Sem dúvidas, com a chegada da pandemia, passamos a ficar mais tempo em casa e, consequentemente, a valorizar mais os ambientes que nos acolhem e proporcionam momentos de descanso e sossego. Por esse motivo, muitas pessoas perceberam que os seus imóveis já não atendiam mais às suas necessidades e passaram a buscar novas casas, apartamentos ou, até mesmo, kitnets à venda.
Entretanto, nem todo mundo pretende se mudar. Alguns moradores decidiram por fazer alguns retoques e apostar em novos tipos de decorações para tornar os seus lares mais confortáveis e aconchegantes.
Pensando nisso, listamos 5 estilos de home decor ideais para quem busca a união perfeita entre o requinte e a simplicidade. Siga com a gente e confira.
Veja também:
1. Decoração contemporânea
Entre as mais populares do momento, a decoração contemporânea é garantia de elegância e simplicidade. Caracterizada pelos móveis lineares, elementos clean e tons neutros, a proposta se baseia no “menos é mais” e é uma ótima aposta para pessoas modernas que desejam um cotidiano mais prático e descomplicado.
Para isso, uma boa pedida é investir em almofadas coloridas, sofás almofadados e confortáveis e materiais em vidro, aço, madeira e pedras naturais.
2. Tendência Boho
Certeiro para os moradores expressarem toda a sua vibração e criatividade, a boho decor mixa diversas referências étnicas como o hippie, o punk, o country, o vintage e o romântico. Esse mix inusitado tira qualquer ambiente do óbvio e adiciona aos imóveis uma personalidade única.
Com diversas cores, texturas e formatos, o boho permite mobílias amplas, tecidos coloridos, pufes, elementos antigos e o encontro de várias tonalidades como o bege, o preto, o verde militar, o caqui e o café.
3. Mood Escandinavo
Outra forte tendência da home decor, o mood escandinavo enche os olhos daqueles que buscam por beleza e aconchego. Embora esteja presente desde o século XX, esse estilo agrega um toque contemporâneo aos ambientes.
Para investir na tendência é preciso, antes de mais nada, apostar em cores sóbrias como o branco e complementar com tonalidades mais vivas em objetos e elementos. Além disso, texturas e iluminação natural também são muito bem-vindas para preencher os espaços que, preferencialmente, não devem acompanhar muitos móveis ou objetos, para oferecer sensações de espaço e aconchego.
4. Estilo rústico
Ideal para aqueles que buscam por espaços mais aconchegantes, o estilo rústico é uma opção tanto para quem deseja reformar os espaços quanto para quem está em busca de comprar apartamentos ou casas à venda. Afinal, essa tendência é tão buscada no momento que é possível encontrar imóveis prontos e mobiliados que acompanham o conceito.
Para compor a decoração, a madeira é um dos elementos principais e deve estar presente em móveis, objetos e peças artesanais. Além disso, texturas, objetos em cerâmica, estampas florais e xadrez também são boas pedidas Assim, é possível resgatar aquele ar nostálgico e aconchegante super especial.
5. Decor industrial
Por fim, não é à toa que a decoração industrial é uma das mais buscadas nos últimos tempos. A proposta exala urbanidade, modernidade e jovialidade e faz sucesso em lofts, flats, apartamentos, casas e, até mesmo, salas comerciais.
Nessa trend, a divisão dos espaços é feita pelas próprias mobílias, os tons escuros predominam e os detalhes são marcados por cores vívidas e alegres. Bons exemplos são combinações de cinza e amarelo, preto e azul, cinza e vermelho.
Enfim, gostou de descobrir os principais tipo de decoração para quem busca por requinte e simplicidade? Então, conte para nós nos comentários e continue de olho no blog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Estilos de decoração: conheça os mais populares
Se você está decorando sua casa, pode ser que tenha ficado confuso em quais estilos de decoração escolher. É por isso que nós trouxemos dicas das principais formas que você pode decorar sua casa.
