Estilo nórdico: tudo o que você precisa saber
5 minutos
É o estilo da luminosidade por excelência. Cores claras, claridade, tranquilidade ... Todas as qualidades que desejamos para a nossa casa.
Última atualização: 13 setembro, 2018
O estilo nórdico ou escandinavo, nasceu no início do século XX nos países mais frios do norte da Europa: Noruega, Suécia e Dinamarca. Isso porque são caracterizados por serem lugares onde durante a maior parte do dia não há luz natural e os invernos são longos e frios.
De modo que a premissa básica deste estilo é não preencher o espaço com coisas sem utilidade. É por isso que defende o minimalismo em todas as suas formas. Baseia-se principalmente na cor branca, com linhas retas e funcionais. Nesse sentido, é aconchegante, claro, cheio de personalidade e luz.
Sem dúvida, este estilo é considerado um dos mais populares do mundo. Estas são as características principais do estilo nórdico.
A cor branca acima de tudo
Antes de tudo, a marca registrada do estilo nórdico é o uso do branco. As paredes geralmente são dessa cor, de modo que os quartos irradiam luz. No entanto, agora propõe-se a inovação de colocar papéis de parede com algum tipo de estampa e dar um toque de modernidade e cor.
Sem dúvida, o branco reforça a sensação de limpeza visual e multiplica a luz. Mas, isso não significa que o preto ou alguma cor escura não sejam utilizadas. Assim, os tons mais suaves também podem ser combinados neste tipo de ambientes com papel de parede.
Isso é muito visto nas paredes principais da sala de estar, onde os sofás são colocados. Ou no quarto, onde a cabeceira da cama é colocada. Isso, por sua vez, traz aconchego e vitalidade. Na verdade, o branco puro está dando lugar a outras pinceladas.
Agora, a tendência é introduzir algumas cores metálicas, como ouro, prata e cobre. Isso proporciona ainda mais brilho ao ambiente e uma nuance industrial.
Por isso, se você está cansado com tanto branco em sua casa, pode combinar com tons cinzas e beges, tanto nas paredes como nos móveis ou complementos. No entanto, se você quiser adicionar um toque de cor mais escura, o marrom é uma ótima opção. Ou seja, é muito comum ver mesas em tons escuros com cadeiras brancas. Com esta combinação, a cor escura se destaca e ganha proeminência na decoração.
Mais e mais luz
Não importa se é luz natural ou artificial. A coisa mais importante deste estilo é que a luz seja abundante. Como dissemos antes, é um estilo que se originou nos países do norte da Europa, onde a luz é escassa. Daí a razão pela qual é tão apreciada e importante nas casas dessas regiões.
Para conseguir um ambiente com muita luz, é importante que você evite as cortinas de cor escura. Dessa forma, é preciso canalizar a luz em todos os ambientes de forma bem distribuída.
Além disso, à noite, temos que intensificar os pontos de luz. Para isso, colocar lustres, luminárias de mesa ou de chão é uma boa opção. Mas, para dar um clima muito mais aconchegante podemos incluir velas, lanternas ou castiçais e colocá-los em toda a casa. A atmosfera ficará extremamente acolhedora.
Minimalismo em estado puro
Sem dúvida, a decoração nórdica é sinônimo de minimalismo. Nesse sentido, o segredo é não sobrecarregar o ambiente com móveis ou outros elementos.
Outra das premissas básicas deste estilo é não ter coisas você não usa ou não fornecem um significado específico para a sua decoração.
Essa é uma grande vantagem, já que você pode investir mais dinheiro na mobília que mais gosta.
Assim, para seguir esta linha minimalista, opte por móveis leves e com linhas retas Além disso, que sejam confortáveis e funcionais para uma decoração prática. Estes móveis propiciam uma decoração muito elegante, por mais simples que pareçam.
Elementos fundamentais
Antes de tudo, é importante lembrar que os elementos naturais não faltam no estilo nórdico. Isso porque eles trazem luminosidade e naturalidade aos ambientes.
Madeira
Para começar, a madeira é o material mais popular neste estilo, já que traz um ar rústico e um pouco de dureza a este estilo tão leve e calmo. Dessa forma, é muito usada em móveis e acessórios menores.
De modo geral, é usada especialmente em tons claros, porque é a mais frequente nas florestas dos países nórdicos. Anteriormente, a madeira era o único elemento neste estilo. Agora, há uma tendência de combiná-la com metal, mármore ou cimento.
