Além da estética, a decoração consegue despertar sentimentos — tornando os ambientes mais acolhedores, práticos, e personalizados. Sendo assim, impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas que moram na casa ou apartamento. Como existem vários estilos e formas de ornamentar o imóvel e deixá-lo com o estilo dos moradores, é interessante ler dicas de decoração, como as que você vai encontrar aqui.
Preparamos um guia completo com informações relevantes para quem precisa de ideias para inovar ou reformar o imóvel. Ao longo do texto, vamos falar sobre tendências, cores, materiais, entre outros tópicos importantes para enfeitar cada cômodo da sua casa. Vamos lá? Boa leitura!
Entenda a importância de planejar a decoração do apartamento
Muitas pessoas acreditam que pensar na decoração da casa é um luxo desnecessário, que serve apenas para impressionar as visitas. Entretanto, como vamos mostrar a seguir, essas pessoas estão totalmente enganadas. Existem vários bons motivos para decorar um imóvel, e esse planejamento tem tudo a ver com o bem estar de quem vive no local.
Aumenta a funcionalidade
Esse é um dos principais objetivos da decoração. Todos os objetos e móveis da casa, por exemplo, precisam ter o tamanho ideal (e devem estar posicionados de uma certa forma) para tornar o dia a dia mais prático. O melhor aproveitamento da área disponível, sempre pensando em deixar espaços livres para a circulação, evita muitos transtornos. A organização também contribui para que objetos sejam encontrados com mais facilidade.
Reduz o estresse
Já notou como locais bagunçados deixam as pessoas mais desestabilizadas? Um ambiente organizado, bem iluminado e bonito contribui para reduzir os níveis de estresse dos moradores. A decoração gera conforto físico e faz com que os moradores tenham mais vontade de aproveitar os cômodos da casa. Com a diminuição do estresse também podemos perceber uma melhora geral na saúde mental e física das pessoas que vivem no imóvel.
Favorece a iluminação natural
Ninguém gosta de viver no escuro. A iluminação natural traz vida para os ambientes e é essencial criar estratégias para aproveitar ao máximo a incidência solar. Esse é um dos critérios analisados durante o planejamento da decoração.
Além dos benefícios para a saúde, como a absorção de vitamina D e melhora no humor, a luz natural gera economia. Afinal, em um ambiente mais claro e arejado os moradores precisam gastar menos energia elétrica.
Melhora a socialização
Quem nunca deixou de convidar os amigos para jantar por vergonha da bagunça? A maioria das pessoas não desejam que os outros saibam que a casa é extremamente desorganizada. Um local bem decorado deixa os moradores mais motivados e confortáveis para receber amigos e familiares.
Valoriza o imóvel
Se a casa ou apartamento for próprio, saiba que as melhorias, seja na estrutura ou no acabamento, são alguns dos critérios que valorizam a propriedade. O preço aumenta tanto para a venda, quanto para a locação, o que pode ser uma grande vantagem no futuro.
Decida entre contratar ou não um profissional
Contratar um decorador profissional ou um designer de interiores é uma possibilidade, principalmente para quem não tem tempo ou energia para decorar a casa. O profissional pode ser admitido para algumas áreas específicas ou para decorar o imóvel inteiro. Isso significa que é possível adaptar o projeto a sua necessidade e orçamento.
Existem algumas vantagens em contratar um profissional. Afinal, ele tem conhecimentos aprofundados sobre decoração, está atento às principais tendências e sabe quais são os materiais mais indicados para cada situação.
Outro benefício interessante é que o profissional de decoração conta com uma rede de parceiros, como pintores, marceneiros, lojas da área, o que pode possibilitar uma negociação de valores interessante. Se essa for a sua escolha, vale a pena procurar saber mais sobre isso com o contratado.
Entretanto, muitas pessoas preferem planejar a decoração sozinha para poderem decidir cada detalhe de como vai ser o seu lar, sem precisar da ajuda de terceiros. Apesar de ser um pouco mais trabalhosa, essa opção também tem as suas vantagens. Pode não ser fácil encontrar um profissional de decoração que consiga atender as suas necessidades de horários e estilo.
Caso contrate um profissional mal qualificado, corre o risco de a decoração final não ficar com a personalidade dos moradores. Geralmente, isso acontece quando ele recebe “carta branca” para fazer as escolhas do projeto e o estilo das pessoas que vão morar no imóvel fica em segundo plano.
Contratar ou não um profissional é uma decisão extremamente pessoal. A escolha precisa ser feita após analisar os custos, expectativas e objetivos da reforma.
Veja algumas perguntas que podem ajudar você a tomar a decisão com mais segurança.
qual é o orçamento disponível para a decoração?;
existe na sua região um profissional especialista no estilo que você deseja?;
você gosta de decoração e está disposto a pesquisar sobre o assunto?
Conheça as tendências de decoração
Contratando ou não um profissional de decoração, é interessante estar por dentro das tendências da área. Como você sabe, não existem regras absolutas quando o assunto é a ornamentação de espaços. Elas servem para estimular a imaginação e criatividade, inspirando as pessoas a fazerem as melhores escolhas para os seus projetos, seja aproveitando as tendências de luxo ou as mais simples.
Cores
É essencial escolher bem tons que vão cobrir as paredes da casa. Eles influenciam diretamente as sensações que as pessoas vão ter ao entrar em cada ambiente. Dessa maneira, um dos critérios que precisam ser considerados ao optar pela cor são as atividades que vão ser executadas no cômodo.
