Scandi-Boho - a moda que junta o estilo Boho e a decoração nórdica

Autor: Redação

A decoração da casa ao estilo Scandi-Boho é a grande tendência do momento. Combinando o minimalismo nórdico da Escandinávia com o maximalismo do estilo Boho, este estilo tem o poder de trazer a natureza para dentro de casa, ao mesmo tempo que lhe confere um ambiente confortável e sereno. Curioso? Explicamos tudo o que é preciso fazer para transformar a decoração da casa seguindo o estilo Scandi-Boho.

Pintar paredes em tons claros para ter uma casa ao estilo Scandi-Boho

A cor mais utilizada no estilo Scandi-Boho é mesmo o branco. Mas também podes usar outros tons claros para pintar as paredes da casa, como o cinzento. Claro está, sempre dentro das cores frias. Há também quem use detalhes escuros nos quartos, por exemplo.

Foto de Charlotte May no Pexels

O lado mais Boho do estilo Scandi-Boho: elementos étnicos, artísticos e místicos

Nos interiores Boho, os elementos mais exóticos têm um papel importante. Escolhem-se várias tapeçarias com vários padrões ou outros objetos têxteis com significado étnico. O traço místico está na escolha de símbolos (como olhos, pássaros, estrelas, flores de lótus) e ainda na escolha de pedras, cristais e figuras de deuses orientais. E note-se que muitas vezes estes elementos são escolhidos de acordo com o Feng-Shui ou com o horóscopo.

A decoração de interiores ao estilo Scandi-Boho também vai buscar este lado étnico e místico do Boho, mas há uma regra de ouro: estes elementos devem ser incluídos sem exageros e de forma ordenada para que as suas tonalidades se encaixem de forma harmoniosa. Toma nota: na hora de escolher os padrões, seleciona apenas um ou dois, para tornar o ambiente simples e sofisticado.

Photo by Manja Vitolic on Unsplash

Materiais naturais do estilo Escandinavo associados ao Boho

Uma casa descorada ao estilo Scandi-Boho respira por si só natureza. E isto deve-se muito à escolha de materiais naturais como carvalho, lã, linho, algodão, couro, cerâmica, mármore… Estes elementos fazem parte da decoração de interiores nórdica, que neste estilo é conjugada com a boémia, que se caracteriza por utilizar móveis vintage usados e de fibra natural, por exemplo. Se há elementos obrigatórios no estilo Scandi-Boho são os móveis de vime e rattan.

Photo by Alyssa Strohmann on Unsplash

Plantas não podem faltar numa casa Scandi-Boho

Neste estilo as plantas não podem mesmo faltar. Seleciona algumas que gostes e coloca-as nas divisões da tua casa de forma a criar uma harmonia no espaço. Atenção: não entres em exageros acumulando plantas de todo o tipo por toda a parte, como acontece na tendência boémia.

Estilo nórdico de decoração

Este estilo de decoração de interiores, denominado Nórdico ou Escandinavo, surgiu na década de 1950 nos países nórdicos, totalmente influenciado pela sua geografia e clima, e ao longo dos anos, tem seduzido ao mundo inteiro.

O estilo escandinavo dá-nos aquela sensação de paz e conforto que tanto procuramos. É simples, elegante e prático. Ajuda-nos a ter o día a día mais agradável e confortável, melhorando a nossa qualidade de vida através da tecnologia e de produtos funcionais.

Para os móveis, utilizam materiais naturais como a madeira, por se tratar de um produto material local. Jogam com cores claras, com linhas retas suaves, sem ostentação.

Este é um estilo que se compara ao estilo de decoração japonês, com grandes paredes de cores muito claras, móveis de madeira muito simples com um toque funcional e repleto de conforto.

Têxteis, acabamentos e texturas desempenham um papel muito importante em qualquer espaço de estilo nórdico.

Apesar da sua versatilidade, os fundamentos da decoração de interiores de estilo nórdico giram sempre em torno de linhas limpas, móveis que resistem ao tempo, a mistura de acabamentos e texturas e, claro, a arte.

A Paleta do estilo Nórdico de decoração

As paletas características no estilo nórdico são monocromáticas com tons de cinza muito suaves incorporados para criar um fundo minimalista e elegante. A natureza nórdica também inspira paletas de cores e os verdes, tons de madeira e couro bege que adicionam calor ao espaço.

Nos interiores de estilo nórdico mais contemporâneos, um toque de cor não pode faltar para adicionar diversão. Rosa pálido, azul, lavanda ou verde menta, são as cores perfeitas para colocar detalhes que enfeitam as paredes e acessórios como roupas de cama, almofadas ou tapetes decorativos.