Antes de pintar, comprar móveis ou tomar qualquer decisão decorativa para sua casa, é preciso que tudo esteja alinhado aos estilos de decoração que você escolheu. Mas se você ainda está na fase de projetar tudo e também em dúvida sobre como decorar sua casa, esse conteúdo é pra você.
Existem estilos de decoração para todos os gostos, desde o estilo de decoração minimalista até o industrial. Cada um expressa uma forma de sentir sua casa e variam muito de pessoa para pessoa. Por isso, antes de escolher qual estilo de decoração utilizar, veja qual combina com você!
Conheça os estilos de decoração mais populares
Separamos vários estilos de decoração para você ficar por dentro das tendências que envolvem a área. Confira!
1 – Decoração Rústica
A decoração rústica é tão comum nas cidades quanto nas casas de campo. Com as recentes tendências de design de interiores, o estilo se instalou de vez nos grandes centros urbanos.
O conforto e a elegância fazem parte deste tipo de decoração e, para expressar isso, são utilizados móveis e objetos que remetem à natureza e à funcionalidade. Quem escolhe este tipo de decoração consegue criar uma conexão com o estilo de vida simples e bucólico, encontrado apenas por moradores do campo.
Principais características
A decoração rústica, conforme dito anteriormente, é intimamente ligada aos elementos da natureza. Assim, é possível dizer que tanto os móveis quanto os objetos desse estilo seguem uma aparência menos comercializada. São elementos que trazem originalidade e se aproximam mais do que é encontrado na natureza.
Dessa forma, a decoração rústica conta com algumas características específicas. Móveis de madeira, objetos feitos ou revestidos de cobre, objetos artesanais, revestimentos de tijolos ou madeira e plantas no interior da casa são algumas delas. A principal característica deste estilo é a falta ou pouco acabamento nos móveis.
2- Decoração Escandinava
A decoração escandinava tem como foco a sobriedade e o aconchego do ambiente. Seguindo uma tendência minimalista, o estilo é fortemente marcado por paredes de cores claras e neutras, como o branco, o gelo e o bege, e por móveis e objetos em cores relacionadas à natureza, como o verde e o marrom.
Um ambiente que segue a tendência escandinava também deve estar muito bem servido de luz natural. Esse fator é fundamental para que haja harmonia entre os cômodos e para que o estilo faça sentido em sua casa.
Principais características
Na maior parte dos casos, os móveis são feitos de madeira, gerando a sensação de elementos naturais dentro do espaço. Quem quer utilizar esse estilo deve ter sempre em mente que a decoração preza pela naturalidade e simplicidade.
Os principais pontos de destaque dessa tendência são os detalhes. Por isso, é comum que os ambientes com decoração escandinava possuam tapetes e tecidos, todos com cores naturais ou neutras.
Outro ponto importante nesse estilo de decoração é a presença de plantas. Além de contribuírem com a estética dos cômodos, este elemento confere um ar de naturalidade e elegância à casa, casando muito com a proposta da decoração escandinava.
Analisando de uma forma geral, a decoração escandinava relaciona itens clássicos e itens modernos. A combinação deve ser realizada com cuidado e muita cautela, para que o ambiente não fique carregado com objetos desnecessários e discrepantes.
3- Decoração Industrial
Criada a partir da necessidade das pessoas se instalarem em espaços de antigas fábricas, a decoração industrial trabalha com tijolos e com tubulações expostas, madeira, metal e muito concreto. Esses fatores são obrigatórios para a elaboração do imóvel contemporâneo, que dispõe de poucas paredes dividindo os cômodos.
A tendência traz aspectos da indústria e é um estilo sofisticado, simples e repleto de personalidade. O design apresenta espaços mais vastos e bem rudimentares, com alvenaria e estrutura em evidência, o que gera um contraste entre a mobília e os artigos decorativos mais requintados.