Se o lugar vai servir para descanso, por exemplo, tons de azul — que transmitem serenidade e tranquilidade — podem ser uma boa opção . Agora, se o objetivo é dar mais otimismo, energia e alegria a um cômodo, as cores amarela e laranja podem ser uma boa pedida.
Como existem inúmeras opções de cores disponíveis no mercado (uma mais bonita que a outra), tomar essa decisão não é nada fácil. Felizmente, marcas brasileiras de tintas divulgam as suas apostas de tons para o ano e as sugestões podem servir de referência.
Coral – Creme Brulée
A Coral indicou como referência a Creme Brulée — um tom caramelo relaxante e convidativo. A cor também pode dar a ideia de revitalização, segundo os especialistas da marca, tudo depende da iluminação do ambiente.
Sherwin-Williams – Caverna
A cor escolhida pela Sherwin-Williams é uma terracota quente, que traz a sensação de acolhimento e sofisticação. O tom terroso remete as cavernas e, consequentemente, aos nossos ancestrais. Apesar de lembrar o passado, a cor é muito moderna e requintada.
Eucatex – Especiaria Antiga
Aproximação com especiarias, a terra e os temperos, foram o que inspiraram a escolha da Eucatex. Especiaria Antiga também é um com terrosa, que envolve misturas de tons de rosa e vermelho. Um dos diferenciais do tom é que ele fica bem em ambientes internos e externos, trazendo aconchego e refinamento ao local.
Suvinil – Quentão
Lembra da famosa bebida típica das festas juninas? Foi pensando nela que a empresa deu nome a sua aposta de cor para 2019. A cor é um amarelo terroso, em tom um pouco mais fechado que a tonalidade mostarda, que transmite luz e aquecimento ao lugar. Ela é alegre, moderna e combina facilmente com outras paletas. Perfeita para dar aconchego e construir contrastes.
Pantone – Living Coral
O Pantone Color Institute, empresa que lança tendências globais de cores, também divulgou a sua aposta para 2019: a Living Coral. Uma tonalidade alegre e suave que foi feita, segundo a diretora executiva da marca Leatrice Eiseman, “consumidores que anseiam por interações humanas e conectividade social”.
Materiais
Sustentabilidade e praticidade são algumas das palavras que podem conseguir resumir as tendências para materiais em 2019. Veja alguns exemplos.
Madeira
Tanto a madeira natural quanto a madeira escura vão estar em alta durante o ano. O material traz o conforto, que está sendo tão buscado em todas as tendências de decoração, além de ser muito bonito e versátil.
Granilite
Já ouviu falar desse material? Ele é a mistura de mármore, pedras naturais, cimento e pigmentos. Antigamente ele era aproveitado apenas para o revestimento de pisos, mas agora pode aparece em bancadas de banheiro e cozinha, tampas de mesas ou até sendo simulados em estampas de almofadas e papéis de parede.
Estilos
Descobrir qual é o seu estilo preferido de decoração pode ajudar e muito o momento de ornamentar o imóvel. Isso não significa que você deva seguir o mesmo modelo em todos os cômodos da casa, é possível adaptar e misturar estilos para que o resultado final fique com a sua personalidade. Conheça algumas tendências que vão estar muito presentes nas residências no decorrer deste ano.
Rústico
Esse estilo de decoração é inspirado nas casas campestres, se aproveita de acabamentos imperfeitos, texturas e elementos naturais. Panelas de ferro, peneira de palha e madeira de demolição são características de casas que seguem a tendência. A ideia é construir um ambiente simples, convidativo e aconchegante, como geralmente são as residências da zona rural.
Minimalismo
A ideia de que menos é mais também pode ser aplicada na decoração, é o estilo que chamamos de minimalismo. A estética minimalista, que é limpa e organizada, transmite a sensação de tranquilidade e disposição. Para isso, são usadas cores neutras e o menor número possível de objetos e móveis. O estilo é elegante, atemporal e muito prático.
Formas curvilíneas
Formas curvas também estão em alta. O objetivo é usar formas mais orgânicas para aproximar a décor ao meio ambiente, já que são mais próximas das que são encontradas na natureza. As curvas também são mais suaves e aconchegantes do que as linhas retas,
Veja onde elas podem aparecer nos ambientes:
poltronas;
cadeiras;
molduras;
espelhos;
luminárias.
Industrial
O estilo industrial é ideal para quem quer trazer um pouco do charme urbano para dentro de casa. As características principais da tendência são os espaços, janelas e portas amplas, estruturas aparentes e acessórios sofisticados.
Atente-se a iluminação de cada ambiente
Entra ano e sai ano e ela continua essencial para a decoração de qualquer espaço. A iluminação, que muitas vezes não recebe a devida atenção, é importante para esconder ou destacar objetos, passar sensações e facilitar as atividades que vão ser realizadas no espaço. Uma das ações mais econômicas e efetivas para isso é valorizar a iluminação natural. Isso pode ser feito com o uso de cortinas mais leves, por exemplo. Confira algumas dicas de como iluminar artificialmente cada ambiente do seu lar.
Quartos
Nos quartos a iluminação deve ser suave para não atrapalhar os momentos de descanso. A temperatura quente torna o lugar mais confortável. Uma iluminação de apoio próximo a cama, como um abajur ou luzes embutidas nas paredes, podem ser úteis para quem gosta de ler antes de dormir, por exemplo.