A cor branca é a grande protagonista do estilo nórdico. Com apenas sete horas de luz nos longos e frios meses de inverno, a iluminação em interiores escandinavos é essencial.Por isso, a cor branca é utilizada em paredes, tetos e pisos de forma a refletir a pouca luz natural disponível e proporcionar a luminosidade que falta às casas nórdicas nos duros e sombrios meses de inverno.

Materiais do estilo Nórdico

Combinando acabamentos hiper-modernos com aqueles que foram usados ​​no estilo escandinavo por centenas de anos, como madeira, couro e lã, eles criam interiores únicos e equilibrados.

Você também pode adicionar materiais mais contemporâneos, como metal. Cobre e latão ainda estão em alta e funcionam particularmente bem em luminárias de piso e luminárias pendentes.

Os têxteis, no caso dos quartos, são o recurso perfeito para acrescentar conforto e uma sensação de aconchego. Portanto, se você quiser aquecer um pouco o seu quarto nórdico, opte por elementos com texturas quentes, como o couro.

Iluminação do estilo Nórdico

Iluminação de interiores do estilo escandinavo, combina tecnologia e desenho, às vezes trazendo um toque orgânico à estética escandinava. Pendente, candeeiros de pé e de mesa com texturas incríveis criam contrastes que são a assinatura do estilo nórdico.

A iluminação deve ser aconchegante, cobre ou madeira podem ser a escolha perfeita. A luz natural também é um elemento importante em interiores de estilo nórdico. É por isso que as janelas devem ser grandes e claras para permitir a entrada de tanta luz quanto possível.

Móveis do estilo Nórdico

Os móveis neste estilo escandinavo dão igual atenção ao desenho e à funcionalidade. Linhas retas, contornos fortes e formas arquitetônicas desempenham um papel importante e se misturam entre os materiais e texturas usados.

Os detalhes decorativos desnecessários não têm muito a ver com o estilo nórdico, pois tem um toque tipicamente minimalista. Mas os toques finais são introduzidos por meio de cerâmicas, almofadas de tecido e texturas grossas.

Tradicionalmente, o piso de uma casa escandinava é feito de madeira e eles costumam respeitar sua cor natural ou pintá-la de branco. Isso ajuda a expandir o espaço e convidar mais luz a entrar.

Os quartos decorados em estilo nórdico são serenos, elegantes, simples … Espaços muito especiais que partilham alguns tons interessantes, entre os quais se destacam a limpeza visual e a simplicidade das formas, cores e decorações.

Pode haver outras tendências que também estão em alta, mas os interiores decorados nesse estilo, estão na ordem do dia hoje.

Um tapete de pele, ao pé da cama não só decora, mas torna mais agradável acordar todas as manhãs. Embora os tapetes de pelo natural podem ser muito bonitos, fica muito melhor em animais vivos e felizes, por isso opte por pelo falso, que é muito variado e espetacular.

Você já conhece a Decoração Nórdica?

Nosso assunto hoje será: decoração nórdica ou escandinava. Vamos mostrar como você pode deixar essa tendência entrar na sua casa!

Esse estilo teve origem nos países do norte Europa, especialmente na Finlândia, Dinamarca, Suécia e Noruega. Os moradores destas regiões estão entre os mais felizes do mundo, como diz o último Relatório Mundial da Felicidade da ONU (Organização das Nações Unidas). A harmonia da decoração tem sim o poder de mudar o humor das pessoas.

Para entender melhor, primeiro vamos explicar o conceito Hygge, que eles prezam muito por lá e como isso transparece na decoração da Nórdica.

Continue a leitura, vamos dar as muitas dicas para te deixar por dentro deste estilo. Claro, que Starlumen você encontrará muitas opções para deixar sua casa com uma personalidade escandinava.

Hygge – O quê?

A palavra Hygge, é uma palavra dinamarquesa, sem tradução literal, mas que faz referência a algo aconchegante e acolhedor. Sim, é isso que a população desses países tanto prezam.

Por serem países com frio intenso, seus moradores adoram passar momentos juntos com a família e os amigos em suas casas. Algo que eles gostam muito de fazer, é deixar uma tecnologia de lado, para aproveitar ao máximo a companhia das pessoas queridas.

Pensando neste conceito, eles adoram decorar a casa de forma acolhedora, para receber as pessoas de forma confortável. Para eles tudo influencia, desde a escolha dos móveis até as cores das paredes dos cômodos.

Decoração escandinava, na versão brasileira

Como já foi dito acima, por terem longos períodos gelados durante o ano, eles prezam por ter uma casa confortável, e é evidente que isso se refletiria na decoração.

Eles gostam de usar muitos itens naturais, como madeira, couro e mantas de algodão. Tudo isso traz a sensação de aconchego e simplicidade algo muito admirado nesta região do mundo. Ou seja, é o Hygge, que acabamos de falar!