Principais características desse estilo
A decoração industrial tem esse nome justamente por se inspirar em fábricas, portanto, é comum você encontrar um ambiente bem amplo e aberto, com o acabamento das paredes sem estar completo, com tijolos de concreto e tubulações à vista. Além disso, outros elementos podem estar expostos como vigas de ferro ou colunas de concreto.
Os móveis que mais combinam com esta tendência são os rústicos, apresentando cores como o marrom, cinza e preto. Diferentes de outros estilos de decoração, estão presentes grandes janelas que permitem muita luz natural no ambiente.
4 – Decoração Minimalista
A decoração minimalista preza fundamentalmente pela organização. Quem utiliza esse estilo está sempre buscando a maneira mais simples e funcional de lidar com as várias situações do cotidiano. O minimalismo pode ser definido como um estilo de vida que as pessoas aplicam na vida pessoal e profissional.
Os minimalistas praticam o desapego das coisas materiais e possuem uma maneira de viver muito flexível, que não exige o cumprimento de regras. Ainda, a vida para eles é livre de excessos, vivendo apenas com o necessário. A praticidade é essencial para este estilo, que se utiliza muito da funcionalidade de objetos e ambientes.
Principais características
A decoração minimalista está intimamente ligada com a facilidade de limpeza dos cômodos, bem como a economia de tempo e dinheiro. Por isso, os móveis, bem espaçados e reduzidos, assim como a luz natural, são fundamentais no ambiente minimalista.
O estilo usa muito pouco quadros e objetos decorativos. As cores são quase sempre neutras e claras. Já os móveis são funcionais e confortáveis. A arquitetura desta tendência é moderna e valoriza a área externa e a área interna.
5 – Decoração moderna
O modernismo é o pai dos estilos de decoração minimalista e contemporâneo. Móveis muito elaborados e complexos são substituídos por elementos com design baseado em formas geométricas e linhas retas. A madeira escura é trocada por materiais como aço escovado, ferro crômio e fibra de vidro.
Entre os estilos de decoração, a tendência modernista é a mais sofisticada. Com elementos decorativos futuristas e cores neutras, ela garante a integração entre o conforto e a elegância de uma forma única.
Principais características
Fazem parte deste estilo decorativo, objetos em seda, couro e mármore, que resultam em uma mescla de texturas sem abandonar a noção de um design limpo. Gesso e concreto estão presentes nesta tendência.
As linhas retas estão muito presentes na decoração moderna, sobretudo em áreas externas. No interior, é muito comum ver espelhos retos e extensos que geram a sensação de um espaço maior e mais iluminado.
6- Decoração de casa de praia
Quem já foi para o litoral e ficou hospedado em um imóvel com decoração de praia sabe o quão energizante e relaxante a situação pode ser. Agora, imagine essa sensação de paz e de aconchego todos os dias do ano em cada cômodo da sua casa. Saiba que é muito simples chegar a esse resultado em qualquer cidade.
Por último e não menos importante, a decoração de casa de praia tem elementos que, principalmente, chamam a atenção, trazem um ar mais rústico e a sensação de calmaria. É por isso que você deve investir em cores fortes ou neutras, materiais como madeira e palha, estampas com temas da natureza e elementos decorativos locais.
Principais características
Justamente por conta da sensação de calmaria que uma decoração de casa de praia pode proporcionar, o ambiente conta com elementos naturais que vão desde materiais usados em texturas, como madeira ou palha, até tecidos como o algodão e o barro e a cerâmica em objetos decorativos. As cores geralmente podem ser vibrantes para dar um destaque, como amarelo e azul, combinadas com cores neutras.
Os móveis mais utilizados para este tipo de decoração são aqueles que utilizam acabamento de madeira e de palha. Objetos decorativos são obrigatórios e podem fazer referência a brasilidade e ao tropicalismo. Outro ponto super importante neste estilo decorativo é a presença de plantas, principalmente as tropicais, como coqueiros e palmeiras.