Cozinha
A iluminação da cozinha é muito importante, principalmente nas áreas de trabalho, como nas bancadas e o fogão. Além da luz geral, é indicado acrescentar luzes de LED ou embutidas nos armários.
Sala
Nas salas é ideal aproveitar tons quentes e amarelados — que criam um clima mais intimista. Na sala de estar, quanto menos luminosidade melhor, sendo assim, a iluminação deve ser indireta para não atrapalhar as pessoas que querem assistir televisão.
Já na sala de jantar a prioridade tem que ser iluminar a mesa, o que pode ser feito com luminárias pendentes ou lustres. O estilo do objeto de iluminação pode variar de acordo com o restante da sala, existem pendentes de metal, redondos, de alumínio, entre diversas outras possibilidades.
Banheiro
A maioria das pessoas se arruma para sair no banheiro e esse é um dos motivos pelos quais é tão essencial iluminá-lo da forma correta. A iluminação geral do banheiro deve ser fria e combinada com uma luz de apoio, de forte ou média intensidade, ao lado ou na parte superior do espelho.
Decore cômodo a cômodo do apartamento
Realmente, são muitos detalhes para serem pensados. Porém saiba que planejamento fica muito mais simples se for pensado em partes — cômodo a cômodo. Afinal, cada parte do imóvel tem as suas características e necessidades próprias. Veja, a seguir, algumas dicas básicas para pensar a decoração de cada setor da sua casa.
Quartos
O quarto é um cômodo muito íntimo e especial para qualquer pessoa. É nele que descansamos depois de um longo dias de trabalho, conseguimos refletir sobre a vida a sós, e dormimos. A decoração para esse espaço precisa transmitir a personalidade do dono, ou dos donos, caso o quarto seja compartilhado, além de harmonia e equilíbrio.
A cama é o principal móvel do cômodo e deve ser escolhida com carinho, considerando a estética, a qualidade e o tamanho. Existe uma grande variedade de modelos e é preciso ter atenção para decidir qual melhor combina com o seu estilo e com o espaço.
Também é interessante investir na roupa de cama. Apesar de ser muito esquecida, ela faz toda a diferença no visual. Travesseiros ou almofadas extras na cama também podem contribuir para deixar o local ainda mais aconchegante.
Para deixar o ambiente com mais estilo, vale enfeitar o lugar com quadros, plantas ou até mesmo um tapete. Além do guarda-roupa, estantes, criados e cômodas podem ser úteis para evitar o acúmulo de bagunças. Espelhos também são uma boa pedida, principalmente se o espaço for pequeno.
As cores das paredes variam de acordo com o estilo pessoal, entretanto, recomenda-se aproveitar tons neutros, como o branco, bege ou cinza. Mas isso não significa que o quarto tenha que ser frio e sem graça. É possível inserir cores mais vivas em uma parede, nos móveis e objetos, ou até mesmo no teto do cômodo.
Cozinha
A cozinha é um setor essencial na casa e merece muita atenção e cuidado. Além de ser um cômodo para preparar as refeições, ela também é um lugar que pode motivar a convivência e a interação — principalmente quando estamos falando de cozinhas americanas, que são separadas pelas salas apenas por balcões.
A funcionalidade do espaço é essencial para que as atividades possam ser executadas com tranquilidade. Além de pensar muito bem onde vão ser posicionados os eletrodomésticos, vale a pena refletir sobre adquirir móveis planejados. Além de poderem ser personalizados com a cor e o material desejado pelos moradores, eles são criados com a medida exata da cozinha.
As pastilhas são uma maneira econômica e prática de dar mais cor ao ambiente. Elas são fáceis de serem encontradas e instaladas e fazem toda a diferença. É uma ótima opção para aproveitar as cores tendências do ano no cômodo com muito estilo.
Observe outras ideias para deixar a cozinha bem decorada:
utensílios aparentes;
parede com tinta de lousa;
adesivo de azulejos.
Sala
A sala precisa ser um ambiente confortável, afinal, é usada para a socialização e as pessoas costumam ficar um bom tempo nela. A decoração certa possibilita que mais bons momentos possam ser apreciados no local.
Para decidir o estilo é importante observar o espaço e a rotina dos moradores do imóvel. Se a sala for pequena, por exemplo, vale adotar o minimalismo e reduzir ao máximo os itens do ambiente para que a circulação não fique comprometida. Além da distribuição dos móveis, também é essencial se atentar a iluminação e as cores usadas — tons claros dão a sensação de amplitude ao cômodo, da mesma forma que os espelhos.
Se o tamanho não for um problema, pode ser interessante adicionar cores mais fortes nas paredes ou mesmo inserir um grande tapete, ele pode ser útil para trazer mais aconchego ao local. O tamanho também pode ser aproveitado para acomodação de um sofá proporcional ao espaço.
Vasos de planta, quadros, almofadas e luminárias, também podem ser usadas tornar a sala mais estilosa. Entretanto, cuidado! Não é só porque a sala é espaçosa que precisa ser entulhada de objetos. Funcionalidade e bom senso são bem-vindos seja qual for o tamanho da sala.
Banheiro
O banheiro costuma ser o menor cômodo da casa e geralmente é o que recebe menos atenção no momento da decoração. Com um pouco de criatividade e aproveitando poucos elementos o local passa por uma grande transformação.
Um bom exemplo disso são os papéis de parede impermeáveis, que podem ser aplicados em áreas úmidas. Existe uma infinidade de possibilidade de texturas e estampas que podem ser aplicadas de forma bem fácil e modificar o visual do banheiro.