Plantas
Por outro lado, as plantas, são outro grande elemento deste estilo. Não podem faltar, se quisermos conseguir esse ambiente 100% natural.
Elas são o principal elemento do estilo nórdico. De modo que podemos combiná-las dependendo da estação em que estamos. Aliás, a opção mais comum é decorar com muitas plantas verdes. No entanto, se morarmos perto de florestas ou campos, poderemos decorar com flores silvestres.
Se você mora em um lugar frio, as plantas artificiais são uma boa opção.
Nos acessórios, menos é mais
Um acessório que não pode faltar na decoração do estilo nórdico são os tecidos. Isso porque as mantas, tapetes e cortinas trazem conforto para sua casa. Os materiais mais utilizados são as peles ou tecidos com pelo, lãs grossas, algodão ou linho.
Outro detalhe que é básico neste estilo são os quadros e porta-retratos. Eles trazem cor e contraste para as paredes brancas. Assim, os quadros podem ser de vários tamanhos para combiná-los entre si e formar um mural na parede. Quanto à cor, geralmente é comum optar por quadros escuros para destacá-los do restante dos elementos.
O estilo nórdico é uma grande tendência. É comum ver esse tipo de decoração não apenas em casas, mas em lojas, cafés ou restaurantes, em busca de ambientes aconchegantes e confortáveis.
Em suma, se você não quiser implementar esse estilo em toda a sua casa, poderá incluir pequenos espaços com toques nórdicos ou distribuí-los da maneira que quiser.
This might interest you...
Decoração nórdica em apenas 7 passos.
O estilo nórdico ou escandinavo é um xodó e está forte há vários anos. E ao que tudo indica não sairá de moda tão cedo, principalmente por conta de sua praticidade.
Esse estilo se originou como o nome indica nos países do norte da Europa, como Finlândia ou Noruega.
Mas pouco a pouco foi introduzida em outros países, contribuindo com algumas tendências para a decoração, uma vez que esse estilo possui grandes semelhanças com o estilo minimalista.
Porém, a decoração nórdica evoluiu e foram estabelecidas algumas bases: possui uma base funcional, simples, bonita e natural; mas esse estilo nórdico não é feito apenas para residências, mas também pode ser incorporado a usos comerciais, podendo ser adotado por estabelecimentos como bares, restaurantes, etc.
Sem mais delongas vem com a gente que temos uma série de dicas que ajudarão você, como um guia para remodelar seu espaço.
Branco como protagonista.
Como nos países nórdicos o inverno é muito longo e frio, a luz natural é escassa, tendo em algumas estações entre 6 ou 7 horas.
Buscando combater essa escassez de luminosidade, cores claras - especialmente o branco - começaram a ser usadas nos cômodos das casas, tanto nas paredes quanto nos móveis, até nos pisos.
Essa cor, além de criar essa luminosidade, também ajuda os espaços criados a serem muito mais vistos.
Para romper com a cor branca que inunda a sala inteira na decoração nórdica, são usadas cores com tons quentes, como o marrom.
Às vezes, ele será compensado por cinza ou preto, embora também seja possível ver alguma cor de mostarda.
No entanto, isso não significa que às vezes os escandinavos não se arrisquem a pintar suas casas em outras cores.
Em algumas ocasiões, cores "nuas", como azul, verde e rosa, podem ser vistas.
Por outro lado, essa necessidade de aproveitar a luz e obter maior amplitude significa que em casas com estilo escandinavo elas tendem a deixar as janelas sem revestimento, ou seja, em casas com esse estilo não haverá cortinas.
No entanto, se forem usados, tecidos como linho são os escolhidos para essa missão.
>> Saiba mais: Estilo minimalista, vai um pouco de elegância e sobriedade aí?
Outras cores no estilo nórdico.
Como vimos anteriormente nem só de branco vive o estilo nórdico, embora seja o "o cara" dentro do estilo.
Também podemos utilizar cores pastel para ajudar a criar espaços visualmente mais amplos e luminosos. Além disso, podemos completar a nossa decoração utilizando elementos de diferentes texturas, sempre com tonalidades neutras, como o cinzento, o castanho ou o preto.
Podemos introduzir apontamentos de cor através de diferentes elementos decorativos, como almofadas, mantas, colchas ou quadros. Mas lembre-se, escolha sempre cores suaves e neutras!
Confira outras cores que podem ser inseridas numa decoração de estilo nórdico:
Cinzento: É uma cor que está muto presente nas suas versões mais claras, uma vez que funciona como uma cor neutra e não perde nem um pouco de luminosidade. Combina perfeitamente com as restantes cores do estilo nórdico.
