Todo mundo sonha em morar na casa dos sonhos e um dos passos que ajudam a tornar esse sonho realidade é a decoração dos ambientes, afinal é essa a etapa responsável por dar ao lar a personalidade dos seus moradores.
Entretanto, nem sempre é fácil decidir como decorar a casa ou apartamento. Existem inúmeros estilos de decoração que podem ser aplicados, proporcionando aos ambientes atmosferas únicas.
Para te ajudar nessa missão, vamos falar sobre os estilos de decoração mais conhecidos para que você identifique o seu.
Quais os estilos de decoração?
Existe uma variedade enorme de estilos de decoração para casas e apartamentos. Cada um deles possui suas características específicas, que são responsáveis por causar experiências e sensações em quem vive e visita esses espaços decorados.
Por isso, identificar e escolher o seu estilo pode ser complexo, requer certo tempo de pesquisa até que você realmente se conecte com um estilo e queira aplicá-lo em sua casa.
Quais são as características de cada estilo de decoração?
Como existem muitos estilos de decoração, nós separamos as características dos principais para que você entenda cada um e identifique qual combina mais com você:
Estilo clássico
Esse é o estilo de decoração mais tradicional, aquele que sempre está em alta e continua presente em milhares de lares. Normalmente é reconhecido pelos traços e detalhes dos séculos passados, que remetem às casas nobres e palácios dos séculos XVII e XVIII.
É uma decoração composta por objetos escolhidos a dedo. Costuma empregar mobiliário volumoso, robusto e vários elementos. A madeira aparece em tons mais escuros e, muitas vezes, com entalhes. Os tecidos geralmente são estampados, aveludados e adamascados, por exemplo.
As cores mais utilizadas são o branco, preto, bege, off-white e marrom. Objetos com detalhes em pedras naturais como mármore e granito, combinam muito bem em ambientes com decoração no estilo clássico, assim como espelhos, papéis de paredes com estampas e uso das cores bronze e dourado em objetos.
Imagens ilustrativas
Como os objetos e móveis utilizados para a composição desse estilo normalmente são grandes, volumosos e repletos de detalhes, é indicado para ambientes mais amplos, evitando assim, que o cômodo fique sobrecarregado.
Estilo rústico
Esse é um estilo de decoração recomendado para quem ama a natureza e gosta de se sentir próximo dela. É mito que o estilo rústico deve ser utilizado apenas em casas de campo e de ranchos. Casas ou até mesmo apartamentos urbanos também combinam muito com esse estilo.
O estilo rústico proporciona muito aconchego aos ambientes, além de um clima super calmo e tranquilo ao lar. Nesse estilo, o uso de madeira natural, fibras naturais, barro e couro, em suas condições mais naturais e “brutas” prevalece, ganhando bastante destaque nas composições.
As cores mais utilizadas em projetos de decoração de interiores com estilo rústico são aquelas inspiradas em elementos naturais, como marrom e verde, por exemplo, muitas vezes em tons pastel e alguns tons de cinza.
Imagem ilustrativa
Um detalhe muito conhecido desse estilo são os tijolos aparentes como elemento de destaque em paredes, assim como as pedras naturais. Móveis um pouco desgastados e com aparência de antigos também são ótimos para compor ambientes com estilo rústico.
Estilo escandinavo
O estilo de decoração escandinavo é atemporal, se baseia na simplicidade do estilo de vida dos moradores de países nórdicos para compor ambientes minimalistas e aconchegantes.
O branco, os tons neutros, acinzentados e nudes, e alguns toques de cor, inspirados na natureza, como o verde, dominam os ambientes.
Para proporcionar a sensação de aconchego, são inseridos toques marcantes de madeira (quase sempre em cor clara) na mobília e até mesmo em revestimentos do piso e paredes. Também ocorre o uso de mantas, colchas, tapetes volumosos, com o intuito de deixar o ambiente aquecido.
Um dos destaques do estilo de decoração escandinavo, e que também é uma de suas grandes marcas, é o posicionamento incomum dos objetos de decoração, como quadros e espelhos encostados diretamente no chão, trazendo aquele toque de personalidade.
O uso de objetos naturais na decoração também é corriqueiro, bem como a grande presença de luz natural.
Imagem ilustrativa
Estilo retrô
O estilo retrô, diferente do vintage, é uma releitura dos itens que mais fizeram sucesso no passado, mas redesenhados com aspectos e linguagens atuais. Para que a diferença fique bem clara, o estilo vintage utiliza os objetos do passado, móveis e objetos antigos, de suas respectivas épocas.
No estilo retrô, é comum observar o uso de peças icônicas de design, superfícies com acabamentos brilhantes, móveis baixos, estampas com padronagem e composição contrastante de cores.