Nichos de madeira podem ser usados para guardar os itens de higiene de forma organizada e estilosa. Vasos de plantas, caixas organizadoras, saboneteiras e até as toalhas podem ser elementos para deixar o lugar mais aconchegante.
Varanda
Ter uma área externa é o sonho de muita gente e quem ter a sorte de ter um espaço assim precisa aproveitá-lo ao máximo. Ele pode ser aproveitado como um refúgio para descansar durante a semana e receber os amigos nos dias de descanso.
Painéis com plantas, ou até mesmo uma horta vertical feita de pallets, ou de caixotes de feira, podem ser uma boa opção para trazer elementos naturais para a varanda. Flores e até mesmo pequenas árvores frutíferas trazem frescor e alegria a qualquer lugar e podem se dar muito bem na área externa.
Os móveis escolhidos para o ambiente externo merecem atenção. Eles precisam ser resistentes as variações climáticas para que durem por mais tempo. O estilo rústico, que está presente nas tendências de móveis, valoriza as texturas naturais e combina muito bem com o cômodo. A madeira, por exemplo, com o devido tratamento, pode ser uma alternativa e, como já vimos, está super em alta.
A decisão também precisa ser pensada de acordo com os objetivos do lugar. Os moradores vão aproveitar a varanda como área de churrasco, cantinho de leitura, descansou ou uma mistura de tudo isso? Os móveis precisam se adaptar a resposta de forma prática e confortável.
Decorar a casa é um investimento que vale a pena. Um imóvel bem cuidado favorece o bem-estar e torna o dia a dia dos moradores muito mais agradável e funcional. Não é tão complicado quanto parece, basta estar atento as tendências de decoração e adaptar as referências ao seu estilo, espaço e orçamento. Esperamos que as nossas dicas de decoração tenha motivado e inspirado você a decorar o seu lar.
Você tem alguma dica, dúvida ou informação para acrescentar sobre o assunto? Deixe um comentário!
Decoração nórdica: entenda esse estilo aconchegante
O estilo nórdico, típico dos países do norte da Europa, vem ganhando espaço na decoração nos últimos anos. Conheça as características dessa tendência e confira dicas para deixar ambientes da sua casa superconfortáveis, simples e naturais.
Os países nórdicos são conhecidos por dominarem o topo da lista de locais mais felizes do mundo. E há quem diga que o motivo disso é o seu estilo de vida, chamado de hygge. Esta é mais uma daquelas expressões que não têm tradução literal, mas quer dizer algo como conforto e aconchego.
Apesar de ser um conceito abstrato, o hygge também transparece na decoração nórdica: ambientes que privilegiam o conforto e a natureza e que são pensados para o convívio com pessoas queridas.
Continue a leitura sobre esse estilo acolhedor e saiba como adotá-lo em sua casa.
O que quer dizer hygge?
Cada pessoa tem uma noção diferente sobre o significado dessa expressão. Alguns consideram que hygge é uma hora do dia em que passamos longe da tecnologia e em que todas as nossas interações são pessoais e cara a cara. Outros já acham que um momento hygge pode ser passar um tempo assistindo TV com a família, ou lendo um livro sozinho. O consenso é que essa expressão significa passar um tempo longe das preocupações, imerso em um ambiente confortável.
O estilo de vida também tem a ver com estar presente no momento e aproveitar as coisas simples da vida. Não é necessário fazer uma coisa incrível para se sentir bem, apenas um cobertor e um chá quente já são suficientes para trazer felicidade.
Dizem que é por causa desse estilo de vida adepto do bem-estar que os países nórdicos lideram o ranking de mais felizes do mundo, segundo o Relatório Mundial da Felicidade da ONU.
De que forma esse estilo está presente na decoração?
Tudo na decoração nórdica é voltado para o conforto. As pessoas que vivem nesses países passam por longos períodos de inverno frio e escuro. Por isso, ficam muito tempo dentro de casa e precisam fazer desse ambiente um lugar confortável para driblar a estação de temperaturas rigorosas.
Os artigos de decoração são feitos com materiais confortáveis como algodão, lã e pelúcia. Os móveis e paredes têm madeira aparente e privilegiam revestimentos aconchegantes de aspecto natural ou cru. Ambientes levam cores claras e janelas grandes para trazer o máximo de claridade para dentro das casas.
Como adotar o estilo de decoração nórdica na minha casa?
Com mudanças bem simples na decoração, é fácil adotar esse estilo e deixar sua casa superconfortável para receber os amigos ou passar um tempo sozinho curtindo o aconchego do seu lar. Você pode usar todas as dicas ou combinar algumas delas com outros estilos e criar um que seja mais adequado para cada ambiente.
Mantas
Mantas, cobertores, tecidos de pelúcia, lã, algodão, tricô e tudo mais que lembra conforto pode ser usado para cobrir cadeiras e sofás, deixando-os ainda mais aconchegantes e quentinhos. As mantas ficam dispostas de forma acessível, em cestos ao lado do sofá, por exemplo. Assim, os moradores podem sentar, se cobrir e ficar imediatamente confortáveis.
Móveis
O estilo prioriza o uso de madeira e couro, que transmitem a sensação de aconchego por causa dos materiais naturais. É muito comum os móveis serem pintados de branco ou muito bem envernizados, fazendo até as madeiras simples parecerem mais ricas. Os móveis também tendem à simplicidade e à funcionalidade, não tanto para o design arrojado.
