O japandi é um estilo decorativo que mistura influências da decoração do estilo japonês e do estilo escandinavo, combinando de forma perfeita a simplicidade e a elegância, e transmitindo serenidade e organização. Assim, não é de admirar que este estilo decorativo ganhe cada vez mais adeptos. Se queres saber como podes aplicar o estilo japandi em casa, deixamos-te algumas sugestões, em colaboração com a habitissimo, a plataforma especializada em conectar as pessoas que procuram melhorar a sua casa com os profissionais certos para cada obra.
Investir em detalhes artesanais para uma decoração ao estilo japandi
O estilo japandi promove o uso de tons de madeira mais leves e de materiais naturais, já que estes elementos complementam bem as cores pastel ou mais arrojadas das paredes. Assim, por exemplo, podes conjugar um elemento em madeira natural com um pormenor de cor mais escura. O estilo japandi usa também muitos elementos artesanais, mesmo que com imperfeições claramente visíveis, porque essa acaba por ser uma das maiores belezas desse tipo de objetos. Afinal, os artigos feitos à mão trazem uma maior sensação de personalidade e contacto connosco próprios, algo que o estilo japandi defende.
Shutterstock
Um toque de verde com plantas
Não há como fugir às plantas se quiseres uma decoração ao estilo japandi. Dessa forma, consegues criar espaços relaxantes e inspiradores. As plantas também purificam o ar, o que se faz sentir em espaços onde elas são soberanas. Não importa qual é a dimensão das plantas, o importante é que escolhas espécies de que gostes, e que se adequem às condições do local onde as vais colocar. Por exemplo, se o espaço onde queres colocar a planta for muito húmido, mas a planta não gostar de humidade, terás de escolher outra planta. Se gostares, podes também adquirir um bonsai, que fica sempre bem – ou não fossem eles de origem japonesa.
Shutterstock
Destralhar a casa
O estilo japandi apregoa o minimalismo e a simplicidade, e por isso é importante destralhar ao máximo a casa. Percorre cada divisão e analisa tudo o que lá tens, e descarta coisas que já não usas, que não te trazem boas memórias, ou que simplesmente já não têm utilidade para ti. Isto ajuda a que tenhas mais espaço em casa para circular e ajuda na hora de arrumar e organizar cada divisão. E lembra-te sempre do lema “menos é mais” antes de adquirir novas coisas para a casa.
Shutterstock
Optar por tons neutros
Ao considerar adotar este estilo híbrido, deves pensar na palete de cores que vais usar na casa. O estilo nórdico privilegia os tons neutros e discretos, como o branco ou os pastéis. Por outro lado, o estilo tradicional japonês usa cores mais ricas, como o preto ou o vermelho. De que forma podes combinar essas duas influências? Optando, por exemplo, por criar uma base neutra nas paredes e depois complementar com toques em cores mais vibrantes, ou fazer o contrário, e aligeirar um ambiente mais escuro com madeiras claras e pormenores em branco ou outra cor neutra e luminosa.
Shutterstock
Adotar o minimalismo é uma tendência japandi
O estilo japandi está muito ligado ao minimalismo, e por isso palavras como destralhar e organizar estão-lhe muito associadas. Afinal, uma casa tradicional japonesa é conhecida pelos seus espaços amplos e limpos, com salas inteiras a terem pouco mais do que um tatami, por exemplo. Mas é aqui que entra a influência do estilo escandinavo, que te permite incluir mais mobiliário e acessórios que cumpram algum tipo de função importante no dia a dia, aliando-se assim no estilo japandi o minimalismo ao funcionalismo.