Imagem ilustrativa
Dentro do estilo retrô, é predominante o uso variado de cores, sejam elas fortes ou mais suaves. É ótimo para pessoas que gostam de ambientes mais modernos e despojados. Muito bom para quem deseja ter um lar cheio de personalidade.
Estilo industrial
Esse é bastante conhecido e ganhou destaque nos últimos anos. O estilo industrial, que surgiu em 1970, devido a necessidade da integração do lar com o trabalho, se caracteriza pelo uso de concreto e tubulações aparentes, paredes de tijolinhos, vigas e ligações expostas, etc.
Seu objetivo é criar ambientes com um clima de galpão, por isso, combina bastante com locais que possuem o pé direito alto. Os objetos de decoração no estilo industrial normalmente possuem detalhes em cobre ou alumínio, como por exemplo as luminárias.
O revestimento em cimento queimado e as cores neutras e sóbrias, como cinza, branco e marrom são suas maiores marcas registradas.
Imagens ilustrativas
A ideia principal é deixar aparente os materiais tal como são, sem encobri-los e escondê-los.
Estilo moderno
Também conhecido como estilo modernista, o estilo de decoração moderno muitas vezes é confundido com o contemporâneo, contudo, apresenta suas especificidades.
Nessa abordagem, o objetivo é remontar a virada do século vinte, por isso, é normalmente caracterizado pelo uso de cores neutras e tons terrosos, com móveis produzidos em materiais de origem natural e com foco na praticidade e funcionalidade para o lar.
Imagem ilustrativa
A funcionalidade do mobiliário, objetos e espaços costuma ser bastante evidenciado, eliminando o excesso de objetos decorativos e acessórios, daí seu princípio minimalista. O uso de padrões monocromáticos, linhas retas e simples, poucas texturas, e móveis com design e também se faz presente nesse estilo de decoração.
É considerado um estilo bastante atemporal, que nunca sai de moda.
Estilo contemporâneo
O estilo contemporâneo se deriva do movimento modernista, que influenciou e revolucionou tanto a área da arte, quanto do design. Se caracteriza pelo uso de linhas puras, pontos focais e minimalismo. A conhecida expressão “Menos é mais” combina perfeitamente com esse estilo de decoração.
Ele é perfeito para aquelas pessoas que buscam praticidade na rotina do lar e desejam apenas viver com objetos e utensílios essenciais para o conforto, mas que não abrem mãos de espaços únicos e irreverentes. Nesse estilo é permitido ousar mais.
Os pontos focais deste estilo de decoração são as texturas nos móveis, objetos de decoração e até mesmo paredes. As linhas retas se misturam com linhas sinuosas presentes na composição, criando assim pontos focais e ambientes únicos.
A maior característica desse estilo é a praticidade atrelada a mistura de formas variadas, cores e objetos na decoração, como um tapete com formas geométricas, uma peça de arte personalizada, almofadas com estampas, etc.
Os móveis espaçosos, confortáveis e com superfícies lisas são ótimos para a composição de ambientes no estilo contemporâneo.
Estilo Boho
Esse é um estilo ótimo para quem gosta de fazer combinações e preza por ambientes aconchegantes e confortáveis.
O estilo de decoração Boho, é construído a partir influências diversas, como o estilo oriental, hippie, cultura cigana e até elementos étnicos. Perfeito para criar ambientes e lares mais ousados e principalmente despojados.
Imagens ilustrativas
O grande segredo do estilo de decoração Boho é saber como combinar elementos diversos de forma harmônica. Nele é predominante o uso de cores diversas, tecidos variados, texturas, além de objetos como plantas, itens de crochê, macramé e outros.
Por exemplo, em uma decoração de sala estilo Boho podem ser utilizados tapetes de crochê, almofadas e até mantas para o sofá com estampas étnicas, plantas variadas, etc.
Quer decorar a sua casa ou apartamento?
Agora que você já conhece os principais estilos de decoração, conseguiu identificar qual mais combina com você? Se sim, está a um passo de ter o lar dos sonhos.
Você pode contar com os conhecimentos dos profissionais do escritório Cubo Arquitetura nesse momento importante. Nossa equipe é qualificada para desenvolver projetos de decoração e interiores surpreendentes, atendendo a todos os seus desejos e necessidades.
Aqui no escritório, adotamos uma metodologia na qual aplicamos um questionário estruturado, que auxilia na identificação do estilo com o qual o cliente mais se identifica, para que o projeto a ser desenvolvido seja o mais personalizado possível, respeitando sua identidade.
Quer conhecer um pouco do nosso trabalho? Clique aqui e confira nosso portfólio. Aproveite e também conheça a nossa equipe que está pronta para te ajudar, clique aqui .
Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre arquitetura e decoração. Compartilhe esse artigo com os amigos e nos siga nas redes sociais.
Instagram: @cubo_arquitetura
Facebook: /cubo.arq.br
Pinterest: /cubo_arquitetura