É uma cor que está muto presente nas suas versões mais claras, uma vez que funciona como uma cor neutra e não perde nem um pouco de luminosidade. Combina perfeitamente com as restantes cores do estilo nórdico. Verde: Torna a divisão mais relaxante e natural.
Torna a divisão mais relaxante e natural. Azuis: Os tons claros e suaves de azul actuam mais ou menos como o branco, refletindo a luz natural e aumentando a luminosidade da divisão.
Os tons claros e suaves de azul actuam mais ou menos como o branco, refletindo a luz natural e aumentando a luminosidade da divisão. Rosa Quartzo: Esta cor é muito utilizada no estilo nórdico porque possui a suavidade e delicadeza características que são bastante apreciadas para criar este tipo de ambientes.
>> Saiba mais: Cores fortes e contrastantes na decor? Conheça o Color Block.
Móveis de madeira e vime.
A madeira é de cor clara, é outro dos protagonistas da decoração nórdica.
Eles geralmente optam por tons claros, já que as espécies mais comuns nas florestas são pinheiro, carvalho, faia ou bordo.
Tudo é voltado para atrair luz e criar espaços mais acolhedores e envolventes.
Em alguns casos, a madeira também é pintada de branco, mas em outros, os proprietários costumam lavá-la com alvejante para reduzir a cor e aprimorar ainda mais a luz.
Por outro lado, os acessórios ou móveis de vime também são vistos nos últimos anos neste estilo escandinavo, uma vez que combina perfeitamente com os tons frios e quentes que são usados.
Uma das peças de mobiliário mais frequentes que você poderá ver são as lâmpadas de vime, pois trazem calor e textura ao quarto da sua casa.
Outra utilidade são as cestas de vime para guardar toalhas ou cosméticos no banheiro, evitando gavetas nos móveis.
Em alguns casos, outros materiais também são usados para velas, bandejas ou vasos, como material metálico.
Dando um toque mais moderno e contemporâneo ao quarto, esse estilo pode ser anexado a uma casa na cidade.
>> Saiba mais: Conheça o Japandi: o novo estilo decorativo que está dando o que falar!
Tecidos naturais.
Ao decorar os quartos, o estilo nórdico aposta em tecidos provenientes da natureza e que ajudam o meio ambiente, como algodão, linho ou lã.
A maioria dos materiais usados é ecológica, algo muito importante nesse estilo.
Quanto à cor, podem ser tons mais quentes, mas geralmente nunca saem daqueles já nomeados como marrom ou cinza.
Além disso, devido a uma base de cor fria, a sala ajuda você a brincar com os acessórios.
No entanto, eles também se empolgam e podem usar padrões geométricos usando preto e branco, mas também em outras cores.
Isso geralmente é visto em cobertores, almofadas, capas de almofadas, edredons, tapetes e até ocasionalmente nas paredes.
>> Saiba mais:Direto ao ponto: como combinar estampados na decoração.
Flores e fotografias.
As plantas também são muito comuns nessa decoração, trazendo cor e beleza ao ambiente, e ajudando a criar espaços naturais, principalmente nos banheiros, pois trazem alegria e animação, essa área da casa geralmente é um espaço frio.
Outra característica é o uso de fotografias, álbuns de fotografias ou folhas nas paredes para romper com a cor branca.
Essas imagens podem ser fotos de celebridades, familiares, desenhos gráficos, padrões geométricos.
Também é muito comum inundar uma parede inteira da sala apenas com essas imagens para dar uma sensação de aconchego.
>> Saiba mais: Vamos Decorar com Fotos?
Formas retas e simples.
O corte dos móveis é muito simples: bordas retas e limpas são geralmente usadas acompanhadas de curvas muito bem moldadas.
Os espaços nunca devem ser sobrecarregados com móveis, mas precisamos obter um espaço limpo, prático e funcional ao mesmo tempo.
>> Saiba mais: Da gaveta para a decoração: Álbum de fotos para cada momento de sua vida!
Xô bagunça.
Uma das maiores características desses espaços é eliminar a desordem.
Você deve pensar que nos países escandinavos as famílias passam muitas horas dentro de suas casas, devido ao clima frio nas ruas.
A frase "menos é mais" é perfeita para explicar o estilo escandinavo.
Como na decoração zen, eles cuidam para que os espaços sejam mantidos limpos, arrumados e visualmente relaxados.
