Atualmente, estilos de decoração se destacam por serem mais despojados e diferentes. Decorações chamativas e coloridas cada vez mais estão se sobressaindo, e o estilo Pop Art retrata tudo isso na decoração. Vem com a gente e confira tudo sobre esse estilo na decoração.
O que é o estilo Pop Art?
Pop Art é um estilo cheio de personalidade, e denomina-se assim quando se utiliza um toque abstrato, moderno e retrô em um mesmo espaço. Esse estilo surgiu no final da década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde era bastante característico pelo mix de elementos utilizados em sua composição. Pinturas, figuras e fotografias são os elementos artísticos mais utilizados na decoração do estilo Pop Art.
Como já citamos, o estilo Pop Art é a junção do abstrato, moderno e retrô. Abstrato por utilizar diferentes formatos em sua composição. Moderno por utilizar cores vibrantes e chamativas, que se destacam nesse estilo de decoração. Retrô, por utilizar objetos decorativos, como placas de carros antigos e quadros inspirados nos anos 50 e 60. Uma combinação perfeita!
Utiliza-se também nesse estilo, algumas onomatopeias típicas das histórias em quadrinhos, os famosos gibis que eram muito comercializados.
Uma parte muito interessante sobre o estilo Pop Art, é que a partir de 1962, Andy Warhol, artista referência da época, começou a reproduzir imagens de celebridades em suas obras. Essas obras eram muito características pelo fato de se destacar o contraste entre as fortes cores utilizadas.
Ele retratava artistas como Marylin Monroe, Michael Jackson, Elvis Presley, Elizabeth Taylor, Charlie Chaplin, entre outros. Atualmente, esses quadros são ícones da decoração Pop Art. Além de artistas, Warhol retratava também, produtos enlatados, automóveis, ilustrações em geral e design. Todos seus retratos tinham o estilo Pop Art destacado em suas obras.
O estilo Pop Art é amado tanto por jovens, como por adultos. Ele pode ser utilizado em todo e qualquer ambiente da casa. Desde o banheiro até a sala de estar. Não existem muitas regras para colocar esse estilo em ação, basta se inspirar e mandar ver.
Se engana quem pensa que esse estilo consiste apenas em utilizar diferentes cores, pois além delas, se utiliza muitos componentes decorativos, como quadros, discos de vinil, papéis de paredes, entre outros. Você não precisa utilizar todos esses elementos, escolha os que mais se identificam com sua personalidade e transforme o seu espaço do jeito que desejar.
O estilo pop também não exige grandes reformas, como pinturas na parede. Você pode muito bem utilizar cores neutras nas paredes, dando espaço para as cores vibrantes nos objetos e na mobília, sem deixar o ambiente visualmente carregado.
Além das salas de estar que mostramos acima, podemos utilizar esse estilo em vários outros cômodos. Dá uma conferida.
BANHEIRO
O banheiro geralmente é um cômodo neutro, mas com o estilo Pop Art podemos dar mais vida a ele. Utilizando algumas cores diferentes e colocando os elementos decorativos, como as onomatopeias, fica um máximo. Na hora de decorar esse cômodo, vale sair da casinha e arriscar em ambientes inovadores, tudo é válido nesse estilo.
COZINHA
As cozinhas ou os espaços gourmet, também ficam incríveis com uma combinação de elementos diferenciados que remetem ao estilo Pop Art. Pode-se utilizar as cores nas cadeiras e mesas. Uma ideia bacana é investir em utensílios domésticos modernos e descontraídos, inovando na cor e no modelo.
QUARTO
O quarto também é um ambiente fantástico para explorar esse estilo de decoração. Afinal, é onde fica o cantinho especial de cada um. Implementar cor e estampar sua personalidade, é sucesso com certeza. Invista em móveis que sejam sua cara, inove e abuse da criatividade para deixar esse ambiente do seu jeito.
Todos nós conhecemos aquela pessoa ousada que não tem medo de abusar na decoração. Se você tem essa personalidade, vai adorar esse escritório no estilo Pop Art. Um ambiente que é conhecido por ter um aspecto sério, com muito estilo e vida, sem perder a seriedade, demais né?!
Esperamos que tenha gostado, e se gostou, com certeza vai adorar esse artigo sobre decoração artística:
Tchauzinho e até a próxima!