Projeto por Ann Stephenson Projeto por Ann Stephenson
Estilos de decoração
Você já deve ter visto diversos estilos de decoração e ter se identificado com alguns, e torcido o nariz para outros. E faz todo o sentido, afinal, alguns estilos de decoração são similares, enquanto outros parecem o completo oposto.
–
Se você quer descobrir qual o seu estilo de decoração, o é fazer um processo de eliminação, separando os que você gosta mais até chegar a apenas um. Mas primeiro, você deve saber quais são os estilos de decoração, por isso, separamos os principais estilos de decoração para te ajudar nessa tarefa!
Tradicional
Projeto por Amber Interiors Projeto por Amber Interiors
O tradicional é um dos estilos de decoração mais antigos e comuns, e por isso é o primeiro da lista. O estilo tradicional tem raízes na herança e nas formas tradicionais. É o estilo coringa, para quem não quer ousar, e ainda assim ter uma decoração com ar de design.
Para incorporar esse estilo, você pode fazer uso de peças clássicas, que não mudaram nada desde que foram criadas, há centenas de anos. É tudo uma questão de criar camadas de modo consciente, formal e na incorporação de peças com estrutura e simetria.
Características do estilo tradicional
Mobiliário antigo e de formas curvas com detalhes
Conforto nos assentos
Paleta de cores neutras
Estampas sóbrias
Revestimentos e acabamentos em pedras e metais
Madeira no mobiliário
Pendentes
Obras de arte
Boho
Projeto por Justina Blakeny Projeto por Justina Blakeny
O estilo boêmio (também conhecido como Boho para a maioria) tornou-se muito popular nos últimos 5 anos, embora suas raízes sejam muito mais antigas do que isso, nos anos 1920, no bairro de Soho em Londres. O estilo Boho reúne elementos naturais e orgânicos em um visual com camadas, mas muito coeso. É exótico e divertido!
Icônico e conhecido pela mistura de cores, estampas e texturas, o estilo Boho dá muita liberdade para a criatividade na hora de decorar. Os traços dessa decoração podem ser trabalhados com estampas marcantes, coloridas. Tecidos no mobiliário, no sofá, nas almofadas, tapetes que tem algum padrão diferente.
Características do estilo Boho
Sisal
Rattan
Bambu
Tecidos
Cores brilhantes e saturadas.
Moderno
Projeto por BluDot Projeto por BluDot
O estilo moderno está muito enraizado em formas quadradas. Apesar disso, ele tem uma pegada neutra, convidativa e casual. Se você quiser criar uma atmosfera mais orgânica, sem fugir do moderno pode fazer uso de camadas de tecidos e texturas neutras
Características do estilo moderno
Mobiliário com linhas retas
Luz natural
Poucas decorações
Paleta de cores neutras
Toque de cor pontual
Uso de materiais reflexivos, como metais ou vidro
Eclético
–
Para todos os efeitos, ele poderia ser chamado de o primo um pouco mais refinado de Boho. Tem muitas semelhanças no que diz respeito à natureza de colecionador, às combinações de cores e à estética com curadoria.
No entanto, as peças são menos orgânicas e mais estilizadas. Salas ecléticas podem ser preenchidas com peças icônicas de quase todos os estilos e, quando bem feitas, todas funcionam juntas.
Características do estilo eclético
Base de cores neutras
Padrões e texturas
Cores e formas em pontos focais
Parede com galerias
Combinação de estilos
Veja também
Campestre
Projeto por Studio Mcgee Projeto por Studio Mcgee
A decoração campestre tem como elemento principal a simplicidade e o conforto. Para os móveis, são priorizadas as linhas mais retas e simples, e por vezes os móveis utilizados possuem um estilo mais rústico.
Características do estilo campestre
Xadrez
Azul, verde e muito branco e preto
Madeira e pedra
Revestimentos de tijolo e pedra
Glamour
Projeto por Joseph Dirand Projeto por Joseph Dirand
Como o próprio nome sugere, é um estilo muito sofisticado e polido e emprega os melhores acabamentos. Neste estilo, você verá muitos toques mínimos, mas impactantes, que dão aquele visual elegante e elevado sem ter que adicionar muitos detalhes extras e preenchimento que você pode encontrar em um estilo “Hollywood Regency”.
Características do estilo glamour
Tecidos como couro, camurça e veludo
Cores em tons de joias
Lustres
Espelhos e vidros
Móveis de vidro ou metal
Industrial
–
Assim como o nome indica – as origens do estilo industrial são mais parecidas com as de fábrica e com a máquina. Por isso, usa-se muito metal, madeira rústica e couro. No entanto, a suavidade vem através de sua paleta de cores neutras e do uso de objetos decorativos que podem dar ao ambiente um pouco de alma e personalidade.
Características do estilo industrial
Tijolinhos
Metais
Tubulação e instalação aparente
Concreto e cimento
Iluminação em trilhos ou pendentes
Ambientes integrados
Mobiliário em madeira e metais
Cores sóbrias e neutras (branco, preto e cinza)
Litorâneo
Projeto por Suzanne Kosler Projeto por Suzanne Kosler
O conceito é a atmosfera praiana casual que vai te fazer sentir o cheiro do mar e o movimento da maré. O estilo litorâneo traz os elementos naturais do da praia para dentro de sua casa.
Características do estilo litorâneo
Cores azul, verde branco e areia
Madeira e vime
Paredes brancas
Luz natural
Mobiliário de madeira e bambu
Minimalista
Projeto por Studio Niels Projeto por Studio Niels
O minimalismo é um estilo que tem toques semelhantes ao moderno, com linhas muito limpas e formas simples, porém o estilo vive pelo mantra “menos é mais”. É muito refinado ao selecionar itens para salas que se enquadram nesse estilo e tudo nessas salas deve cumprir um propósito. Você não encontrará muitos objetos ou camadas extras.
Características do estilo minimalista
Iluminação natural
Mobiliário com linhas retas
Poucos (ou nenhum) objetos decorativos
Cores neutras, principalmente branco
Ambientes fluidos
Escandinavo
Projeto por Anette Nilsson Projeto por Anette Nilsson
Vindo de seu homônimo, o design escandinavo é muito nórdico em suas raízes. Tem algumas semelhanças com o moderno, mas parece um pouco mais simplista e minimalista em sua abordagem. É convidativo, simples e limpo, mas muito aconchegante e descontraído em seu estilo.
Características do estilo escandinavo
Paleta de cores neutras
Boa iluminação, principalmente natural
Mobiliário feito com matéria-prima local
Algodão, couro e metal
Ambientes amplos
*Via Bobby Berk