Cores
Os ambientes são dominados por cores sóbrias e claras para manter a luminosidade dos ambientes. Branco, marrom, bege e verde formam a paleta mais comum nesses casos. É claro que um ambiente em que essas cores são predominantes pode ficar monocromático demais, por isso é interessante ter um ponto de cor fora da paleta — pode ser em um móvel, almofadas, tapetes ou outros itens de decoração.
Plantas
O que é melhor do que ter plantas para dar vida e aconchego ao lar? Podem ser flores frescas, pequenas árvores ou plantas com folhas bem verdes. Para escolher qual espécie ter em casa, leve sempre em conta a quantidade de luz solar, umidade e circulação de ar, além do tempo que você tem disponível para se dedicar a ela. Plantas artificiais também são uma boa opção para quem não pode cuidar de uma natural.
Janelas
Ainda pensando em manter os ambientes claros, é comum não usar cortinas que bloqueiam a luz solar. Caso opte por cortinas, prefira as mais translúcidas e de tons claros para combinar com o resto da decoração. Se preferir, pode até deixar as janelas sem cortinas e aderir ao visual clean.
Velas
Nas casas nórdicas, é comum ter uma lareira para aquecer todo o ambiente. Elas ficam acesas em quase todas as épocas do ano e mantêm a temperatura agradável de um jeito bem natural. Aqui isso não é tão comum, mas você pode apostar em velas na decoração. Elas deixam a casa com um ar aconchegante e basta algumas para iluminar todo o ambiente.
Livros
Objetos pessoais como livros e CDs também podem ficar expostos servindo de decoração. A leitura fica mais acessível se os livros forem dispostos perto da cama ou dos sofás, porém estantes e mesas também são muito bem-vindas.
Acabamentos
O estilo também aparece nos acabamentos como azulejos, revestimentos e pisos. Eles também seguem bastante o estilo claro e minimalista da decoração, sempre se voltando para azulejos brancos sem muitos enfeites, pisos e acabamento de madeira que remetem ao aconchego de uma casa de campo. A Portobello tem algumas boas opções que se enquadram nessas características e fazem a diferença no seu projeto:
Linha Azuleja
São azulejos brancos, lisos minimalistas e elegantes que têm tudo a ver com o estilo nórdico. A linha democratiza a azulejaria produzindo peças de 15 x 15 cm impressas em placas de 30 x 60 cm, facilitando a aplicação e o uso no dia a dia.
Linha Burlington
Porcelanato cinza claro e claríssimo que pode ser usado para revestimentos internos e externos. É uma pedra polida, minimalista e elegante que forma desenhos suaves com sedimentos de tom sobre tom.
Linha Cottage
Revestimento de madeira clara e aconchegante mas, ainda assim, moderna. É uma nova leitura do conceito de casa de campo que pode ser usado em ambientes urbanos. Muito sofisticada e ao mesmo tempo despojada.
Linha Ecodiversa
Revestimento de madeira clara, típica dos países nórdicos. Traz todo o conforto do estilo hygge com peças minimalistas que lembram a textura da Bétula finlandesa, árvore típica do país. Essa linha tem veios uniformes, sem nós, que criam superfícies lisas e discretas.
E então, gostou das nossas dicas? Compartilhe este texto nas redes sociais e espalhe o estilo aconchegante da decoração nórdica para todos os seus amigos!
110 Dicas de decoração simples: truques para aplicar em casa
A busca por ideias e referências de projetos é essencial para quem deseja inovar ou reformar o lar. Afinal, encontramos de tudo pela internet não é mesmo? Mas na maioria das vezes, aliar o bolso ao nossos gostos é uma das tarefas mais complicadas para quem deseja investir pouco. Por isso, separamos dicas de decoração simples para aplicar em sua casa:
Por ser uma tarefa difícil, siga esta seleção de dicas simples para você aplicar em sua decoração! O primeiro passo é ter em mente o estilo pretendido, mesmo com uma proposta de baixo custo, o ambiente pode ficar com a cara dos moradores
É importante unir o gosto pessoal com a praticidade, funcionalidade e o conforto para obter o resultado esperado.
110 truques e dicas de decoração simples para aplicar em sua casa
Cada detalhe oferece a harmonia no ambiente, mas é preciso trabalhar a organização para não pesar na informação, utilizando cada espaço de forma criativa! Crie ambientes incríveis, estilo de revista na sua casa com alguns truques e dicas de decoração simples e básicas utilizados pelos profissionais da área de arquitetura e decoração:
Imagem 1 – Pé-direito alto com um toque de cor.
Os apartamentos antigos possuem um pé-direito mais alto, no entanto, os novos empreendimentos podem abrir mão do rebaixo em gesso para criar um toque diferente, como no projeto acima. Com a pintura até 2,00 metros é possível criar a impressão de um ambiente mais longo através dessa técnica simples que você mesmo pode fazer.
Imagem 2 – Cabeceira simples e barata.
Pinte a cabeceira com o resto da tinta que sobrou da obra ou compre as latinhas de 1/4 que são o suficiente para essa demão.
Imagem 3 – A decoração geométrica é uma forte tendência.
Esta é uma forma de inovar no ambiente sem precisar de um gasto muito alto ou uma obra grande. Com ajuda de fita crepe, vá delimitando os traços para formar essa harmonia de cores e contrastes.
Imagem 4 – Decoração simples: para não errar, utilize o tom sobre tom.