Abaixo, você verá muitas dicas para você adaptar essas ideias para a nossa cultura e clima e deixar sua casa muito acolhedora.

Iluminação

Os escandinavos apreciam na decoração tudo que remeta a natureza, mas sem deixar o aspecto moderno de lado. Os itens de iluminação com detalhes em madeira, couro ou até concreto são muito bem vindos, se tornando itens essenciais em suas casas.

Eles amam a luz natural, e nós também! Então deixe-a entrar em sua casa! Para dar uma forcinha e um charme a mais, invista em iluminação direta, com abajures, lustres e pendentes, de preferência com a cor de luz branco quente. Com esta combinação, você deixará o seu ambiente com aspecto bem mais aconchegante, em qualquer época do ano.

Móveis

Os móveis do estilo nórdico, geralmente são mais naturais e simples, misturando a leveza do rústico, com a intensidade do moderno, deixando dessa forma o lugar muito mais acolhedor.

O mobiliário de madeiras claras ou até mesmo pintados de brancos são essenciais para essa decoração. Mas, se você pensa que eles gostam só de cores clarinhas, está equivocado, móveis com pintura escura são bem vindos quando usados com equilíbrio. As cores fortes aparecem nos detalhes, como em almofadas, luminárias, pendentes, quadros, etc.

Para a decoração ficar completa não se pode esquecer algumas coisinhas que darão um charme especial. Como os espelhos com alça de couro e quadros com moldura de madeira, bem delicado, de preferência!

Mantas e colchas

Já que estamos falando tanto de aconchego, os objetos que não podem faltar na sua decoração são as mantas e as colchas. Elas podem ser feitas de vários tipos de materiais. Os lugares ideais para esses itens serem colocados, são em cestos próximos a sua cama ou seu sofá, ao alcance das mãos.

Outra opção muito charmosa e quentinha, são os edredons, com vários tipos de modelos, tamanhos e estampas, eles ficam lindos também e não dão alergias.

Esses itens não precisam ser usados ​​apenas para cobrir e aquecer, mas ficam lindos em cima de poltronas e sofás, decorando-os e também protegendo a poeira.

Troque a lareira por velas

Como nós vivemos em um país tropical, mesmo no inverno, em algumas regiões, a temperatura não cai tanto. Então fica inviável fazer uma lareira e deixar sem uso na sua casa. A nossa sugestão dessa vez, é você pode usar velas decorativas no lugar da lareira.

Elas costumam ter cheiros deliciosos, aromatizando o ambiente, isso deixa-o ainda mais aconchegante. Basta acender algumas para iluminar e deixar sua sala ou quarto com aquela luz amarelada deliciosa.

Cores mais usadas

Os ambientes das casas escandinavas são compostos por cores fechadas e discretas, sempre visando valorizar a luz natural vinda de fora. A paleta de cores mais tradicional deles é formada por: branco, carvão, marrom, bege e verde.

Outras cores que são muito bem vindas na decoração nórdica são os tons pastéis, como: azul, rosa, verde e amarelo. No blog Dicas de Mulher, você encontra um monte de dicas legais sobre como usar essas cores na sua casa.

Além dessas cores que já falamos, eles adoram usar cores fortes nos detalhes da decoração, trazendo para o ambiente algo mais vivo, aumentando a sensação de acolhimento na sua casa.

Acabamentos diferenciados

O estilo nórdico também está nos acabamentos das casas. Os revestimentos, pisos e azulejos que mais combinam, são os clarinhos e minimalista, com alguns detalhes e madeira.

Neste caso, você terá muitas opções, analise bem o que vai usar na sua casa para não deixar o ambiente pesado, ou sem vida.

Outra coisa bem legal da decoração escandinava, é a possibilidade de misturas. Como, por exemplo: o metal da luminária de mesa com a madeira rústica da escrivaninha. Isso fica super charmoso e alinha a modernidade e simplicidade de forma harmoniosa.

Paixão por decorar

Nós da Starlumen, temos duas paixões que adoramos compartilhar com vocês em nosso blog: a iluminação e a decoração! São tantos estilos diferentes, que temos certeza que algum ficará lindo na sua casa.

No nosso Pinterest , você também pode conferir um infográfico sobre uma decoração nórdica, com muitas idéias legais. Além disso, você encontra muitas outras informações e dicas.

E, se você tiver mais alguma dica sobre decoração escandinava, diga pra gente aqui nos comentários. Vamos adorar descobrir!

Sobre um Starlumen

Não deixe de conhecer nossa loja online, temos as mais variadas opções para toda a parte de iluminação da sua casa. Acesse:

Leave a Comment