Além disso, como já mencionado, os espaços devem ser práticos, podendo investir em armazenamento e criar espaços quase minimalistas, colocando sempre a funcionalidade do espaço e sua distribuição em primeiro lugar, uma vez que uma sala de estar não é decorada da mesma forma que uma cozinha.
Se a ideia é incorporar a decoração nórdica ao seu dia a dia, lembre-se de acrescentar toques da sua personalidade ao ambiente.
Assim, por mais que você siga os preceitos básicos do estilo — branco, luminosidade, simplicidade, materiais naturais — sua decoração será única, baseada nos seus gostos e no seu modo de viver.
E conte com o Prego e Martelo pra isso! ;)
Conheça as características
Estilo escandinavo de decoração O estilo escandinavo de decorar está em alta e muito tem se ouvido falar sobre ele. No insta, são inúmeros os perfis e as hashtags que levam à esse estilo, mas poucos as que de fato contemplam o que ele representa. Então vamos entender o que o define?!
Decoração escandinava
A Escandinávia é uma região do Norte da Europa que abrange países como Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca, onde esse tipo de decoração é baseado nas características das paisagens e dos artesanatos locais, que tem um aspecto mais “envelhecido” (vintage). Por se tratar de uma região com pouca luminosidade, há uma preocupação constante com esse item, exigindo cores claras e grandes vãos de iluminação.
Carlos Larsson foi um artista sueco que influenciou a disseminação desse estilo nos interiores das residências, onde o moderno e o tradicional se misturavam, através da aplicação da arte dentro da sua própria casa, trazendo o que havia de mais atual combinado com a característica mais antiga dos artesãos locais, virando referência no estilo e tornando sua residência uma das mais famosas do mundo.
A principal característica do estilo escandinavo é ser um ambiente minimalista e básico, com predomínio da cor branca com cores e estampas pontuais, geralmente nos móveis ou itens de decoração.
Devido ao excesso do branco, existe um grande risco do projeto ter um aspecto frio, devendo ser evitado através da aplicação correta das cores mais escuras, como madeira e preto, trazendo equilíbrio às composições.
Utilizar luminárias pretas ou tapetes escuros é uma boa opção, lembrando que o estilo se destaca por cores sóbrias, sempre predominando branco, preto, cinzas, bege e estampas.
Outra característica importante desse estilo é contar com espaços funcionais e minimalistas, com ambientes muito práticos. É comum encontrarmos grandes espaços vazios, já que só se coloca aquilo que é fundamental. Praticar o desapego faz parte desse decor! rs
Entradas de luz e elementos que remetem à natureza também são alguns pilares da decoração nórdica, por isso o predomínio do branco e de pisos em madeira (de preferência, madeira clara).
Na decoração, cerâmica, vidro, velas e madeira aparecem em destaque. São bem vindas cores em tons pastéis como amarelo, rosa e verde, que acompanham a suavidade dos outros elementos. Decorações em cobre reforçam a delicadeza desse estilo e são uma ótima opção, podendo ser aliada com verde musgo e azul marinho, bases que destacam ainda mais o cobreado.
Outras dicas que auxiliam para quebrar a frieza do branco é apostar em itens feitos de elementos naturais, como linho, madeira, lã e pedras. Granitos e cristais vão super bem nesse decor, enquanto tecidos de mantas que imitam pele de carneiro ou que tenham estampas étnicas também devem estar presentes por todos os cômodos, como se estivessem sido “esquecidos” ali.
A grande dificuldade desse estilo é conseguir transformar um ambiente neutro (branco e preto), em um local descontraído, aconchegante e alegre. Para isso, é fundamental escolher os mobiliários e elementos decorativos corretos, onde o design deve ser simples, composto de linhas retas e onde os elementos decorativos tem a principal função de compor a descontração do ambiente. Quadros, almofadas e vasos dispostos no chão criam essa atmosfera mais leve, mas cuidado… Essa “desorganização” precisa ser “organizada” rs senão ao invés de despojado, vai parecer confuso e bagunçado. Selecione um ou dois itens nos ambientes principais e mantenha o restante na arrumação convencional.
Projeto: Priscilla Dattilio
O uso de prateleiras e armários abertos também é constante nesse estilo, já que reforça essa característica “simples” e aconchegante que o nórdico trás. Prateleiras brancas, pedras ou em madeira rústica com estrutura metálica são opções excelentes.
E você, também é adepto do estilo escandinavo?!
Se sim, recomendo visitar o My Scandinavian Home , um dos blogs e apês de estilo nórdico mais desejados do mundo!