4 - Um pé no passado e outro no presente com o estilo retrô
Diferente do estilo vintage, em que há um resgate de peças originais da época, o estilo retrô faz uma mistura entre os tempos. É que essa tendência é pautada na utilização de móveis e objetos modernos que contam com um design que remete ao passado. Entre eles, o sofá com pé palito, estampas grandes e coloridas em papéis de parede e eletrodomésticos com bordas arredondadas são os preferidos de quem aprecia a decoração. A paleta também de cores também é muito marcante, com muito vermelho, laranja e amarelo - além do azul-claro, muito lembrado por ter sido muito destacado em carros da época, como a Kombi e o Fusca.
5 - O estilo escandinavo tem características minimalistas e muita textura
O nome já dá uma pista: esse estilo surgiu no norte da Europa, na península Escandinava, formada por Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia. Entre as principais características, essa tendência é bem parecida o minimalismo, pois valoriza a simplicidade e a funcionalidade dos elementos. Vale ressaltar que o estilo escandinavo explora a luminosidade dos ambientes com cores bem claras, como branco, cinza e bege. Para deixar os espaços mais aconchegantes, vale usar madeira e estofados com texturas.
6 - O estilo rústico aproxima a natureza e o urbano
Para quem quer um pouco de natureza dentro de casa, o estilo rústico é a melhor pedida. É um tendência que explora as texturas e imperfeições dos elementos naturais, como pedras, vime, madeira, cerâmica, linho, palha e couro. Peças com aparência mais vivida dão todo um charme, como móveis de madeira, metais com efeito oxidado e louças vintage. Na paleta de cores, o marrom da madeira em harmonia com tons claros garantem leveza e frescor. E não se esqueça de compor os ambientes com plantas e flores!
(Marina Couto)