Se você quiser decorar seu jardim com plantas tropicais, assista o vídeo Quintal de casa com plantas tropicais | Carol Costa do Canal Casa GNT, disponível no YouTube.
E aí, gostou do conteúdo?
Existem muitos estilos de decoração e aqui nós citamos apenas alguns deles. O que você achou das dicas? Vai utilizar alguma dessas tendências em sua casa? Deixe a resposta na caixa de comentários logo abaixo e dê sugestões de conteúdo para nosso time de conteúdo!
Você também pode acessar outros posts sobre estilos de decoração no Blog da Arbo. Lá você encontra desde conteúdos voltados à decoração para banheiro até para a decoração de apartamentos pequenos. Ainda, você pode encontrar tudo o que você precisa saber para a decoração da casa.
Na Central de Ajuda da Arbo você vai encontrar diversos conteúdos sobre questões do cotidiano. Acesse e tire suas dúvidas, como por exemplo: Após receber a vistoria, o que eu devo checar no imóvel? ou ainda Sou proprietário, como funciona a visita ao imóvel?
Outra opção para você acessar é a Plataforma da Arbo, que disponibiliza imóveis para compra ou aluguel em diversas cidades do Brasil. O site conta com filtros e mapas para você encontrar a melhor opção de localização do imóvel de seu interesse. Confira!
4 Estilos de Decoração para Móveis de Luxo - Clique Arquitetura | Seu portal de Ideias e Soluções
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Para obter mais informações, consulte nossa política de privacidade
O luxo inspira elegância e abundância em seu interior, sendo pouco mencionado entre os estilos mais populares. Pode não aparecer com frequência nas tendências de decoração, mas é frequentemente desejado. Então, como criar um design de interiores luxuoso em casa?
Quais materiais são mais usados em móveis de luxo?
Para começar, observe muito bem os materiais de uma decoração luxuosa por excelência. É altamente importante a qualidade, pois cada detalhe conta para um interior ricamente decorado. Materiais nobres e de alto padrão são geralmente preferidos em casas de luxo. Pisos laminados, ladrilhos ou mesmo carpetes devem ser excluídos da casa.
Os veios naturais da pedra tornam cada peça única e esta exclusividade é almejada por quem gosta de conferir personalidade à sua decoração.
Em termos de móveis, a madeira nobre é considerada o material de escolha para decorar uma casa de luxo. Lembre-se de que a nogueira, o mogno ou o ébano são madeiras preciosas muito populares na fabricação de móveis de alta qualidade. Para o piso, pode-se optar por um assoalho de madeira maciça, por exemplo. Madeiras exóticas também são reconhecidas por sua qualidade e beleza.
Sofás e demais estofados podem ser revestidos com materiais macios de cores intensas. Móveis de madeira e metálicos podem ganhar adornos dourados. E a combinação de todos os estes elementos resultam em ambientes que remetem à riqueza.
Como o próprio nome diz, nesta decoração usamos apenas o essencial. E é exatamente por isso que a escolha de móveis minimalistas e de luxo pode ser uma opção interessante para quem quer decorar (principalmente se persarmos na cultura de povos como os dinamarqueses, que valorizam estilos como este e buscam a qualidade de vida focando no que importa).
O luxo dos móveis fica por conta do conforto necessário e pelo uso de cores clássicas como o branco ou o cinza claro, que se harmonizam perfeitamente com o estilo minimalista.
Quem opta por este estilo quer função e design integrados, com conforto, elegância e, porquê não, um toque de luxo.
O material é precisamente selecionado sem deixar de lado a estética da peça que é uma verdadeira obra de arte. A qualidade e a durabilidade desses móveis de luxo compensam todo o investimento.
Na decoração moderna é essencial marcar linhas: note o painel de madeira ripado verticalmente transmitindo a sensação de ação e força. Imagem: Houzlook - Pexels