Para não errar nas cores, utilize o tom sobre tom de uma determinada cor. As escalas do cinza são a aposta que agrada a quase todos os estilos de decoração.
Imagem 5 – Decoração simples: reforme os móveis existentes na casa.
Aplique esta técnica também nos móveis, principalmente aqueles antigos que desejam inovar.
Reutilize materiais e transforme em belos itens de decoração.
Imagem 6 – Decoração simples: aparador com bloco de concreto.
Os blocos de obra podem ser empilhados e apoiados sobre uma laje de madeira, ambos os materiais são encontrados em lojas de construção e ainda são super em conta!
Imagem 7 – Caixotes em ação!
Caixotes são ótimos para decorar a parede de casa, seja para organizar os brinquedos dos seus filhos ou para apoiar os objetos decorativos.
Imagem 8 – Cozinha simples e barata.
Imagem 9 – Que tal uma cozinha feita por pallets e decorada com caixas de verduras?
Imagem 10 – Dica de decoração: decore mais, por menos!
Imagem 11 – O puxador da chaleira ganha uma nova função na decoração.
Imagem 12 – Dica de decoração simples: as caixas de refrigerantes oferecem o ar retrô no ambiente.
Imagem 13 – Organização acima de tudo!
Envelopamento de eletrodomésticos
Imagem 14 – Geladeira P&B.
Compre as fitas adesivas pretas e corte para formar um desenho bacana em sua geladeira. Essa é uma forma simples de dar um outro visual no eletrodoméstico, sem a necessidade de um profissional.
Imagem 15 – Os móveis e a geladeira ganham um visual mais colorido.
Você pode envelopar tanto a marcenaria como os eletrodomésticos (geladeira, freezer, microondas e maquinas de lavar). Essa é uma técnica mais barata do que comprar ou construir um móvel novo!
Imagem 16 – E a moda dos flamingos aparece na estampa da cozinha.
Para dar personalidade na sua cozinha ou área de serviço, escolha uma estampa que transmita seu gosto pessoal e ainda combine com o restante da decoração. Essa de flamingo por exemplo, se encaixou perfeitamente com o tom da parede e das luminárias pendentes.
Decore as paredes de forma simples e barata.
Imagem 17 – Decoração simples: adesivo que simula o ladrilho hidráulico.
Da mesma forma que existem os papéis de parede, o adesivo ganha mais força quando o assunto é economia em áreas molhadas.
Imagem 18 – Peça em laminado com adesivo no verso.
As peças autocolantes são uma outra técnica para decorar a parede sem a necessidade de revestimentos de porcelana. Você mesmo compra o Kit e monta da forma como quiser e se enjoar, pode trocar o local e a distribuição facilmente.
Imagem 19 – Decoração simples: desenho a mão livre.
Contrate um profissional de desenho para mudar o visual daquela parede branca de sua casa. Se você é ou tem alguém de casa que ama arte, já pode colocar essa atividade em prática!
Imagem 20 – Adesivos prontos para decorar a parede.
As portas não devem ser esquecidas!
Imagem 21 – Estampa linear e geométrica.
Nesta ideia, você pode aplicar o adesivo de parede na porta. Você escolhe a estampa, cor e padronagem que se encaixa com o restante do ambiente.
Imagem 22 – Camuflando a passagem.
Pinte a porta da mesma cor que as paredes, ou ao contrário. Criar um destaque para a porta se tornou comum nos últimos projetos de decoração. Imagine a porta do projeto acima com uma pintura vermelha, por exemplo. Seja criativo e harmônico com seu estilo!
Imagem 23 – Pintura que simula o cimento queimado.
Foi-se o tempo em que o cimento queimado natural era aplicado em diversas etapas. Atualmente existem tintas prontas prontas para aplicação. E o interessante é que você mesmo pode fazer, basta procurar videos de como fazer e o passo a passo na internet. Você vai se surpreender com o resultado!
Imagem 24 – Saiba como fazer uma composição de almofadas.
Tente misturar as estampas utilizando uma cor em comum entre elas. Reparou que o fundo branco delas é o que harmoniza essa composição?
Faça você mesmo a pintura em tinta de lousa.
Imagem 25 – Parede lousa para deixar anotado os recados dos moradores.
Assim como existem as tintas que simulam o cimento queimado, o mesmo ocorre com a tinta de lousa. Pinte, divirta-se e mude todo o dia a parede de sua casa com um desenho diferente!
Imagem 26 – Se você é adepto da arte, faça uma grafia bonita na parede.
Esconda a área de serviço.
Imagem 27 – Dica de decoração simples: portas sanfonadas ou deslizantes cumprem um ótimo papel nessa proposta.
Imagem 28 – A cortina é mais barata e oferece a mesma função que a anterior.
Organização acima de tudo!
Imagem 29 – O painel evita furos e é um item barato de decoração.
O painel de metal organiza quadros, carretéis de linha, acessórios, tesouras, pranchetas e até um vasinho de plantas. Além de organizar, a peça leva descontração no ambiente de um jeito fácil de mudar o visual e bem criativo. Existe no mercado a versão em eucatex, perfurada e até no cobre.
Imagem 30 – O toalheiro com ganchos também ajuda na organização de itens pessoais.
Espelho: amplia, dá leveza e decora.
Imagem 31 – O lugar certo para instalar uma parede espelhada.
O espelho deve ser fixado em uma parede em que o reflexo amplie o ambiente, pois nem todas as superfícies causam esse efeito de amplitude. Essa parede de instalação vai depender do layout dos móveis, assim irá refletir e criar essa sensação de amplitude e claridade pretendida.
