta de uma decoração mais sóbria e marcante? Escolha móveis trabalhados em madeira escura, use veludo vermelho ou azul para estofados e almofadas.
Coloque um papel de parede com desenho clássico e depois escolha um espelho com moldura trabalhada para compor com ele.
Se a gente for resumir esse estilo em uma palavra, seria Luxo. Se o seu ambiente é aconchegante, caprichado e cheio de glamour, esse é seu estilo!
Estilo de Decoração: Aconchegante
O estilo aconchegante prioriza o conforto, a suavidade e o bem-estar. As cores são claras, as estampas são delicadas, os tecidos são gostosos de tocar. Imagine um ambiente que te convida a sentar e relaxar, com muitas almofadas, tapetes e estofados. Esse também é um estilo sem excessos, nem muito adornos ou objetos desnecessários. O estilo aconchegante inspira paz, sossego e harmonia.
Dicas para o estilo Aconchegante
Você adora cores neutras? Aposte no branco, cinza e creme. Se quer algo mais colorido, fique com os tons pastéis. De qualquer forma, as cores claras fazem a cara do estilo, pois inspiram suavidade e leveza.
Use almofadas e tapetes fofinhos, para deixar o ambiente ainda mais confortável.
A madeira é muito bem-vinda, seja no piso ou nos móveis. Ela aquece e passa uma sensação de aconchego.
Para os quadros, mantenha as cores claras e escolha gravuras mais delicadas. As fotos em preto-e-branco também ficam ótimas!
Use plantas na decoração, seja no chão, nas paredes ou nas mesas. Elas vão trazer vida e calor para o espaço.
Se você já fez seu Quiz de Estilos e veio aqui entender mais a fundo como aplicar ele no seu espaço, gostou das nossas dicas e inspirações?
Já você que chegou aqui agora, e inda está na dúvida de qual é o seu, faça esse Quiz de Estilos.
E com todo esse conhecimento sobre o seu estilo, o que te faz bem dentro de um ambiente e qual a funcionalidade principal que você quer que esse ambiente desempenhe no seu dia a dia, é só partir para transformá-lo em realidade. Vem ver como podemos te ajudar nessa missão, que pode ir de poucas mudanças, à mudanças radicais. Você que escolhe!