Imagem 32 – Espelho, móvel com rodízio e multifuncionalidade.
Imagem 33 – Se o quarto é pequeno, opte pela porta espelhada.
Imagem 34 – Faça você mesmo os espelhos Adnet em couro.
Com ajuda de uma assadeira redonda e um cinto de couro fica fácil resolver essa montagem. Além de outros materiais básicos como a cola e a tesoura: itens essenciais para colocar essa tarefa em prática!
Imagem 35 – As hastes na parede ajudam a organizar todos os utensílios da cozinha.
Existe no mercado o kit completo com a haste e os ganchos. Dessa forma você decora e ainda economiza o espaço de suas gavetas!
Imagem 36 – Abuse de cestos na organização e na decoração!
Os cestos são ótimos aliados na organização, principalmente para aqueles que adoram acumular pequenas coisas. Assim é possível jogar todos esses itens nos cestos sem sobrecarregar o ambiente.
Imagem 37 – Nichos são sempre bem-vindos…
Imagem 38 – Assim como as prateleiras.
Os dois funcionam como elemento decorativo, já que é possível criar uma composição de objetos e quadros de forma simples. São nesses cantinhos onde você pode demonstrar um pouco do seu gosto pessoal, seja por um livro ou uma escultura. Seja criativo na composição!
Imagem 39 – Forre o fundo dos seus nichos com papel adesivo para dar uma outra cara.
Imagem 40 – Revisteiro moderno e artesanal.
Caixas cilíndricas podem ser personalizadas e presas por um fio elástico para formar esse revisteiro. Quem tem gatos de estimação também pode gostar desta ideia!
Imagem 41 – Junte todas as revistas e fixe-as com um cinto.
Para quem assina revistas ou gosta de apreciar uma boa leitura. O monte funciona como uma mesa lateral, um banco, um apoio de criado-mudo e etc. Você consegue trabalhar esse item de diversas formas!
Imagem 42 – Varanda com clima de quintal!
Decorar um apartamento alugado pode ser uma tarefa difícil. Mas este projeto mostra que não! Todos os móveis são flexíveis, podem ser retirados futuramente e harmonizam entre si. O acabamento preto e a madeira clara aparecendo em todos os elementos acompanham o mesmo estilo e design, formando uma composição única e harmônica! A luminária de fio elimina a necessidade de spots que iluminam todo o ambiente.
Imagem 43 – Luminárias sem a necessidade de gesso.
Outra ideia bacana para um apartamento alugado é a luminária elétrica que acompanha uma dimensão maior, seja por fio ou haste, para alcançar o local desejado.
Imagem 44 – Dica de decoração simples: o fio de luz demarca e decora o espaço.
O famoso fio de luz decora qualquer ambiente da casa. Crie esse ar lúdico e aconchegante com esse item barato e fácil de instalar.
Imagem 45 – No quarto, deixa o ambiente mais aconchegante!
Você pode pendurar sobre a cabeceira ou até mesmo em volta do espelho, criando um efeito bonito e agradável.
Imagem 46 – Upgrade rápido: papel de parede e neon.
Imagem 47 – Para um quarto infantil, abuse de cores!
Seja nas paredes ou nos móveis: o que não pode faltar é cor em um quarto de criança.
Imagem 48 – Dica de decoração simples: restou material da obra? Utilize para criar uma cabeceira.
No projeto acima, os tijolos se saíram muito bem para formar a cabeceira. O mesmo pode acontecer com os azulejos, porcelanatos e papel de parede.
Imagem 49 – Detalhes que fazem a diferença!
O desenho sobre a cabeceira da cama deu o toque especial para o cantinho de descanso. Abuse dos detalhes na sua decoração, eles fazem todo o diferencial para um ambiente bem planejado!
Imagem 50 – Faça uma composição no criado-mudo de forma simples e sem furos.
Quadros no chão, malas empilhadas, vasos, livros e esculturas formam a composição perfeita para o cantinho lateral da cama. Atualmente o criado-mudo possui um formato mais despojado, que foge da tradicional marcenaria e ganha mais personalidade com algo mais personalizado!
Imagem 51 – O painel de fotos é uma forma simples de decorar a parede.
Imagem 52 – Quadros alegram e levam personalidade ao ambiente.
Imagem 53 – Para quem enjoou da parede espelhada, aposte em quadros.
Imagem 54 – Na dúvida, aposte em móveis com rodízio.
Se você já possui os móveis, coloque rodízios nessas peças, assim facilita a limpeza e a funcionalidade no dia-a-dia.
Imagem 55 – Dica de decoração simples: os pufes são versáteis e podem ganhar outro visual com o tempo.
Quer mudar o visual do seu pufe? Invista em capas de crochê, tecido e até pode mandar forrar com um outro acabamento.
Imagem 56 – Os vaso de plantas e flores alegram qualquer ambiente.
Faça arranjos com vasos de planta, pois dão vida ao ambiente! Como o cacto esta super em alta, evite de colocar em locais de circulação onde pessoas possam se ferir.
Imagem 57 – Dica de decoração simples: ganchos para manter as bolsas organizadas.
Os ganchos são ótimos acessórios para decorar seu hall de entrada. Eles podem apoiar a bolsa, casacos, chaves, sacolas e outros acessórios que precisam estar sempre em mãos no momento de sair de casa.
Imagem 58 – Adeptos da bicicleta podem deixá-la como item decorativo.
Com a tendência da bicicleta como meio de transporte, arquitetos e designers transformaram o item como um elemento decorativo. Utilizar as paredes para apoiá-las pode ser a solução perfeita em sua casa!
Imagem 59 – O tonel é a ultima tendência na decoração.
O tonel é figurinha garantida em muitas revistas de decoração. Eles funcionam como banquetas, criado-mudo, mesas laterais, base para móveis, armários e etc. Esse com o logo do Chanel nº 5 é super estiloso e foi utilizado como apoio para a cuba.
Imagem 60 – Coloque uma bandeja na bancada do banheiro.
A bandeja é um item essencial para decorar o banheiro! Ela consegue organizar os itens principais de higiene, como sabonete, lenço e uma vela aromática. Assim não fica aquela bagunça visual com os itens jogados sobre a bancada. Lembre-se, seja organizado e priorize a harmonia!
Imagem 61 – Reserve espaços para vasos de plantas e traga a natureza para dentro do ambiente.
Imagem 62 – Tudo em harmonia neste ambiente.
Imagem 63 – Cadeira com livros ao invés de uma prateleira.
Imagem 64 – Um móvel aparador super diferente com cortes geométricos e diferentes cores.
Imagem 65 – Nada como uma pintura personalizada para mudar a cara de um ambiente com parede branca!
Imagem 66 – Detalhes de cor que fazem toda a diferença.
Imagem 67 – Um ambiente simples todo minimalista e com muita personalidade.
Imagem 68 – Escolha uma pintura personalizada para ter um ambiente único.
Imagem 69 – Detalhe do cantinho no corredor com aparador estreito, vaso e luminária pendente.
Imagem 70 – Sala com diferentes tipos de plantas em vasos nas prateleiras e no rack.
Imagem 71 – Harmonia nas cores e organização para ter o visual perfeito.
Imagem 72 – Acrescente personalidade com um papel de parede que seja a sua cara.
Imagem 73 – Aparador com diversos vasos de plantas.
Imagem 74 – Um móvel estampado sempre se destaca em qualquer ambiente.
Imagem 75 – Ambiente com meia parede pintada, prateleira com suporte para objetos e quadros decorativos.
Imagem 76 – Móvel estreito planejado para guardar todas as bebidas na sala.
Imagem 77 – Veja como cada item foi bem planejado na prateleira para criar um visual incrível.
Imagem 78 – Solução simples com adesivos para criar traços na parede branca e lindo aparador de acrílico.
Imagem 79 – Separe um cantinho para pendurar os seus casacos.
Imagem 80 – Um cantinho lindo com quadros criativos e minibar.
Imagem 81 – Solução simples e barata de painel de madeira e rack com tijolos.
Imagem 82 – Sapateira com prateleiras para usar em um cantinho da sua casa.
Imagem 83 – Detalhes da decoração da sala com espelho e dupla de cadeiras amarelas.
Imagem 84 – Suporte simples para pendurar chapéus ou outros itens.
Imagem 85 – Quarto com meia parede com revestimento de madeira, um grande vaso de flor e metais dourados na luminária e nas molduras de quadros.
Imagem 86 – Uma roupa de cama especial, travesseiros e almofadas que combinam, mudam o visual do ambiente.
Imagem 87 – Para aproveitar cada cantinho: arara de roupas suspensa próxima a móvel.
Imagem 88 – Quarto de casal com cabeceira de palha para um toque de rusticidade.
Imagem 89 – Cantinho de escrivaninha charmoso com mapa mundi e cadeira metálica simples.
Imagem 90 – Utilize cestos para guardar pequenos objetos e deixar tudo organizado.
Imagem 91 – Aparador de madeira e prateleira para uma decoração minimalista.
Imagem 92 – Veja como uma mesa dourada se destaca no centro da sala.
Imagem 93 – Planeje bem aquele cantinho vazio na sua casa para montar um espaço adorável.
Imagem 94 – Um pouco de cor sempre cai bem em um cantinho sóbrio.
Imagem 95 – Ao invés de gastar com mesa de centro, você pode comprar um baú antigo e usar no meio da sala.
Imagem 96 – Ambiente sóbrio e equilibrado para se concentrar nos afazeres.
Imagem 97 – Aproveite os vasos de plantas para trazer mais vida para a sua sala.
Imagem 98 – Cantinho do armário para pendurar casacos e bolsas.
Imagem 99 – Utilize pequenos objetos no rack para trazer personalidade para a sua sala.
Imagem 100 – Mantenha sempre um cantinho inspirador e harmônico no momento do trabalho.
Imagem 101 – As cores fazem toda a diferença em um ambiente com pintura neutra.
Imagem 102 – Jogo de luminária preta, luminária pendente e adesivo personalizado na parede da sala.
Imagem 103 – Sala com luminária de palha, cantinho para estudo e prateleira de livros.
Imagem 104 – Cozinha simples com azulejos brancos e rejunte escuro.
Imagem 105 – Ao invés do abajur, uma pequena luminária suspensa.
Imagem 106 – Sala com muito estilo e super charmosa.
Imagem 107 – Quarto com filtro dos sonhos, vaso e livro no degrau da parede.
Imagem 108 – Veja como alguns quadros e uma prateleira com objetos decorativos mudam a cara do ambiente.
Imagem 109 – Posters e ilustrações de cultura pop na decoração da escrivaninha.
Imagem 110 – Cozinha simples mas cheia de estilo!